Page 34 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1976
P. 34

A  importância  do  bloqueio  pode  ser                                                                                        dados  obtidos  pela  New  York  Tele-                                                                                               SUBPRODUTOS



       bem  visualizada  na  Tabela  IV,  com                                                                                         phone  CO  —  EUA.



                                                                                                                                                                                                                                                                           Relativamente  a  cada  subproduto,



                                                                                                                                                                                                                                                                          faremos  uma  descrição  e  procura­

                                                                                                                      Tabela III
                                                                                                                                                                                                                                                                           remos  caracterizar  sua  importância



                                                                                                                                                                                                                                                                          para  o  SNT.




                                                C ondição da R ota                                                                                                                    Perda em  C ham ada

                                                                                                                                                                                                                                                                          Efetividade dos equipamentos


                     1.  T o d o s os circuitos eficientes                                                                                                                                              1         %


                    2.  U m  circuito defeituoso bloqueado                                                                                                                                               1,9  %
                                                                                                                                                                                                                                                                         A cada quinze minutos, ou outro inter­
                    3.  U m  circuito defeituoso em  tráfeg o                                                                                                                                        2 9          %

                                                                                                                                                                                                                                                                         valo  múltiplo  de  5  minutos  progra­


                                                                                                                                                                                                                                                                         mável,  o  SITASU  saberá  quais  uni­



                                                                                                                                                                                                                                                                         dades,  de  cada  estação,  foram  blo­



                                                                                                                                                                                                                                                                        queadas  no  último  intervalo  ou  per­

       Estado  de carga  do  sistema                                                                                                    Mudança  de  encaminhamento  de                                                                                                  maneceram  bloqueadas.  0   SITASU


                                                                                                                                        tráfego  (7)  (13)                                                                                                              poderá associar a cada  unidade a  hora



       Em  um  sistema  telefônico  existem
                                                                                                                                                                                                                                                                        e  data  de  bloqueio  e  hora  e  data  de

       várias  concentrações  do  tipo  descrito                                                                                        Se a sobrecarga é particular a uma rota                                                                                         volta  ao  serviço.  Considerando  que  o


       anteriormente.  Na  verdade  o  esta­                                                                                            e existem rotas alternativas disponíveis                                                                                        SITASU  sabe  quantas  unidades  exis­



       belecimento  de  uma  comunicação  é                                                                                             mas  não  em  uso,  estas  são  ativadas.                                                                                       tem  de  cadà  tipo,  poderá  calcular  a


       uma  seqüência  temporal  de  eventos,                                                                                           Em  caso  de  defeito  total  na  rota  so­                                                                                     efetividade de cada grupo de unidades,



       na  qual  cada  novo  evento  pode  su­                                                                                          brecarregada, esta é totalmente inibida                                                                                         usando,  por  exemplo,  a  fórmula  (14):


       ceder  o  anterior  por  simples  comu­                                                                                          e  as  alternativas  ativadas.



       tação  ou  sua  ocorrência  depender  da



       disponibilidade  de  equipamentos  de                                                                                            Se em  uma  localidade existem diferen­


       saída  de  uma  concentração.  Neste                                                                                             ças  entre  as  horas de  pico  de  tráfego,                                                                                                                                                                             x •  100



       caso  quando  o  tráfego  oferecido  ul­                                                                                         pode-se  tirar  partido  disto  criando  al­


       trapassar  um  limite  crítico,  começa  a                                                                                      ternativas  de  encaminhamento  segun­                                                                                          T0  —  tempo  total  de  observação



       formar-se  uma  fila  de  espera.  Quanto                                                                                        do  a  hora  do  dia.                                                                                                          T b  —  soma  dos  tempos  em  que  as


       mais o limite de tráfego é  ultrapassado                                                                                                                                                                                                                        unidades  estiveram  bloqueadas  (fora



       maior será  o  comprimento  da  fila.  Em                                                                                        Exemplo  4                                                                                                                    de  serviço).



       outras  palavras  os  tempos  médios  de                                                                                                                                                                                                                       n  —  quantidade de unidades  no  grupo
                                                                                                                                         %
       retenção  das  unidades  que  esperam                                                                                            A noite, no Rio, há tráfego alto na zona                                                                                      considerado.



