Page 3 - Telebrasil - Março/Abril 2003
P. 3
OPINIÃO
“O sucesso da ATL abriu espaço
para o Telecom Américas”
No comando do segundo maior grupo de telefonia celular do País, Carlos Henrique
Moreira prevê tempos de competição dura e afirma que tráfego de voz e oferta de
aparelhos telefônicos ainda vão mandar no mercado por muito tempo.
Você não acha que
fica MUITO liso,
com cara de
manequim de loja?
om voz serena porém firme abrange 82% da população nacional. controladores estão investindo forte e
e uma fala direta, alheia ao Carioca, Moreira, formou-se em En- queremos ficar com 30% do mercado”,
C floreio comum a muitos exe- genharia Eletrônica pelo ITA, em 1959 afirmou, ao abordar assuntos que va-
cutivos, Carlos Henrique Moreira tem e, desde então, acumulou vasta expe- riaram entre competição, qualidade,
um ar de quem já viu muita coisa na riência em multinacionais. Entre 1980 tecnologia e, principalmente, cliente.
vida para deixar-se impressionar pelas e 1988, esteve na Xerox, chegando a
últimas novidades. Atualmente, é, sem ocupar a Vice-presidência Executiva. TB – Que tipo de experiências ante-
dúvida, um dos nomes mais poderosos Antes disso, nos anos 60 e 70, teve riores lhe foram mais úteis quando o
da telefonia brasileira, acumulando importantes passagens no setor de tele- senhor começou a atuar em telefonia
duas presidências. Uma é a da ATL, comunicações, na Diretoria de Opera- celular?
operadora Banda B do Rio de Janeiro ções da Embratel e atuando em orga-
e Espírito Santo que gere desde sua nismos internacionais como UIT e Moreira – O investimento inicial na
criação. A outra é a do grupo Telecom Intelsat. Atuou ainda na IBM e na minha carreira foi todo em telecomu-
Américas, consórcio que se expandiu Radional ITT, onde foi um dos pionei- nicações, o que me deu bons funda-
rapidamente e hoje ocupa o segundo ros do projeto que inaugurou a era das mentos em tecnologia. Depois, a ex-
lugar do mercado de celulares, com telecomunicações via satélite no Bra- periência na Xerox me deu uma vi-
cerca de 6,2 milhões de clientes – sil. Recebendo a Telebrasil na sede da vência muito grande na gestão de
número alcançado com a recente ATL em Botafogo, Rio de Janeiro, Mo- serviços, com foco no cliente e na
aquisição da BCP Nordeste – e com reira mostrou-se empolgado com o qualidade do produto. Então, eu assu-
presença garantida numa área que futuro do Telecom Américas. “Nossos mi o desafio de começar do zero uma
TELEBRASIL • MARÇO/ABRIL 2003 3