Page 10747 - Revista Telebrasil
P. 10747
Assim é que todos os procedimen Outra medida de curto prazo seria 5.1. Projeto TRANSDATA
tos de planejamento e comerciali a oferta de Comunicação de Dados
zação que estão sendo desenvolvi interurbana ponto-a-nonto, em âm Os continuados contatos da Em*
dos se apoiam em conceitos de bito nacional, com o objetivo es bratel com seus usuários de ca
marketing e têm por objetivo a an pecífico de possibilitar a transmis nais de voz para Transmissão de
tecipação às necessidades dos são de dados com qualidade, con Dados, e as participações de seu
usuários e o fornecimento de so fiabilidade e tarifas adequadas pessoal em seminários, palestras
luções globais para os seus pro aos requisitos do mercado. e congressos sobre o assunto, dei
blemas de Comunicação de Da xaram patente que os usuários de
dos, o que significa dizer que a em Complementando, se fazia ne sejavam de imediato circuitos de
presa encara suas responsabilida cessária uma ação visando a au Comunicação de Dados ponto-a-
des como sendo prestar serviços e mentar a qualidade e a confiabili ponto com melhor qualidade e tari
não apenas fornecer meios de co dade das linhas privativas urbanas fas menos elevadas.
municação. utilizadas em Comunicação de Da
dos, principalmente nos grandes Dentro deste quadro, era ne
Em decorrência desta atitude,
torna-se necessário desenvolver centros urbanos. cessário dimensionar o número de
uma metodologia para levanta circuitos a serem implantados, co
mento da demanda potencial, e Em conseqüência, foram desenvol mo provê-los, e em que locais. De
segmentar o mercado de modo a vidos três projetos de curto prazo, veriam ser ainda considerados ou
tornar possível o planejamento e a visando oferecer serviços de Co tros parâmetros, tais como rapidez
oferta, a tempo, de uma linha diver municação de Dados: de implantação e adequação à
sificada de serviços em condições política de incentivo à indústria na
de satisfazer aos mais diversos re — Projeto TRANSDATA — com cional.
quisitos. Torna-se necessário, objetivo de oferecer serviços inte
também, criar toda uma organi rurbanos ponto-a*ponto e multi- O projeto foi, em conseqüência, di
zação de apoio ao usuário, integra ponto, com parâmetros de qualida vidido em grupos de atividades. O
da não só pelo pessoal de vendas de claramente definidos. primeiro deles era referente a le
mas também por grupos de espe vantamento de demanda. Este le
— Projeto DATALOC — com o ob
cialistas capazes de auxiliá-lo na jetivo de promover a Implantação vantamento foi executado através
identificação precisa do seu pro de serviços em âmbito local (urba de contatos diretos com 100 gran
blema, no levantamento dos dados des usuários de telecomuni
no e intra-estadual), com carac
e no projeto de solução adequada. terísticas bem definidas, segundo cações. Foram feitas entrevistas
Através desta organização se reali diretas, com o preenchimento de
parâmetros a serem estabeleci
zará, de fato, o objetivo de “retirar dos de comum acordo entre as em um questionário orientado para le
o problema da mão do cliente, pelo presas de telecomunicações e a vantamento de demanda a curto
oferecimento de soluções glo Telebrás. prazo.
bais”.
A análise dos questionários preen
Uma outra decorrência é a decisão — Projeto RT (Rede Telefônica) — chidos durante as entrevistas pos
de anunciar serviços assim que de com o objetivo de promover a sibilitou projetar a demanda para
finidos, em vez de aguardar a pos análise, a discussão e as providên os anos de 1979,1980 e 1981.
sibilidade de ativação imediata pa cias especiais visando verificar as
ra iniciar a sua comercialização. condições em que seria possível a Também ficou confirmado que o
Esse procedimento permite a ven implantação de serviços de trans interesse do mercado, a curto pra
da ativa antecipada do serviço e missão de dados através da Rede zo, era dispor de circuitos de Co
apresenta benefícios tanto para a Telefônica Comutada. municação de Dados melhores e
operadora quanto para o usuário, mais baratos, devendo atenção es
pois dá a ambos a possibilidade de Estes três projetos preencheriam pecial ser dedicada à qualidade
planejar com base em dados mais as necessidades imediatas do das linhas urbanas.
concretos. mercado. Para o atendimento de
longo prazo, foi definido um outro Um outro grupo de atividades tinha
Para concretizar esta estratégia, projeto, Plano Diretor, o qual pro por função determinar a tecnolo
foram definidos quatro projetos moverá uma pesquisa de deman gia a ser utilizada para prover os
que visam os objetivos de curto e da, projeções de demanda de ser serviços desejados. Conside
longo prazo. viços de Comunicação de Dados e rações sobre qualidade final, su
de equipamentos, projeções de pervisão, custo e flexibilidade de
5. Definição dos Projetos evolução de tecnologia, análise do operação foram feitas, sendo defi
potencial da indústria nacional, e nido o uso de multiplexação por di
Para o curto prazo, a ação mais dotará a empresa de tecnologia visão de tempo em grupos básicos
imediata seria a utilização da rede para realizar e atualizar tais pes de 48KHZ como o mais adequado
telefônica comutada. Porém, há quisas e projeções. aos objetivos do projeto. Análises
vários aspectos envolvidos, tais econômicas indicaram a abran
como procedimentos de tarifação, Os quatro projetos estão em fase gência final do sistema e, do estu
proteção dos equipamentos, incre de andamento e serão um pouco do do tráfego previsto por rota, re
mento de tráfego, etc. mais detalhados a seguir. sultou a configuração final.