Page 10 - Telebrasil - Abril/Maio 2002
P. 10
O modelo.
sob pressão
Ao longo de mais de uma década, o mundo das
telecomunicações foi abençoado pela mística do sucesso.
Depois, arrefeceu, mas permanece como "um dos melhores
negócios do mundo". Aqui, há algo semelhante, numa fase de
tensões, pressões e naturais transformações.
TELEBRASIL/abril-maio
0 ex-secretário Juarez Quadros é o novo ••• a Pimenta da Veiga, que foi coordenar a
ministro das Comunicações, sucedendo a ... campanha do candidato do PSDB
Já o mesmo argumento não pôde ser
P ara avaliar as telecomunicações em de grandes conglomerados mundiais. repetido quando as grandes operadoras
Do ponto de vista econômico, os in
perspectiva, duas são as palavras-
vestimentos globais nas telecomunicações
internacionais começaram a perder o bri
chave: tecnologia e modelo. A
tecnologia, eletrônica, culminou com a movimentaram bilhões de dólares - fala- lho de seus resultados financeiros. Diver
digitalização da informação, boa, barata e se até em trilhão —, com expectativas de sas explicações surgiram. Houve investi
quase miraculosa. O modelo foi o da lucros cada vez maiores. Tudo isso acon mentos em demasia. Foram pagas quan
privatização, atualmente em prática - em tecendo num clima febril e otimista. tias exorbitantes aos governos - no Ja
maior ou menor grau - em quase todos os Uma sinalização de que os resultados pão, isto não aconteceu a fim de ga
países. A privatização substituiu o mono alcançados pelas telecomunicações não rantir espectro para a próxima geração
pólio estatal que, durante décadas, cum seriam sempre crescentes foi dada pela celular de faixa larga (3G).
priu o seu papel de interligar o mundo. oscilação das ações das empresas de co A lista de explicações continuou. Nem
Em paralelo à privatização, ocorreu o mércio eletrônico da Nasdaq, que fez - todas as tecnologias - como WLL (aces
fenômeno da globalização, marcado pela e depois desfez - milionários da noite so local via rádio) ou WAP (Internet no
concentração dos negócios via alianças, para o dia. “Eles não eram do ramo”, fo aparelho celular) - tiveram o sucesso es
parcerias e aquisições. O modelo resultou ram os comentários da época para ex perado. Os investimentos em P&D, para
na competição acirrada entre uma dezena plicar tal insucesso. desenvolver novos produtos, se tornaram