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contratados (item 3.2); tendo antes, de contratos, no que respeita a con Cronograma de Investimento, etc...
tecido alguns comentários sobre seus tratos de compra e venda de bens e/ou Para efeito de posicionarmos o pro
fatores determinantes (item 3.1): Lista prestação de serviços, tratam com blema que pretendemos analisar,
de Preços Unitários, Condições de Pa problemas relacionados a Listas de representamos, de forma esquemática,
gamento e Quantidades dos Compo Preços Unitários, Condições de Pa as relações entre estas variáveis,
nentes. A seguir, apresentamos, como gamento, Condições de Recebimento parâmetros e condições. Estas rela
casos particulares do modelo desen de Bens e/ou Serviços, Taxas de Im ções estão indicadas, na sua forma
volvido, os Métodos das Anuidades postos, Cronogramas de Desembolso, mais geral, na Figura 1.
(item 3.3), do Valor Atual (3.4) e do
Valor Contra-Entrega (item 3.5), par
ticularizando, para cada um deles, o ro
teiro desenvolvido anteriormente. Ana
lisamos, principalmente, o compor
tamento do preço total pago pelo bem,
em função do respectivo prazo de en
trega. Apresentamos, também, os
principais aspectos negativos e po
sitivos de cada método analisado.
Finalmente, no item 3.6, concluímos
que, se considerarmos que o produto
final de todo o processo produtivo do
Setor das Telecomunicações é
"oferecer mais e melhores serviços aos
usuários do Sistema Nacional de
Telecomunicações a menores custos",
o Método do Valor Contra-Entrega
deve ser considerado como uma alter
nativa válida, quando do estabeleci
mento dos preços contratados/inten-
cionados. Comentamos, ainda, que os
resultados a serem obtidos, em con-
seqüência da aplicação deste método,
podem repercurtir, de forma positiva,
na produtividade global de todo o
processo produtivo.
Tendo ainda em mente o aspecto tam
bém didático deste trabalho, anali
samos, detalhadamente, alguns casos
hipotéticos, orientados para o Setor
das Telecomunicações (item 4). Num
deles, inferimos que a economia que
seria feita pela aplicação do Método do
Valor Contra-Entrega, na compra de 5
milhões de terminais, daria para pagar
outros 120.000, o que, de modo fi
gurativo, significa a totalidade de ter
minais telefônicos instalados nas De modo mais detalhado, no modelo PB * Preço Básico — soma de todos
Regiões Norte e Centro Oeste so da Figura 2, estão as relações eco os preços básicos dos componentes;
mados ou, aproximadamente, 80% nômicas, e, no da Figura 3, as finan
dos instalados na Região Nordeste. ceiras. As convenções neles adotadas T1 s Função que transforma o Preço
significam: Básico, no cronograma de recebimen
Gostaríamos de ressaltar que este tra
to de bens e/ou serviços correspon
balho somente pôde ser escrito devido LPU a (PUj) a Lista de Preços Uni
dentes — CI1 (t), dadas as condições
à oportunidade rara que tivemos de, tários — conjunto dos preços unitários
de recebimento;
diuturnamente, participar de estudos, (PU), de cada um dos componentes (i)
análises, debates e negociações, em cotados, pelo fornecedor; não incluem CI1 (t) s Cronograma de recebimento
conjunto com companheiros da Com ICM, IPI, ISS; de bens e/ou serviços. E um vetor,
panhia Telefônica Brasileira — CTB e cujas componentes são os valores dos
{Qj} s Quantidades — conjunto das
da Empresa Brasileira de Telecomuni bens e/ou serviços, a serem recebidos
quantidades (Q), de cada um dos com
cações — EMBRATEL. A estes com em determinado período de tempo;
ponentes (i), a serem adquiridos pelo
panheiros, muito devemos.
comprador;
CI2 (t) s Cronograma de reajustes. E
2 — Posicionamento do Problema {PBj} s Preços Básicos dos Com um vetor, cujas componentes são os
ponentes — conjunto dos preços valores dos reajustes a serem co
Podemos dizer que os analistas básicos de cada um dos componentes; brados, pelo fornecedor, em deter
econômico financeiros e negociadores è calculado p o r: PBj = PUj * Qj; minado período de tempo;