Page 10827 - Revista Telebrasil
P. 10827
forma como padronizada talvez temporal n.° 4 ESS de Chicago e a Para ligações efetuadas dentro de
nunca venha a ser usada; no entan central de trânsito 4 A eletromecà- uma única região, tem-se, por
to, sinalizações por canal comum nica, equipada com tradutores ele exemplo, o arranjo da figura 6, em
com características filosóficas si trônicos, de Madison. que a sinalização será encaminha
milares, mais simples e levando da normalmente, através de 2 enla
em consideração as característi A estrutura utilizada na rede de si ces A, enquanto o circuito de voz
cas próprias das redes nacionais, nalização CCIS é do tipo não asso seguirá o encaminhamento normal
vêm sendo usadas largamente. ciada. Como a rede interurbana cuja rota final passa através do
nos Estados Unidos está dividida centro de classe I da região.
em 10 regiões, em cada uma des
Como exemplo podem ser citados
os sistemas de sinalização por ca sas 10 regiões serão instalados
nal comum usados: dois pontos de transferência de si
nalização (PTS). A utilização de
PTS duplicados em cada região se
• No Japão, entre centrais de trân faz necessária por questões de
sito D-10[4]. confiabilidade. A figura 5 mostra
esquematicamente duas regiões,
• Nos Estados Unidos, entre cen cada uma com dois PTS. As cen
trais de trânsito n.° 4 ESS e n.° 4 trais de trânsito providas com si
Crossbar[5].
M nalização por canal comum são li
gadas (enlaces tipo A) aos dois
Com respeito aos Estados Unidos PTS da região. Cada PTS é ligado a
é interessante mencionar alguns todos os PTS das outras regiões
dados. O Bell System desenvolveu (enlaces tipo B) e também ligado
um sistema de sinalização por ca ao outro PTS da própria região (en
nal comum denominado CCIS lace tipo C). Deste modo existe
(Common Channel Inter-Office Sig- uma redundância total, pois uma
nalling) baseado no sistema CCITT falha em qualquer enlace A ou tipo
n.° 6, a menos de variações no for B não afeta o funcionamento do Fig. 6
mato das mensagens. O novo sis sistema, sendo a sinalização enca Para ligações efetuadas entre re
tema de sinalização foi introduzido minhada através de um enlace tipo giões distintas, tem-se, por exem
em 1976 entre a central de trânsito C. plo, o arranjo da figura 7.
Fig. 5 Fig. 7
A sinalização será encaminhada tem é de ir até as centrais locais ximizar a porcentagem de chama
normalmente através de um enla CPA. A política para atingir tal ob das totalmente controladas pela
ce A, um enlace B, e um enlace A, jetivo é justamente a instalação de rede CPA, isto é, que são origina
enquanto o circuito de voz seguirá centrais de trânsito ou a modifi das e terminadas em centrais lo
o encaminhamento normal, cuja cação das existentes de modo que cais CPA, passando somente por
rota final passa através dos cen cada área de numeração fechada centrais de trânsito CPA e usando
tros de classe 1 das duas regiões possua centrais de trânsito com si somente sinalização por canal co
envolvidas. Até 1980 o Bell System nalização por canal comum. A es mum.
espera que 30% do tráfego interur tas centrais de trânsito serão liga
bano utilize uma sinalização do ti das as centrais locais CPA exis Como a rede de canais comuns de
po CCIS. Mas a idéia do Bell Sys tentes ou a instalar de forma a ma sinalização do sistema CCIS será