Page 32 - Telebrasil - Agosto/Setembro 2002
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atuais  10%  para  20%.  Lembrou   A empresa oferece completo port-   as  pequenas  e  m édias  em presas
              quatro grandes contratos este ano com   folio de soluções corporativas ponta-   devem inclusive superar em volume
              o BNDES, Itaú, Sul América e Orbital   a-ponta  de  comunicação  para  inte­  de  transações  as  grandes  corpora­
              (Credicard),  que  somaram  R$  20   gração e convergência de  voz, dados   ções, inversamente à situação atual.
              milhões, e que outros estão em anda­  e  vídeo,  destacando-se  a  família   Observou que o mercado Soho e re­
              mento ou nào podem ser divulgados   PABX  IP  NEAX;  o  Contact  Center   sidencial  projetam  grande  cresci­
              por exigência dos clientes.     CONNECTION;  sistemas  de  disca­  mento,  com  a demanda  por  largura
                 Estes  resultados  seriam  fruto  de   gem  preditiva  para  call      de  banda,  em  especial
              quatro iniciativas da Nortel: os even­  center ativo;  infra-estru­       com as aplicações WEB.
              tos para clientes e parceiros, o progra­  tura de conexões para In­
              ma de desenvolvimento de parcerias,   ternet, Extranet e Intranet;        Pequenas e médias
              as promoções de marketing que gera­  produtos para convergên­               Desde setembro, a In-
              ram  descontos  de  até  40%  e  a  fa­  cia; projetos, implantação,      telbrás  comercializa,  por
              bricação local de soluções. Observou   gerenciamento de redes e           meio  de  revendedores
                                                                       As pequenas
              que R$ 8 milhões foram investidos no   segurança da informação,           autorizados  em  todo  o
                                                                         e médias
              aumento da produção local e que, de   videoconferência  e  PID            Brasil,  a  linha  completa
                                                                        empresas
              2000  a  2002,  a empresa  investiu  no   (Identificação Biométrica       de produtos e  aplicativos
                                                                           têm
              mercado brasileiro corporativo cerca   por Impressão Digital).            do Ericsson BusinessPho-
                                                                         ampliado
              de RS 4,5 milhões.                 Mareia  Minami  asse­                  ne -   sistema  de  comuni­
                                                                           suas
                 Para o ano que vem, a perspectiva   gurou que a NEC do Bra­            cação especialmente ela­
                                                                         compras
              é de que as vendas da Nortel para as   sil  está  investindo  cada        borado  para  atender  as
              grandes, médias e pequenas empresas   vez mais no mercado cor­            necessidades de pequenas
              cresçam ainda mais, ampliando a sua   porativo,  focada no conceito de ofe­  e médias empresas.
              participação  no  faturamento.  Conti   recer soluções para empresas.  -   Estamos  extremamente  satis­
              lembrou  que  a  Nortel  sempre  atuou   De acordo com Dario Menezes, ge­  feitos  pela parceria com  a  Ericsson,
              neste segmento no País. Com o enco­  rente da Gerência Técnica da Furuka-   uma  das  maiores  empresas  de  co­
              lhimento das encomendas das opera­  wa,  a participação do  segmento cor­  municação do mundo -  disse o  pre­
              doras,  a  participação  do  segmento   porativo nos negócios da empresa vem   sidente da Intelbrás, Jorge Freitas. “A
              corporativo cresce naluralmente.  crescendo suavemente a cada ano. Era   marca  Ericsson  e  sua  liderança  em
                                              de  12%  em  2000,  manteve  este per­  voz, dados e mobilidade permitirão às
                 Expansão de 10%              centual no ano seguinte e em 2002 deve   nossas revendas oferecerem aos seus
                 Segundo Mareia Minami, coorde­  atingir 13,5%. Ele admitiu que o seg­  clientes uma nova linha de produtos,
              nadora de Marketing da NEC, o mer­  mento  corporativo  também  diminuiu   expandindo a nossa faixa de mercado
              cado corporativo representa 12% nos   de  tamanho,  mas  menos  do que  o  de   e possibilitando uma vantagem com­
              negócios da empresa e a Divisão Bu­  operadoras, e que as  vendas corpora­  petitiva à nossa rede".
              siness  Network  projetou  para  2002   tivas foram uma boa alternativa durante   Na opinião do diretor de Marke­
              uma  expansão  de  10%  sobre  2001.   o  hiato  de  compras  das  operadoras,   ting  da  Lucent,  Virgílio  Martins,  “a
              Atuando desde 1980 nesse segmento,   previsto até o 22 semestre de 2003.  companhia está mais focada nas maio­
              a  NEC  reúne nesta divisão  áreas  de   Menezes  disse  que  a  Furukawa   res operadoras de telecomunicações,
              Marketing,  Comercial,  Engenharia,   atua  diretamente  no  mercado  cor­  desde a separação da Avaya, que atua
              Projetos,  Implantação,  Suporte Téc­  porativo desde  1982, com a introdu­  mais  no  mercado  corporativo,  mas
              nico e Call Center próprio. Esta divi­  ção  da  linha  de  cabos  para  compu­  mesmo  assim  através  de  parceiros
              são atua com vendas diretas nas prin­  tadores, a família FISDATA e coaxiais   atende  também a  empresas  de todos
              cipais capitais e com revendas auto­  e tem atualmente uma rede de 40 dis­  os portes”. Por sua vez, João Ramos,
              rizadas nas demais regiões, cobrindo   tribuidores e  180 instaladores creden­  gerente  de  Canais  da  Lucent,  enfa­
              todo o território nacional. As vendas   ciados. Os cabos Multi-Lan Categoria   tizou que entre os principais produtos
              diretas  estão  segmentadas  por  mer­  5  e 6 são  os principais  itens do  seg­  da empresa para o mercado corpora­
              cado vertical (Grandes Clientes, Call   mento cabling para este mercado.  tivo estão soluções de WLAN, de se­
              Center, Hotel, Saúde etc.) e uma equi­  Ele comentou que a área de maior   gurança e de voz  sobre IP com apli­
              pe especializada só atua com clientes   crescimento  no  horizonte  de  dois   cações para hotéis  e  redes  de várias
              da base instalada.              anos é o segmento corporativo e que  lojas, entre outros segmentos.
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