Page 31 - Telebrasil - Agosto/Setembro 2002
P. 31
Fornecedores de olho no
mercado corporativo
A retração das compras
pelas operadoras de
telecomunicações tem
levado vários
fornecedores do setor a
dedicarem uma maior
atenção ao mercado
corporativo, onde grandes
e médias empresas vêm
assumindo um pape! mais
significativo nas receitas
destes fabricantes.
Luiz Vieira
s percentuais apresentados fornecedores em call centers e net liderança no mercado brasileiro. Ob
O ainda são modestos, tendo working. Há mais de 30 anos neste servou, ainda, que a empresa é um dos
maiores integradores no segmento de
mercado, a Siemens vêm registrando
em vista o volume de com
um cre
pras das operadoras mas a maioria dos scimento nominal de 10% ao videoconferência, admitindo que estas
fornecedores afirmou que eles tendem ano em reais no faturamento da área vendas estão em queda em 2002. Se
a crescer. Alguns observaram que as Enterprise que, segundo Gonçalves, gundo ele, o mercado corporativo sem
pequenas e médias empresas têm am representa 30% da receita de tele pre recebeu grandes investimentos da
pliado suas compras e num período comunicações da Siemens e tende a Siemens e correspondeu com bons
de dois anos podem vir a superar no ser mais representativa com a redução resultados. Ressaltou ainda a tendência
conjunto o volume de dinheiro oriun das vendas para as operadoras. de se investir acentuadamente na con
do das grandes corporações, A busca Dentro da área Enterprise, as ven vergência voz. dados e IP.
por este mercado corporativo está am das de centrais PABX seriam 50% da
pliando também parcerias entre for receita, porém os produtos que apre Crescimento de 25%
necedores, como no caso da Ericsson sentam maior crescimento de fatura Wilson Conti, diretor de Mercado
com a Tntelbrás. mento são os de networking, onde ela Corporativo da Norte!, comentou que
atua como integradora de soluções as vendas da empresa para o segmento
Presença tradicional próprias ou de parceiros. Tais produ corporativo registraram um cresci
Mareio Gonçalves, gerente-geral tos devem somar 20% dos negócios da mento de 25%, se considerados os
da área Enterprise da Siemens, lem área Enterprise este ano e em 2001 primeiros semestres de 2001 e 2002.
brou que a empresa sempre teve uma representaram 13% destas vendas. Estimou que a Nortel detenha 15%
forte atuação no mercado corporativo Gonçalves destacou também os pro das vendas de produtos para dados e
liderando em áreas como centrais dutos para call centers de diversos por que até o fim do ano ela atinja 25% e
PABX e estando entre os principais tes, onde a Siemens tem disputado a que os produtos para voz passem dos