       são  aumentados,  reduzindo-lhes  o                                                                                             sul  e  quase  nulo  no  centro.  Isto  pos­


       volume  de  chamadas  comutadas  por                                                                                            sibilita  criar  rotas  alternativas  para  a                                                                                  Esta é uma  informação importante não



       hora  (8)  (13).  Esta  degradação  de  ser­                                                                                    zona  sul,  via  centro,  à  noite.                                                                                            só para  a  gerência  operacional  do  Sis­


       viço  pode  atingir  níveis  quase  catas­                                                                                                                                                                                                                     tema  de  Telecomunicações,  mas  tam­



       tróficos.  Para  impedir a  ultrapassagem                                                                                       Otimização  das temporizações                                                                                                  bém  para  a  direção  da  empresa,  visto


       já  citada  torna-se  necessário  conhecer                                                                                                                                                                                                                     que  a  efetividade  é  um  indicador  de



       a carga de tráfego oferecida em tempo                                                                                           Experiências  realizadas  no  SNT  mos­                                                                                        rentabilidade dos investimentos.


       real,  para  através  de  indicadores                                                                                           traram  que  temporizações  curtas  ou



      adequados  realizar  as  ações  conve­                                                                                           elevadas  demais  geram  consideráveis                                                                                         Mantenabilidade das equipes


      nientes.                                                                                                                         prejuízos.  Seria  ideal  a  temporização



                                                                                                                                       otimizada  em  tempo  real.  0   SITASU                                                                                        E  claro  que  quanto  mais  rapidamente


      Em  uma  estação  local  a  sobrecarga                                                                                           dispõe  de  algoritimo  para  fazer  isto.                                                                                     uma  unidade  defeituosa  for  recupe­



      pode  ser  generalizada  ou  particular  a                                                                                                                                                                                                                      rada  e  posta  novamente  em  serviço, é


      uma  rota  de  saída.  Em  princípio  o                                                                                          Seqüôncias temporárias de eventos                                                                                              melhor.  Esta  maior  ou  menor  rapidez



      S/TASU poderá saber o estado de car­                                                                                                                                                                                                                            de  trabalho  dá  uma  idéia  de  eficiência



     ga  do  sistema  telefônico  a  cada  dois                                                                                        Vimos  que  as  causas  de  tráfego  es­                                                                                       da  união  dos  conjuntos  Sistema  de


     minutos.                                                                                                                          púrio  só  são  detetáveis  por  equipa­                                                                                        Manutenção e Sistema  de  Suprimento



                                                                                                                                       mento  de  aquisição  de  dados  fora  de                                                                                      de  Sobressalentes.  O indicador  univer­


     Inibição  de  sobrecarga  de                                                                                                     linha.  Além  disto existem  defeitos que                                                                                       salmente  consagrado  para  mante­



     tráfego  (7),  (13)                                                                                                              iludem  os  critérios  assumidos  pela                                                                                          nabilidade  é  o  MTTR  (Tempo  Médio



                                                                                                                                      supervisão  em  linha.  Para  cobrir  esta                                                                                       para  Reparo), que no nosso caso  pode


    Os indicadores citados no item anterior                                                                                           área  de  análise  o  SITASU  oferece                                                                                            ser  expresso  por:



    vão  mostrar  que  uma  sobrecarga  de                                                                                            facilidades  que  tornam  possível  a



     tráfego está em vias de acontecer. Se a                                                                                          aquisição  das  necessárias  seqüências                                                                                                                     M T T R   =


    sobrecarga  é  do  tipo  generalizado  o                                                                                          temporais  de  eventos,  cobrindo  os                                                                                                                                                           n  B



     SITASU será  provido,  inicialmente,  de                                                                                         seguintes campos de aplicação:                                                                                                        B  —  soma  dos  tempos  em  que  as



    comando  manual  para  inibição  global                                                                                           a)  Testes  de  qualidade  de  serviço                                                                                                lidades  estiveram  bloqueadas  (fora


    do tráfego  oferecido  a  central,  evitan­                                                                                       b)  Apoio  à  manutenção                                                                                                              3  serviço)



    do  a  ultrapassagem  indesejável.  Se  a                                                                                          c)  Pesquisas  de  espera                                                                                                                  —  quantidade  de  unidades  de  um



    sobrecarga  é  particular  a  uma  rota  e                                                                                        d)  Controle  de  confiabilidade  de  diag­                                                                                            11r\r\        n i i n       o c t i \ / ü r a m             h l n m i P ^ H a c


    não existem alternativas, um  comando                                                                                             nósticos



    semelhante  é  ativado,  provocando                                                                                               e) Avaliação de  capacidade  de tráfego                                                                                         As  informações  geradas  por  este  sub­



    efeito  similar.                                                                                                                  f)  Localização  de  falhas  de  projetos.                                                                                      produto  podem  realimentar a  gerência



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      ?
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39