Page 42 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1975
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APROXIMA O MUNDO
QUANDO FUNCIONA!
Telecomunicações, realizado em “não há dúvidas de que uma empresa, mostrando a
março deste ano, os campanha tipo Zero Defeitos é necessidade de reduzir o número
representantes da Standard extremamente oportuna numa época de erros cometidos;
Eléctrica abordaram a campanha em que os empresários, preocupados 6. estabelecer métodos
e, como resultado, receberam com eventuais dificuldades que sistemáticos para reduzir a
dezenas de solicitações de venham a ocorrer em 1975, ocorrência de erros através de
informações, peças e dados sobre preconizam enfaticamente a adoção reuniões periódicas em todos
a sua aplicação, por parte de de medidas drásticas para os custos os níveis;
empresas de telecomunicação operacionais?\ 7. criar uma auditoria de defeitos
do Brasil e de países da América para acompanhar
Latina. sistematicamente a evolução
As etapas da qualidade
dos níveis de qualidade;
8. instituir uma campanha dentro
Hoje o programa é adotado por Segundo a ITT, um programa de da empresa, mostrando que é
várias empresas no Brasil e, como melhoria de qualidade deve mais fácil e mais barato evitar
resultado da repercussão de obrigatoriamente passar por um erro (Zero Defeito) do que
muitos artigos e reportagens 14 etapas. Embora a seqüência corrigi-lo;
publicados pelas revistas técnicas possa ser alterada em função das 9. treinar os supervisores com
do Rio e de São Paulo, despertou características da empresa e a vistas ao lançamento da
o interesse de indústrias não natureza de seus produtos, campanha de motivação sobre
diretamente ligadas ao setor de a experiência aponta as seguintes qualidade dentro da companhia;
telecomunicações, como a Vulcan etapas, que terão maior ou 10. programar o lançamento do dia
Material Plástico, por exemplo. menor ênfase, dependendo da Zero Defeitos quando, em
empresa: cerimônia pública, a direção da
Seus acertos foram reconhecidos 1. fixar o programa de qualidade empresa assumirá solenemente
por vários setores e hoje eles como um compromisso de alta o compromisso de melhoria da
não se limitam somente às prioridade; qualidade;
empresas. Algumas entidades de 2. criar um GMQ (Grupo de 11. estabelecer as metas do
ensino já se interessam pelo Melhoria de Qualidade), tendo programa Zero Defeitos, que
estudo e o desenvolvimento da como responsável, em tempo deve ser aceito voluntariamente
idéia. A Pontifícia Universidade integral, um funcionário de pelos funcionários;
Católica, do Rio de Janeiro, por confiança da administração 12. estabelecer métodos para que os
exemplo, no seu Instituto de da empresa; funcionários tenham condições
Administração e Gerência, já 3. realizar um levantamento dos de informar os supervisores
inclui palestras sobre Zero níveis de qualidade dentro sobre as prováveis causas dos
Defeitos em seu curso sobre da empresa, conforme critérios erros;
Controle de Qualidade; e a estabelecidos com bastante 13. fixar meios de recompensar, se
Associação Universitária Santa clareza; possível, por distinções que não
Úrsula também pretende 4. definir critérios para calcular seja dinheiro, os funcionários
implantar um ciclo de palestras os custos originados por que mais contribuíram para
referentes ao ZD. defeitos, levando em conta o atingir as metas de qualidade
material perdido, horas-homens pré-fixadas;
Conforme comentário da revista na produção, inspeção, testes e 14. se a empresa possui associadas,
Exame, de circulação dirigida assistência técnica; criar um conselho de qualidade
para empresários e técnicos em 5. lançar uma campanha geral de com representantes das firmas
administração, conscientização dentro da do grupo.
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