Page 10947 - Revista Telebrasil
P. 10947

i n f o r m e   e c o n ô m i c o






















                                                                                                                                  C o n t r a t a ç õ e s   p e l o   M é t o d o






                                                                                                                                  d o   V a l o r   C o n t r a - E n t r e g a


























                                                                                                                                   CESAR RÔ M ULO  SILVEIRA


                                                                                                                                   NETTO








                                                                                                                                   Assistente  Executivo  do  Diretor  Finan­


                                                                                                                                   ceiro da Embratel.



























           ÍN D IC E                                                                                                                                                                                                                                         seqüència                          deste                 estudo,                      adotado


                                                                                                                                                                                                                                                             como                   uma                alternativa                         válida                  no



           1  —  Introdução                                                                                                                                                                                                                                  processo  de  tomada  de  decisões


                                                                                                                                                                                                                                                             económico-financeiras,  principalmente



           2  —  Posicionam ento  do  Problem a                                                                                                                                                                                                              no que tange a  contratos/cartas  de  in­



                                                                                                                                                                                                                                                             tenção.


            3  —  M étodo  do  Valor  Contra-Entrega
                                                                                                                                                                                                                                                             Como  segundo  objetivo,  temos  a  in­



            3.1  —  Cronbgram as  de  Pagamentos:  Determ inantes                                                                                                                                                                                            tenção  de  colaborar  na  difusão  de  ex­



                                                                                                                                                                                                                                                             periências  pertinentes  à  análise
            3.1.1  —  Lista  de  Preços  Unitários
                                                                                                                                                                                                                                                             económico-financeira.  Desta  forma,
            3.1.2  —  Condições  de  Pagamento

                                                                                                                                                                                                                                                             esperam os  c o n trib u ir,  ainda  que
            3.1.3  —  Quantidades  de  Componentes
                                                                                                                                                                                                                                                             modestamente,  com  todos  aqueles


            3.2  —  M odelo  Geral  de  Transform ação                                                                                                                                                                                                       que  se  dedicam  à  formação  e  desen­



            3.3  —  A lternativa  1:  M étodo  das  Anuidades                                                                                                                                                                                                volvimento  de  recursos  humanos  para


            3.4  —  A lternativa  2:  M étodo  do  Valor  Atual                                                                                                                                                                                              o  setor.  Procuramos,  em  conseqüên-



            3.5  —  A lternativa  3:  M étodo  do  Valor  Contra-Entrega                                                                                                                                                                                     cia, ser o mais didático  possível  o  que,



            3.6  —  Conclusões                                                                                                                                                                                                                               evidentemente,  provocou  uma  certa



                                                                                                                                                                                                                                                             redundância  na  apresentação  de  pon­


             4  —  Estudo  de  Casos                                                                                                                                                                                                                         tos  que  consideramos  relevantes.




            4 .1  _   Caso  1:  Com pra  de  um a  Central  Telefônica                                                                                                                                                                                       Tendo  em                               vista  esses  objetivos,



            4.2  —  Caso  2:  Com pra  de  cinco  Centrais  Telefônicas                                                                                                                                                                                      procuramos:





                                                                                                                                                                                                                                                              1?)  Apresentar,  não  tão  somente  o



                                                                                                                                                                                                                                                              Método  do  Valor  Contra-Entrega  em


             1  —  Introdução                                                                                                          mas também  os  respectivos  prazos de                                                                                si,  mas  também,  implicitamente,  um


                                                                                                                                       entrega,  o  que,  a  nosso  ver,  è  de  ex­                                                                          "m odo  de  pensar"  a  ser  utilizado  na

              Neste  trabalho,  temos,  como  objetivo
                                                                                                                                       trema  relevância  para  todos  aqueles                                                                               solução  de  problemas  análogos;
              primeiro,  apresentar  um  método,  dis­
                                                                                                                                      que  têm  responsabilidades  no  pla­

              tinto dos usualmente adotados,  para  o                                                                                                                                                                                                        2?)  Usar,  sempre  que  possível,  mo­
                                                                                                                                       nejamento  e  na  implantação  de  vul­
              estabelecimento  dos  cronogramas  de                                                                                                                                                                                                           delos,  inclusive  os  analíticos.

                                                                                                                                      tosos  planos  de  investimento  (como  ê
              pagamento referentes a  bens e/ou  ser­
                                                                                                                                       o caso dos que trabalham no  Setor das                                                                                 Em  conseqüência  destas  premissas,

              viços  contratados/intencionados:  é  o
                                                                                                                                      Telecomunicações). E, a nosso ver, um                                                                                   procuram os  localizar,  de n tro   da
              Método  do  Valor  Contra-Entrega.  Tal
                                                                                                                                      assunto  que  deve  ser  estudado  cri­                                                                                 problemática  mais  ampla  referente  a

              método  leva  em  consideração  não  só
                                                                                                                                      teriosamente  pelos  analistas  econó­                                                                                  aspectos  económico-financeiros  re­

              os  preços  e  condições  de  pagamento
                                                                                                                                       mico-financeiros,  principalmente  os                                                                                  lativos a  contratos/cartas  de  intenção,
              do  objeto  contratado/intencionado,
                                                                                                                                      voltados à análise de propostas comer­                                                                                  o  setor onde  o  Método  do  Valor  Con­



                                                                                                                                       ciais,  pois, como sabemos,  esta  é  uma                                                                              tra-Entrega  é  aplicável  (item  2).  Em



              N.R.  —  Este trabalho foi apresentado  no "1?  Seminário                                                               área  onde  pequenas  falhas  decisórias                                                                                seguida,  desenvolvemos  na  sua  forma

               Interno"  da  área  Econômico-Financeira  da  Embratel,

               realizado em novembro de 1975, e que será apresentado                                                                  podem  acarretar  muitos  e  duradouros                                                                                 mais  geral,  um  roteiro  para  o  estabe­

               em  Telebrasil (edições jan.  —  fev. e mar.  —  abr./77), em                                                           prejuízos  às  partes envolvidas  no  con­                                                                             lecimento  de  cronogramas  de  paga­

               duas partes: a primeira, que abrange os itens  1 ,2  e 3 do

               índice anexo, e  a  segunda,  o  item  4  do  mesmo  índice.                                                           trato.  0   método  poderia  ser,  em  con-                                                                              mentos referentes a bens e/ou serviços
   10942   10943   10944   10945   10946   10947   10948   10949   10950   10951   10952