Page 19 - Telebrasil - Maio/Junho 1971
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A  limitação  da  liberdade  de  ação  consiste  noutro  ponto
                               de  fundamental  importância.  Ao  invés  de  se  baixarem  nor­
                               mas  para  funcionamento  automático,  prefere-se  que  a  emprêsa
                               solicite  autorização  prévia  para  todos  os  passos  a  serem
                               dados.
                                   Assim,  se  uma  emprêsa  deseja  ampliar  suas  instalações  é
                                necessário  que  se  prepare  um  estudo  de  viabilidade  e  espere
                                alguns  meses  para  que  seja  aprovado  pelo  DENTEL.
                                   A  seguir  é  necessário  preparar  um  projeto  técnico  e  espe­
                                rar  pela  aprovação  por  mais  alguns  meses.
                                   Outro  problema  se  refere  a  reajuste  tarifário
                                   Todos  sabemos  que  a  correção  monetária  é  um  fato,
                               presente  em  todos  os  componentes  de  custo.
                                   Entretanto,  as  emprêsas  telefônicas  precisam  comprovar
                                que  estão  deficitárias,  preparar  um  processo  e  aguardar  mui­
                               tos  meses  para  obter  simples  correção  monetária  em  suas
                                tarifas,  com  tôdas  as  limitações  já  expostas,  ao  contrário  do
                                que  ocorre  com  as  tarifas  de  energia  elétrica.
                                   Todos  estes  entraves  nos  levam  à  conclusão  de  que  não
                                há  confiança  nos  empresários,  que  implantaram  centenas  de
                                centros  telefônicos  no  País.   Hoje,  alegam  que  eles  implan­
                                taram  sistemas  deficientes  que  não  são  compatíveis  com  os
                                padrões,  que  só  foram  estabelecidos  em  1966.
                                          “Um  êrro  é  um  êrro  ainda  que  todos  estejam  de
                                          acordo  com  êle”.  George  Bernard  Shaw.
                                   Agora  perguntamos:
                                1  —  A  redução  do  número  de  concessionárias  resolveria  o
                                    problema  da  deficiência  de  telefones,  tanto  das  grandes
                                    como  das  pequenas  localidades?
                                2  —  As  grandes  emprêsas,  que  resultariam  da  unificação,  te­
                                    riam  condições  de  resolver  os  problemas  técnicos  e  ad­
                                    ministrativos  espalhados  em  dezenas  de  emprêsas?  Não
                                    estariam  as  grandes  emprêsas  acumulando  mais  proble­
                                    mas  aos  seus,  ao  invés  de  solucioná-los?
                               3  —  As  grandes  emprêsas,  que  resultariam  da  unificação,  te­
                                    riam  condições  de  obter  recursos  para  investimento,  com
                                    as  normas  vigentes?
                               4  —  Não  seria  mais  prático  distribuir  a  responsabilidade,  pelo
                                    desenvolvimento  da  atividade,  a  centenas de  emprêsas  que
                                    desejam  desenvolver-se,  dando-lhes  os  meios  necessá­
                                    rios?
                                   Para  respondermos  a  estas  perguntas,  é  necessário  que
                                se  defina  o  objetivo  a  ser  alcançado,  e  os  meios  a  serem  em­
                                pregados.  Nós  entendemos  que:  —
                                OBJETIVO  —  Consiste  na  instalação  de  mais  telefones,  inclu­
                                           sive  suas  interligações,  tornando-o  um  elemento
                                           indispensável  às  atividades  econômicas  e  hu­
                                           manas.
                                MEIOS    —  Consiste  na  definição  sôbre  quem,  quando  e
                                           como  devemos  atingir  o  objetivo.
                                   Se  o  objetivo  fixado  é  de  tornar  o  serviço  telefônico  aces­
                                sível  a  tôdas  as  camadas  da  população,  precisamos  definir:
                                   Quem  deve  executar?
                                   Nós  entendemos  que  a  responsabilidade  pela  consecução
                                dêsse  objetivo  deve  ser  distribuída  a  tôdas  as  emprêsas  em
                                funcionamento  no  País.
                                   Quando?
                                   A execução deve ser iniciada quando o  Ministério das Comu­
                                nicações  tiver  baixado  normas  técnicas  padrões  para  fabrica­
                                ção  de  equipamentos  e  cabos,  para  instalação  de  rèdes,  para
                                qualidade  de  transmissão,  novas  normas  para  fixação  de  tari­
                                fas,  tramitação  de  processos  etc.
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