Page 41 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1975
P. 41

em  que  se  baseou  a  primeira                                                                                           intensiva  e  regular toda  a                                                                                             Ao  pessoal  intermediário



             etapa  da  campanha(*),                                                                                                     estrutura  da  empresa,  desde  as                                                                                        pediu-se  frases  explicando  o


              representativo  dos  defeitos  e                                                                                           funções  mais  humildes  às  de                                                                                           sentido  do  programa  e  de  como



              imperfeições.  Ele  corresponde  ao                                                                                        maior  responsabilidade,  no                                                                                              a  campanha  poderá  contribuir



              BIP,  norte-americano,  de  Built  in                                                                                      sentido  de  não  se  cometer  erros                                                                                      para  otimizar  o  seu  trabalho.  Aos


              Problems.                                                                                                                  que  possam  ser  evitados,                                                                                               operários,  finalmente,  pediu-se



                                                                                                                                         criou-se  um  eficiente  instrumento                                                                                      um  lema  para  o  programa  de


              O  programa  se  destacou  como                                                                                            capaz  de  reduzir  custos  de                                                                                            melhoria  de  qualidade.



              experiência  singular,  graças  às                                                                                         produção.  A  meta  do  programa  ó



              formas  pelas  quais  a  empresa                                                                                           maximizar  a  redução  do  índice                                                                                         Houve,  no  início,  certas  dúvidas


              procurou  motivar  os  operários.                                                                                          médio  de  rejeição.  Para                                                                                                quanto  à  aceitação  do  concurso.



              Após  o  impacto  inicial,  seguiu-se                                                                                      aquilatar  a  importância  desta                                                                                          Os  resultados,  entretanto,  podem



              outra  movimentada  etapa  da                                                                                               meta,  bastaria  citar  que  uma                                                                                         ser  considerados  muito  bons.



              campanha  incluindo  cartazes  com                                                                                         queda  de  1%  desse  índice


              mensagens  seqüenciais,  reuniões,                                                                                          representa  uma  economia  mensal                                                                                       Constatou-se  também  o



              palestras,  programas,  programas                                                                                          de  200  mil  cruzeiros.                                                                                                 surgimento  dos  primeiros


              especiais  de  treinamento,  artigos                                                                                                                                                                                                                resultados  palpáveis  da  campanha



              e  números  especiais  do                                                                                                  A  etapa  reconhecidamente  mais                                                                                         dentro  da  empresa.  O  índice  de



              house-organ,  concúrsos  entre  os                                                                                         difícil  da  campanha  tem  sido  a                                                                                      rejeição  de  peças  em  algumas


              operários  e  entre  as  seções  e                                                                                         sua  sustentação.  O  problema  é                                                                                        seções  reduziu-se  à  metade.



              departamentos  da  empresa,  uma                                                                                           particularmente  delicado,  porque                                                                                       Também  diminuíram  as  inevitáveis



              pesquisa  de  avaliação  de                                                                                                a  participação  espontânea                                                                                              desavenças  entre  os  setores  de


               resultados  conduzida  por                                                                                                e  consciente  dos  funcionários  é                                                                                      produção  e  de  vendas,  graças  à



              psicólogos,  distribuição  de                                                                                              indispensável  para  se  alcançar                                                                                        nova  mentalidade,  que  contribuiu


              prêmios, diplomas  e  a  criação                                                                                           o  objetivo  visado  —  diminuir  a                                                                                      inclusive,  para  melhorar  o  clima



              da  Galeria  dos  13  ZD  para  os                                                                                         incidência  do  erro.  Não  basta,                                                                                       de  trabalho.



              funcionários  que  mais  se                                                                                                apenas,  oferecer  prêmios  a  quem


              destacassem  na  implantação                                                                                               tiver  uma  participação  mais                                                                                           Uma  idéia  que  avança



              da  filosofia  ZD.                                                                                                         destacada na campanha.  É preciso


                                                                                                                                         manter  o  “fogo  sagrado” .                                                                                             O  sucesso  da  campanha



              Segundo  o  diretor-gerente  da                                                                                                                                                                                                                     ultrapassou  o  próprio  âmbito



              empresa,  sr.  Frederick  Gibbs,                                                                                           Para  isto,  procurou-se,                                                                                                da  indústria  onde  foi  lançada,


                                                                                                                                         inicialmente,  distribuir  a  todos  os                                                                                  quando  a  Associação  Brasileira



              “o  Zero  D ejeitos  tornou-se,  para                                                                                      funcionários  um  documento                                                                                              de  Controle  de  Qualidade  decidiu



              a  diretoria,  uma  atividade                                                                                              compromisso.  Sem  ser  ostensivo,                                                                                       adotar  o  programa  Zero  Defeitos



              permanente  tão  importante quanto                                                                                         pelo  menos  levava  praticamente                                                                                        e  dífundi-lo  por  todo  o  território



              o  controle  de  qualidade,  a                                                                                             todo  mundo a  ler um texto sobre                                                                                        nacional.  Durante  a  realização


             contabilidade  de  custos,  a  linha  de                                                                                    o  problema  do  padrão  de                                                                                              do  I  Encontro  Latino-Americano



             produção ou as relações públicas  e as                                                                                      qualidade.                                                                                                               de  Relações  Públicas  de



             vendas”.


                                                                                                                                        O  passo  seguinte  foi  instituir                                                                                         (*)           T anto  o   elem ento  gráfico  da  cam pa­



             Os  resultados  da  campanha  não                                                                                          um  concurso  para difundir a                                                                                             nha,  o  "grilo”,  co m o   todos  os  cartazes  e

                                                                                                                                                                                                                                                                  peças  prom ocionais,  fo ra m   produzidos  pela
             se  refletiam  somente  na  queda                                                                                          idéia do Zero  Defeitos.  Os

                                                                                                                                                                                                                                                                  A C l  —  Assessoria  d e  C om unicação  In te­
              acentuada dos  índices de rejeição.                                                                                       gerentes  apresentaram  uma                                                                                               grada  Ltda.,  que  coordenou  todo  o   desen­



             Ao  conscientizar  de  forma                                                                                               monografia  sobre  Zero  Defeitos.                                                                                        volvim ento  da  cam panha.
   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46