Page 18 - Telebrasil - Maio/Junho 1971
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“OS  MEDÍOCRES  LAMENTAM-SE  POR  CAUSA  DE
                                         SEUS  PROBLEMAS;  OS  TRIUNFADORES  SENTEM
                                         PRAZER  EM  DEFRONTAR-SE  COM  ÊLES”.
                                         E.  Szentpaly.

                                  Esta  é  a  razão  pela  qual  o  serviço  de  telefonia  chegou
                               ao  ponto  em  que  estamos  hoje.
                                  Por  causa  da  mediocridade  dos  administradores  públicos
                               do  passado,  os  problemas  que  envolviam  o  serviço  de  tele­
                               fonia  não  eram  resolvidos.  Mesmo  assim,  um  punhado  de  pa­
                               triotas  conseguiu  implantar  centenas  de  centros  telefônicos
                               no  País,  atendendo  as  necessidades  de  comunicação  que  eram
                               imprescindíveis  para  a  sua  comunidade.
                                  Quando  o  poder  público  teve  sua  atenção
                                                                       voltada  para
     como                      êste  serviço  vital,  resolvendo  o  problema  de  sua  integração  —
                               do  Amapá  a  Rio  Grande  do  Sul  e  do  Amazonas  e  Pernambuco
                               —  através  do  Sistema  Nacional  de  Telecomunicações  da  Em-
     conseguir                 bratel,  esta  emprêsa  começou  a  sentir  consequente  acerto  de
                               contas  —  tráfego  mútuo.
                                  Assim,  teve  início  a  idéia  de  se  reduzir  o  número  de  em-
                               prêsas  concessionárias  de  serviço  telefônico,  a  fim  de  ser
     que                       atingida  a  integração  técnica  e  administrativa  para  o  setor.
                                  Acontece,  porém,  que  a  coragem  para  resolver  um  pro­
                               blema  deve  estar  aliada  à  capacidade  de  se  localizar  o  foco
                               do  problema.   Fugindo  do  problema  (foco)  não  conseguimos
     o  telefone               fazer  com  que  êle  desapareça.
                                  O     foco  do  problema  do  serviço  telefônico,  no  Brasil,  con­
                               siste  na  falta  de  recursos  financeiros  para  investimento.
                                  Por  que  esta  atividade  não  atrái  a  atenção  dos  investi­
     se                        dores?
                                  Porque  ainda  estamos  condicionados  a  uma  série  de  pre­
                               conceitos  que  manietam  os  serviços  públicos,  ou  sejam:  limi­
     tronsform e               tação  de  tarifas  e  de  lucros,  limitação  de  liberdade  de  ação,
                               não  se  pode  confiar  nos  empresários  etc.
                                  A  limitação  de  tarifas  e  de  lucros,  aparentemente,  seria
                               redundância,  porém  na  prática  apresenta  detalhes  de  funda­
     num                       mental  importância.
                               1  —  Pelo  estabelecimento  de  taxas  de  depreciação  irrisórias,
                                   bem  abaixo  dos  limites  aceitos  pela  legislação  do  imposto
                                   de  renda,  incompatíveis  com  as  necessidades  de  um  País
     verdudeiro                    carente  de  investimentos;
                               2  —  Pela  glosa  de  despesas  operacionais  aceitas  pela  legis­
                                   lação  do  imposto  de  renda,  inclusive  com  um  exemplo
                                   evidente  de  contradição  de  politica  governamental:  —
     seruico                       enquanto  o  governo  federal  baixa  decreto  para  as  em-
               m                   prêsas  ampliarem  a  faixa  de  assistência  social  aos  seus
                                   empregados,  o  DENTEL  não  admite  despesas  desta  na­
                                   tureza;
                               3  —  Pela  omissão,  na  tarifa,  da  quota  para  "melhoramento  e
                                   expansão  dos  serviços” ,  conforme  determina  o  Código
                                   Brasileiro  de  Telecomunicações  e  a  própria  Constituição
                                   Federal.
                                  A  LIMITAÇÃO  DE  LUCROS  em  12%  a.  a.  funciona  como
                               0  maior  dos  entraves  à  captação  de  recursos  no  mercado  de
                               capitais,  pois:  —
                               1  —  Apesar  do  colossal  desenvolvimento  do  mercado  de  ações,
                                   nem  os  investidores  particulares  e  nem  os  fundos  de
                                   investimento  se  dispõem  a  comprar  ações  de  empresas
                                   telefônicas.  Êste  é  o  melhor  indício  do  comportamento  do
                                   mercado  em  relação  ao  setor.
     Dr.  Mituo                2  —  Se  as  emprèsas  telefônicas  se  dispuserem  a  conseguir
                                   financiamento  para  sua  expansão,  os  juros  do  financia­
                               mento  não  serão  aceitos  como  operacionais  e,  portanto,
             Teramae           serão  deduzidos  dos  lucros  já  limitados.
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