Page 41 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1975
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em que se baseou a primeira intensiva e regular toda a Ao pessoal intermediário
etapa da campanha(*), estrutura da empresa, desde as pediu-se frases explicando o
representativo dos defeitos e funções mais humildes às de sentido do programa e de como
imperfeições. Ele corresponde ao maior responsabilidade, no a campanha poderá contribuir
BIP, norte-americano, de Built in sentido de não se cometer erros para otimizar o seu trabalho. Aos
Problems. que possam ser evitados, operários, finalmente, pediu-se
criou-se um eficiente instrumento um lema para o programa de
O programa se destacou como capaz de reduzir custos de melhoria de qualidade.
experiência singular, graças às produção. A meta do programa ó
formas pelas quais a empresa maximizar a redução do índice Houve, no início, certas dúvidas
procurou motivar os operários. médio de rejeição. Para quanto à aceitação do concurso.
Após o impacto inicial, seguiu-se aquilatar a importância desta Os resultados, entretanto, podem
outra movimentada etapa da meta, bastaria citar que uma ser considerados muito bons.
campanha incluindo cartazes com queda de 1% desse índice
mensagens seqüenciais, reuniões, representa uma economia mensal Constatou-se também o
palestras, programas, programas de 200 mil cruzeiros. surgimento dos primeiros
especiais de treinamento, artigos resultados palpáveis da campanha
e números especiais do A etapa reconhecidamente mais dentro da empresa. O índice de
house-organ, concúrsos entre os difícil da campanha tem sido a rejeição de peças em algumas
operários e entre as seções e sua sustentação. O problema é seções reduziu-se à metade.
departamentos da empresa, uma particularmente delicado, porque Também diminuíram as inevitáveis
pesquisa de avaliação de a participação espontânea desavenças entre os setores de
resultados conduzida por e consciente dos funcionários é produção e de vendas, graças à
psicólogos, distribuição de indispensável para se alcançar nova mentalidade, que contribuiu
prêmios, diplomas e a criação o objetivo visado — diminuir a inclusive, para melhorar o clima
da Galeria dos 13 ZD para os incidência do erro. Não basta, de trabalho.
funcionários que mais se apenas, oferecer prêmios a quem
destacassem na implantação tiver uma participação mais Uma idéia que avança
da filosofia ZD. destacada na campanha. É preciso
manter o “fogo sagrado” . O sucesso da campanha
Segundo o diretor-gerente da ultrapassou o próprio âmbito
empresa, sr. Frederick Gibbs, Para isto, procurou-se, da indústria onde foi lançada,
inicialmente, distribuir a todos os quando a Associação Brasileira
“o Zero D ejeitos tornou-se, para funcionários um documento de Controle de Qualidade decidiu
a diretoria, uma atividade compromisso. Sem ser ostensivo, adotar o programa Zero Defeitos
permanente tão importante quanto pelo menos levava praticamente e dífundi-lo por todo o território
o controle de qualidade, a todo mundo a ler um texto sobre nacional. Durante a realização
contabilidade de custos, a linha de o problema do padrão de do I Encontro Latino-Americano
produção ou as relações públicas e as qualidade. de Relações Públicas de
vendas”.
O passo seguinte foi instituir (*) T anto o elem ento gráfico da cam pa
Os resultados da campanha não um concurso para difundir a nha, o "grilo”, co m o todos os cartazes e
peças prom ocionais, fo ra m produzidos pela
se refletiam somente na queda idéia do Zero Defeitos. Os
A C l — Assessoria d e C om unicação In te
acentuada dos índices de rejeição. gerentes apresentaram uma grada Ltda., que coordenou todo o desen
Ao conscientizar de forma monografia sobre Zero Defeitos. volvim ento da cam panha.