Page 42 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1975
P. 42

OT


                                                                                                                                                           APROXIMA O MUNDO




























































                                                                                                                                                              QUANDO FUNCIONA!



















              Telecomunicações,  realizado  em                                                                                           “não  há  dúvidas  de  que  uma                                                                                                            empresa,  mostrando  a



               março  deste  ano,  os                                                                                                   campanha  tipo  Zero  Defeitos  é                                                                                                           necessidade  de  reduzir o número


               representantes  da  Standard                                                                                             extremamente  oportuna  numa  época                                                                                                         de  erros  cometidos;



              Eléctrica  abordaram  a  campanha                                                                                         em  que  os  empresários,  preocupados                                                                                          6.  estabelecer  métodos



              e,  como  resultado,  receberam                                                                                           com  eventuais  dificuldades  que                                                                                                           sistemáticos  para  reduzir a


              dezenas  de  solicitações  de                                                                                             venham  a  ocorrer  em  1975,                                                                                                              ocorrência  de  erros  através  de



              informações,  peças  e  dados  sobre                                                                                      preconizam  enfaticamente  a  adoção                                                                                                       reuniões  periódicas  em  todos



              a  sua  aplicação,  por  parte  de                                                                                        de  medidas  drásticas  para  os  custos                                                                                                   os  níveis;



              empresas  de  telecomunicação                                                                                             operacionais?\                                                                                                                  7.  criar  uma  auditoria  de  defeitos



              do  Brasil  e  de  países  da  América                                                                                                                                                                                                                               para  acompanhar


              Latina.                                                                                                                                                                                                                                                              sistematicamente  a  evolução
                                                                                                                                         As  etapas  da  qualidade
                                                                                                                                                                                                                                                                                   dos  níveis  de  qualidade;



                                                                                                                                                                                                                                                                        8.  instituir  uma  campanha  dentro

              Hoje  o  programa  é  adotado  por                                                                                        Segundo  a  ITT,  um  programa  de                                                                                                         da  empresa,  mostrando  que  é



              várias  empresas  no  Brasil  e,  como                                                                                     melhoria  de  qualidade  deve                                                                                                             mais  fácil  e  mais  barato  evitar



              resultado  da  repercussão  de                                                                                            obrigatoriamente  passar  por                                                                                                              um  erro  (Zero  Defeito)  do que


              muitos  artigos  e  reportagens                                                                                           14  etapas.  Embora  a  seqüência                                                                                                           corrigi-lo;



              publicados  pelas  revistas  técnicas                                                                                     possa  ser  alterada  em  função  das                                                                                           9.  treinar  os  supervisores  com



              do Rio e de São  Paulo, despertou                                                                                         características  da  empresa  e  a                                                                                                          vistas  ao  lançamento  da



              o  interesse  de  indústrias  não                                                                                         natureza  de  seus  produtos,                                                                                                               campanha  de  motivação  sobre



             diretamente  ligadas ao setor de                                                                                           a  experiência  aponta  as  seguintes                                                                                                       qualidade  dentro  da  companhia;


             telecomunicações,  como  a  Vulcan                                                                                        etapas,  que  terão  maior  ou                                                                                                 10.  programar  o  lançamento do dia



             Material  Plástico,  por  exemplo.                                                                                         menor  ênfase,  dependendo  da                                                                                                              Zero  Defeitos  quando,  em



                                                                                                                                       empresa:                                                                                                                                     cerimônia  pública,  a  direção  da



             Seus  acertos  foram  reconhecidos                                                                                         1.  fixar  o  programa  de  qualidade                                                                                                       empresa  assumirá  solenemente



             por  vários  setores  e  hoje  eles                                                                                                   como  um  compromisso  de  alta                                                                                                  o  compromisso  de  melhoria da



             não  se  limitam  somente  às                                                                                                         prioridade;                                                                                                                      qualidade;


            empresas.  Algumas  entidades  de                                                                                          2.  criar  um  GMQ  (Grupo  de                                                                                                 11.  estabelecer  as  metas  do



            ensino  já  se  interessam  pelo                                                                                                      Melhoria  de  Qualidade),  tendo                                                                                                   programa  Zero  Defeitos,  que



            estudo  e  o  desenvolvimento  da                                                                                                     como  responsável,  em  tempo                                                                                                      deve  ser  aceito  voluntariamente



            idéia.  A  Pontifícia  Universidade                                                                                                   integral,  um  funcionário  de                                                                                                     pelos  funcionários;



            Católica,  do  Rio  de  Janeiro,  por                                                                                                 confiança  da  administração                                                                                         12.  estabelecer  métodos  para  que  os



            exemplo,  no  seu  Instituto  de                                                                                                      da  empresa;                                                                                                                       funcionários  tenham  condições


            Administração  e  Gerência,  já                                                                                            3.  realizar  um  levantamento  dos                                                                                                           de  informar  os  supervisores



            inclui  palestras  sobre  Zero                                                                                                        níveis  de  qualidade  dentro                                                                                                      sobre  as  prováveis  causas  dos



            Defeitos  em  seu  curso  sobre                                                                                                       da  empresa,  conforme  critérios                                                                                                  erros;



            Controle  de  Qualidade;  e  a                                                                                                        estabelecidos  com  bastante                                                                                         13.  fixar  meios  de  recompensar,  se



           Associação  Universitária  Santa                                                                                                       clareza;                                                                                                                           possível,  por  distinções  que  não


            Úrsula  também  pretende                                                                                                   4.  definir  critérios  para  calcular                                                                                                        seja  dinheiro,  os  funcionários



            implantar  um  ciclo  de  palestras                                                                                                   os  custos  originados  por                                                                                                        que  mais  contribuíram  para



            referentes  ao  ZD.                                                                                                                   defeitos,  levando  em  conta  o                                                                                                   atingir  as  metas  de  qualidade


                                                                                                                                                  material  perdido,  horas-homens                                                                                                   pré-fixadas;



            Conforme  comentário  da  revista                                                                                                     na  produção,  inspeção,  testes  e                                                                                  14.  se  a  empresa  possui  associadas,



            Exame,  de  circulação  dirigida                                                                                                       assistência  técnica;                                                                                                              criar  um  conselho  de  qualidade


            para  empresários  e  técnicos  em                                                                                         5.  lançar  uma  campanha  geral  de                                                                                                           com  representantes  das  firmas



             administração,                                                                                                                       conscientização  dentro  da                                                                                                         do  grupo.




            40
   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47