Page 34 - Telebrasil - Agosto/Setembro 2002
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PERADORAS


              A competição







              A flexibilização do mercado de        Ã                                                / Q
              telefonia fixa acirra a disputa                          |              |  Q   L I   V   d
              pelo segmento empresarial.


                      Augusto Góes

               N      em só de crise vive o setor   ro Cia. de Seguros estão entre as que
                                                 Credicard, Orbitall e Porto Segu­
                      das  telecomunicações  no
                      ano  de  2002.  Se  o  sufoco   utilizam os serviços da GVT entre São
              chegou  para  praticamente  todas  as   Paulo e outros pontos do País.
              empresas, novas oportunidades surgem   Até o início de 2003, ela tem pla­
              a partir das novas licenças concedidas   nos de operar SCM no Rio e em Belo
              pela Anatei, num gradual afrouxamen­  Horizonte. Outro passo para a GVT é
              to do  rígido modelo de  duopólio  que   começar a utilizar comercialmente a
              imperou até o ano passado. A GVT foi   rede  NGN  contratada  pela  espelho
              uma das  empresas  que  saiu  na frente   junto à Nortel Networks. Marcelo Se­  Hesketh, da Vésper:  mil novos
              nessa nova corrida. Em agosto, a espe­  guchi, vice-presidente para o Merca­  contratos por ano
              lho da Região II (Sul, Centro-Oeste, To­  do Corporativo da GVT, explicou que   ainda que a operadora não planeja fa­
              cantins, Acre e Rondônia) passou a atu­  a rede encontra-se em  fase de testes   zer  grandes  investimentos  em  up­
              arem São Paulo através da licença SCM   em Maringá, Curitiba e Joinville.  grade  de  sua  rede,  concentrando-se
              (Serviço de Comunicação Multimídia),   -   Hoje já  operamos  em  sistema   mais  em  otimizar  a  infra-estrutura
              que permite explorar redes corporativas   de  pacotes.  O  que faremos  é migrar   atual. “Trata-se de uma rede nova, ain­
              em todo o Brasil e ligá-las à rede pública   totalmente  para  IP.  Queremos  ser  a   da com muito potencial”, justificou.
              da operadora em  sua área original  de   primeira  operadora  100%  NGN  do   A  empresa,  hoje  com cerca de  5
              atuação. Para tanto, a GVT investiu R$   País -  entusiasmou-se Seguchi.  mil  clientes  corporativos,  pretende
              10 milhões e fechou um acordo com a                              adicionar cerca de mil novos contratos
              Geodex Communications, que faz o link   Novos contratos          a cada ano neste segmento.
              de comunicação entre São Paulo e Cu­  Apesar de mais cautelosa, a Vés­  Já  bastante  focada  no  segmento
              ritiba. Com as novas operações, a espe­  per, espelho das Regiões I e III (áreas   empresarial,  a AT&T  Latin America
              lho espera  aumentar  seu  faturamento   de  atuação  da Telefônica  e  da Tele-   pôde  ampliar  sua  faixa  de  atuação
              este ano em 20%, chegando a um total   mar), partilha o entusiasmo pelo mer­  desde que recebeu,  no final  de julho,
              de R$ 400 milhões.  Até dezembro, o   cado corporativo e também encara a   autorização para prestar SCM em âm­
              segmento corporativo deve representar   licença  SCM  como  uma  possível   bito nacional e internacional, além de
              40% da receita da empresa.       oportunidade.  A  empresa  tem  um   STFC (Serviço Telefônico Fixo Comu­
                                               acordo de cooperação com a GVT pa­  tado)  nas  regiões  metropolitanas  do
                                               ra os clientes nacionais, caso da Cre­  Rio  de  Janeiro,  Brasília,  São  Paulo,
                                               dicard, e  espera fechar o ano com  o   Campinas, Belo Horizonte, Curitiba e
                                               segmento corporativo representando   Porto Alegre. Sem revelar maiores de­
                                               35%  dos  R$  125  milhões  de receita   talhes, Arthur Ituassu, vice-presidente
                                               aguardados para este ano.       de Assuntos Governamentais e Regu-
                                                 -  Até o final do ano, vamos lançar   latórios da AT&T Latin America, disse
                                               mais de 10 produtos para o nicho em­  que  a  empresa pretende  aumentar  a
                                               presarial, focados em transmissões de   área geográfica de atuação nos próxi­
                                               voz  e  dados  -   adiantou Rance  Hes-   mos anos. Em relação ao nicho de mer­
              Seguchi, da GVT:  "queremos ser  keth,  vice-presidente-executivo  da   cado, Ituassu contou que a prioridade
               primeiros  100%  NGN"           unidade Vésper Business. Ele revelou  são as pequenas e médias corporações.



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