Page 32 - Telebrasil - Agosto/Setembro 2002
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atuais 10% para 20%. Lembrou A empresa oferece completo port- as pequenas e m édias em presas
quatro grandes contratos este ano com folio de soluções corporativas ponta- devem inclusive superar em volume
o BNDES, Itaú, Sul América e Orbital a-ponta de comunicação para inte de transações as grandes corpora
(Credicard), que somaram R$ 20 gração e convergência de voz, dados ções, inversamente à situação atual.
milhões, e que outros estão em anda e vídeo, destacando-se a família Observou que o mercado Soho e re
mento ou nào podem ser divulgados PABX IP NEAX; o Contact Center sidencial projetam grande cresci
por exigência dos clientes. CONNECTION; sistemas de disca mento, com a demanda por largura
Estes resultados seriam fruto de gem preditiva para call de banda, em especial
quatro iniciativas da Nortel: os even center ativo; infra-estru com as aplicações WEB.
tos para clientes e parceiros, o progra tura de conexões para In
ma de desenvolvimento de parcerias, ternet, Extranet e Intranet; Pequenas e médias
as promoções de marketing que gera produtos para convergên Desde setembro, a In-
ram descontos de até 40% e a fa cia; projetos, implantação, telbrás comercializa, por
bricação local de soluções. Observou gerenciamento de redes e meio de revendedores
As pequenas
que R$ 8 milhões foram investidos no segurança da informação, autorizados em todo o
e médias
aumento da produção local e que, de videoconferência e PID Brasil, a linha completa
empresas
2000 a 2002, a empresa investiu no (Identificação Biométrica de produtos e aplicativos
têm
mercado brasileiro corporativo cerca por Impressão Digital). do Ericsson BusinessPho-
ampliado
de RS 4,5 milhões. Mareia Minami asse ne - sistema de comuni
suas
Para o ano que vem, a perspectiva gurou que a NEC do Bra cação especialmente ela
compras
é de que as vendas da Nortel para as sil está investindo cada borado para atender as
grandes, médias e pequenas empresas vez mais no mercado cor necessidades de pequenas
cresçam ainda mais, ampliando a sua porativo, focada no conceito de ofe e médias empresas.
participação no faturamento. Conti recer soluções para empresas. - Estamos extremamente satis
lembrou que a Nortel sempre atuou De acordo com Dario Menezes, ge feitos pela parceria com a Ericsson,
neste segmento no País. Com o enco rente da Gerência Técnica da Furuka- uma das maiores empresas de co
lhimento das encomendas das opera wa, a participação do segmento cor municação do mundo - disse o pre
doras, a participação do segmento porativo nos negócios da empresa vem sidente da Intelbrás, Jorge Freitas. “A
corporativo cresce naluralmente. crescendo suavemente a cada ano. Era marca Ericsson e sua liderança em
de 12% em 2000, manteve este per voz, dados e mobilidade permitirão às
Expansão de 10% centual no ano seguinte e em 2002 deve nossas revendas oferecerem aos seus
Segundo Mareia Minami, coorde atingir 13,5%. Ele admitiu que o seg clientes uma nova linha de produtos,
nadora de Marketing da NEC, o mer mento corporativo também diminuiu expandindo a nossa faixa de mercado
cado corporativo representa 12% nos de tamanho, mas menos do que o de e possibilitando uma vantagem com
negócios da empresa e a Divisão Bu operadoras, e que as vendas corpora petitiva à nossa rede".
siness Network projetou para 2002 tivas foram uma boa alternativa durante Na opinião do diretor de Marke
uma expansão de 10% sobre 2001. o hiato de compras das operadoras, ting da Lucent, Virgílio Martins, “a
Atuando desde 1980 nesse segmento, previsto até o 22 semestre de 2003. companhia está mais focada nas maio
a NEC reúne nesta divisão áreas de Menezes disse que a Furukawa res operadoras de telecomunicações,
Marketing, Comercial, Engenharia, atua diretamente no mercado cor desde a separação da Avaya, que atua
Projetos, Implantação, Suporte Téc porativo desde 1982, com a introdu mais no mercado corporativo, mas
nico e Call Center próprio. Esta divi ção da linha de cabos para compu mesmo assim através de parceiros
são atua com vendas diretas nas prin tadores, a família FISDATA e coaxiais atende também a empresas de todos
cipais capitais e com revendas auto e tem atualmente uma rede de 40 dis os portes”. Por sua vez, João Ramos,
rizadas nas demais regiões, cobrindo tribuidores e 180 instaladores creden gerente de Canais da Lucent, enfa
todo o território nacional. As vendas ciados. Os cabos Multi-Lan Categoria tizou que entre os principais produtos
diretas estão segmentadas por mer 5 e 6 são os principais itens do seg da empresa para o mercado corpora
cado vertical (Grandes Clientes, Call mento cabling para este mercado. tivo estão soluções de WLAN, de se
Center, Hotel, Saúde etc.) e uma equi Ele comentou que a área de maior gurança e de voz sobre IP com apli
pe especializada só atua com clientes crescimento no horizonte de dois cações para hotéis e redes de várias
da base instalada. anos é o segmento corporativo e que lojas, entre outros segmentos.