Page 34 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1976
P. 34
A importância do bloqueio pode ser dados obtidos pela New York Tele- SUBPRODUTOS
bem visualizada na Tabela IV, com phone CO — EUA.
Relativamente a cada subproduto,
faremos uma descrição e procura
Tabela III
remos caracterizar sua importância
para o SNT.
C ondição da R ota Perda em C ham ada
Efetividade dos equipamentos
1. T o d o s os circuitos eficientes 1 %
2. U m circuito defeituoso bloqueado 1,9 %
A cada quinze minutos, ou outro inter
3. U m circuito defeituoso em tráfeg o 2 9 %
valo múltiplo de 5 minutos progra
mável, o SITASU saberá quais uni
dades, de cada estação, foram blo
queadas no último intervalo ou per
Estado de carga do sistema Mudança de encaminhamento de maneceram bloqueadas. 0 SITASU
tráfego (7) (13) poderá associar a cada unidade a hora
Em um sistema telefônico existem
e data de bloqueio e hora e data de
várias concentrações do tipo descrito Se a sobrecarga é particular a uma rota volta ao serviço. Considerando que o
anteriormente. Na verdade o esta e existem rotas alternativas disponíveis SITASU sabe quantas unidades exis
belecimento de uma comunicação é mas não em uso, estas são ativadas. tem de cadà tipo, poderá calcular a
uma seqüência temporal de eventos, Em caso de defeito total na rota so efetividade de cada grupo de unidades,
na qual cada novo evento pode su brecarregada, esta é totalmente inibida usando, por exemplo, a fórmula (14):
ceder o anterior por simples comu e as alternativas ativadas.
tação ou sua ocorrência depender da
disponibilidade de equipamentos de Se em uma localidade existem diferen
saída de uma concentração. Neste ças entre as horas de pico de tráfego, x • 100
caso quando o tráfego oferecido ul pode-se tirar partido disto criando al
trapassar um limite crítico, começa a ternativas de encaminhamento segun T0 — tempo total de observação
formar-se uma fila de espera. Quanto do a hora do dia. T b — soma dos tempos em que as
mais o limite de tráfego é ultrapassado unidades estiveram bloqueadas (fora
maior será o comprimento da fila. Em Exemplo 4 de serviço).
outras palavras os tempos médios de n — quantidade de unidades no grupo
%
retenção das unidades que esperam A noite, no Rio, há tráfego alto na zona considerado.
são aumentados, reduzindo-lhes o sul e quase nulo no centro. Isto pos
volume de chamadas comutadas por sibilita criar rotas alternativas para a Esta é uma informação importante não
hora (8) (13). Esta degradação de ser zona sul, via centro, à noite. só para a gerência operacional do Sis
viço pode atingir níveis quase catas tema de Telecomunicações, mas tam
tróficos. Para impedir a ultrapassagem Otimização das temporizações bém para a direção da empresa, visto
já citada torna-se necessário conhecer que a efetividade é um indicador de
a carga de tráfego oferecida em tempo Experiências realizadas no SNT mos rentabilidade dos investimentos.
real, para através de indicadores traram que temporizações curtas ou
adequados realizar as ações conve elevadas demais geram consideráveis Mantenabilidade das equipes
nientes. prejuízos. Seria ideal a temporização
otimizada em tempo real. 0 SITASU E claro que quanto mais rapidamente
Em uma estação local a sobrecarga dispõe de algoritimo para fazer isto. uma unidade defeituosa for recupe
pode ser generalizada ou particular a rada e posta novamente em serviço, é
uma rota de saída. Em princípio o Seqüôncias temporárias de eventos melhor. Esta maior ou menor rapidez
S/TASU poderá saber o estado de car de trabalho dá uma idéia de eficiência
ga do sistema telefônico a cada dois Vimos que as causas de tráfego es da união dos conjuntos Sistema de
minutos. púrio só são detetáveis por equipa Manutenção e Sistema de Suprimento
mento de aquisição de dados fora de de Sobressalentes. O indicador univer
Inibição de sobrecarga de linha. Além disto existem defeitos que salmente consagrado para mante
tráfego (7), (13) iludem os critérios assumidos pela nabilidade é o MTTR (Tempo Médio
supervisão em linha. Para cobrir esta para Reparo), que no nosso caso pode
Os indicadores citados no item anterior área de análise o SITASU oferece ser expresso por:
vão mostrar que uma sobrecarga de facilidades que tornam possível a
tráfego está em vias de acontecer. Se a aquisição das necessárias seqüências M T T R =
sobrecarga é do tipo generalizado o temporais de eventos, cobrindo os n B
SITASU será provido, inicialmente, de seguintes campos de aplicação: B — soma dos tempos em que as
comando manual para inibição global a) Testes de qualidade de serviço lidades estiveram bloqueadas (fora
do tráfego oferecido a central, evitan b) Apoio à manutenção 3 serviço)
do a ultrapassagem indesejável. Se a c) Pesquisas de espera — quantidade de unidades de um
sobrecarga é particular a uma rota e d) Controle de confiabilidade de diag 11r\r\ n i i n o c t i \ / ü r a m h l n m i P ^ H a c
não existem alternativas, um comando nósticos
semelhante é ativado, provocando e) Avaliação de capacidade de tráfego As informações geradas por este sub
efeito similar. f) Localização de falhas de projetos. produto podem realimentar a gerência
?