Page 31 - Telebrasil - Agosto/Setembro 2002
P. 31

Fornecedores de olho no



               mercado corporativo








              A retração das compras
              pelas operadoras de
              telecomunicações tem
              levado vários
              fornecedores do setor a
              dedicarem uma maior
              atenção ao mercado
              corporativo, onde grandes
              e médias empresas vêm
              assumindo um pape! mais
              significativo nas receitas
              destes fabricantes.








                       Luiz Vieira


                       s percentuais apresentados   fornecedores  em  call  centers  e  net­  liderança  no  mercado brasileiro.  Ob­
               O       ainda são  modestos,  tendo   working.  Há  mais  de  30  anos  neste   servou, ainda, que a empresa é um dos

                                                                                 maiores  integradores no segmento de
                                                mercado, a Siemens vêm registrando
                       em vista o volume de com­
                                                um cre
                       pras das operadoras mas a maioria dos scimento  nominal  de  10% ao   videoconferência, admitindo que estas
              fornecedores afirmou que eles tendem   ano em reais  no faturamento da área   vendas estão em queda em 2002.  Se­
              a crescer. Alguns observaram que as   Enterprise  que,  segundo  Gonçalves,   gundo ele, o mercado corporativo sem­
              pequenas e médias empresas têm am­  representa  30%  da  receita  de  tele­  pre recebeu grandes investimentos da
              pliado  suas  compras  e  num  período   comunicações  da Siemens e  tende  a   Siemens  e  correspondeu  com  bons
              de dois  anos  podem vir a superar no   ser mais representativa com a redução   resultados. Ressaltou ainda a tendência
              conjunto o volume de dinheiro oriun­  das vendas para as operadoras.  de se investir acentuadamente na con­
              do das grandes corporações, A busca   Dentro da área Enterprise, as ven­  vergência voz. dados e IP.
              por este mercado corporativo está am­  das de centrais PABX seriam 50% da
              pliando  também  parcerias  entre  for­  receita, porém  os  produtos  que  apre­  Crescimento de 25%
              necedores, como no caso da Ericsson   sentam  maior crescimento  de  fatura­  Wilson Conti, diretor de Mercado
              com a Tntelbrás.                  mento são os de networking, onde ela   Corporativo da Norte!, comentou que
                                                atua  como  integradora  de  soluções   as vendas da empresa para o segmento
                 Presença tradicional           próprias ou  de  parceiros. Tais  produ­  corporativo  registraram  um  cresci­
                 Mareio  Gonçalves, gerente-geral   tos devem somar 20% dos negócios da   mento  de  25%,  se  considerados  os
              da área Enterprise da Siemens,  lem­  área  Enterprise  este  ano  e  em  2001   primeiros semestres de 2001  e 2002.
              brou que a empresa sempre teve uma   representaram  13%  destas  vendas.   Estimou  que  a  Nortel  detenha  15%
              forte atuação no mercado corporativo   Gonçalves  destacou  também  os  pro­  das vendas de produtos para dados e
              liderando  em  áreas  como  centrais   dutos para call centers de diversos por­  que até o fim do ano ela atinja 25% e
              PABX  e  estando  entre  os  principais  tes,  onde a  Siemens  tem  disputado a  que os produtos para voz passem dos
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36