Page 4 - Telebrasil - Março/Abril 2003
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OPINIÃO



             empresa de telefonia numa área que  complicado na Banda B?      sos custos em compras de equipamen-
             não tinha serviço público de qualida-                           tos e handsets por causa do poder de
             de, como o Rio de Janeiro.     Moreira – Sim, junto a uma agressivi-  negociação da América Móvil, hoje
                                            dade de marketing muito grande. Nós  o maior grupo de telefonia móvel da
             TB – O que foi mais importante nesse  sempre fomos muito inovadores, lide-  América Latina, com cerca de 34 mi-
             processo de maturação da empresa?  ramos todas as iniciativas de marketing  lhões de assinantes.
                                            na região. Com isso, a gente conseguiu
             Moreira – Uma coisa essencial foi  ter uma base de 1 milhão de clientes,  TB – Vem aí uma marca única?
             manter o atendimento no mesmo pré-  que é o break even para geração de caixa
             dio do resto da empresa, com opera-  da empresa, com pouco mais de um ano  Moreira – Com a compra da BCP
             dores que fossem funcionários da  de operação. Essa rapidez é muito  Nordeste e as licenças adquiridas em
             ATL. Acompanhar o  call center de  valorizada pelos investidores. Hoje nós  São Paulo, Paraná, Santa Catarina,
             perto faz muita diferença: uma em-  temos 2,1 milhões de clientes, o maior  Bahia e Sergipe, passamos a ter uma
             presa de serviços públicos tem uma  número entre as operadoras Banda B.  estratégia Brasil, pois o grupo já vai
             dinâmica muito grande e a toda hora                             abranger uma área de 139 milhões de
             surgem situações novas.           “A pior coisa é você saber o  pessoas ao longo deste ano. E para
                                                                             essa estratégia nacional, precisamos
                                                que acontece na empresa
             TB – Então, o senhor se opõe à tendên-                          ter uma marca única. Estamos nesse
                                                por relatório, estatística”.
             cia de se terceirizar o atendimento?                            momento  trabalhando  no  assunto.
                                                                             Isso possivelmente virá à tona quando
             Moreira – É mais barato e hoje em  TB –  O  senhor  poderia  prever,  ao  entrarmos em São Paulo, o que deve
             dia se fala muito nisso, mas eu acho  assumir o comando da ATL, em 1998,  ocorrer neste terceiro trimestre.
             um contra-senso, pois você perde o  que em poucos anos estaria a frente
             fundamental, que é relacionamento  de um grande grupo nacional?  TB – Como o senhor vê o Telecom
             com o cliente. No início da empresa,                            Américas nessa nova fase da compe-
             a Algar, que controlava a ATL, queria  Moreira – De forma nenhuma. Eu fui  tição entre os grandes grupos que
             fazer o call center em Uberlândia. Na  convidado para fazer a ATL, que  estão se firmando na telefonia celular?
             época eu respondi que então a Dire-  acabou sendo a semente de uma grande
             toria teria de ficar lá, pois a pior coisa  estratégia. Creio que tudo isso acon-  Moreira – Há fortes competidores,
             que existe é você ficar sabendo o que  teceu com base nos resultados que a  principalmente o grupo da Telefonica
             está acontecendo por relatório, por es-  ATL apresentou, dando aos investido-  e dos portugueses. Mas, o Telecom
             tatística. Além do mais, quando você  res oportunidade de entender e se in-  Américas tem uma estratégia clara
             terceiriza o atendimento, o operador  teressar mais pelo Brasil, começando  para o Brasil, em longo prazo, e os
             atende a seus clientes num dia e os  a adquirir novas empresas.  nossos investidores da América Móvil
             de outra empresa no outro dia.                                  já deixaram isso claro ao capitalizar
             TB – Além do atendimento, o que  TB – A integração entre as empresas  as  empresas  atuais.  Estamos  no
             mais o senhor busca quando fala em  do grupo foi baseada no modelo da  segundo lugar e queremos obter uma
             qualidade?                     ATL?                             fatia de 30% do mercado total de
                                                                             telefonia  celular  no  Brasil.  Nesse
             Moreira – O principio de qualidade  Moreira – Sim, o que fizemos na prá-  momento, já temos cerca de 32% nas
             é você não fazer nem mais nem menos  tica foi aplicar o modelo de negócio  áreas onde atuamos.
             que o cliente precisa. Se você fizer a  da ATL na Americel, Tess e Telet. São
             mais é desperdício e se você fizer a  todas operadoras da Banda B que,  TB – O senhor acha que há espaço para
             menos é insatisfação. Então, você tem  quando foram adquiridas pelo Tele-  quatro competidores em cada região?
             que saber se ajustar a toda hora, sem-  com Américas, estavam numa situa-
             pre se preocupando em diminuir cus-  ção financeira muito difícil. Desde  Moreira – O Brasil é um país grande,
             tos e trazer resultados positivos.  que nós começamos a trabalhar como  dá para muita gente ganhar dinheiro.
                                            uma empresa única e fizemos uma  Porém, telefonia celular requer altos
             TB – É a essa preocupação que o se-  série de projetos de sinergia, as qua-  investimentos e quatro grupos é de-
             nhor atribui o bom desempenho da  tros começaram a crescer rapidamen-  mais. Você pode ter, de repente, em-
             ATL, no meio de um quadro geral  te. Nós também reduzimos muito nos-  presas  de  nicho,  mas  quatro  ope-



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