Page 5 - Telebrasil - Abril/Maio 2002
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vai haver uma procura do público cor­  impressionantes. Hoje, no Brasil, somos   trobras, Furnas e Cemig, em segmentos
          porativo, das classes A e B e dos jovens,   certamente líderes  deste  mercado, com   como rádio, rede de dados e sistemas de
          pela  familiaridade com  novas  tecnolo­  contratos  importantes  em  andamento   supervisão, o que foi muito  importante.
         gias. No entanto, precisamos descobrir   com  a  Brasil  Telecom,  Telefônica,   Creio que o segundo semestre de 2002 já
          exatamente  o  que  o  consumidor vai   Telemar, Embratel, Intelig e Pegasus, en­  deva apresentar melhorias. Só não sei se
          querer. No Brasil, não adianta oferecer   tre outras. A Alcatel igualmente traba­  elas virão no terceiro ou no quarto trimes­
          mundos  e fundos  de  tecnologia quan­  lha muito com sistema de gerenciamen­  tre, mas espero que venham logo.
          do sabemos que a capacidade de se pa­  to  integrado, o  que  facilita ao  cliente
          gar por isto é pequena.            acompanhar a rede ponto-a-ponto.


          TB -  A lgum as operadoras podem optar   TB — Q ual seria o grande diferencial da
          em ir  direto do 2G para o 3G ?    empresa em relação aos concorrentes, nes­
          Foigel -   Pode  acontecer.  E, aí, a  per­  tes produtos?
          gunta é:  que  mercado  elas vão perder   Foigel -  Não acredito que hoje em dia
          com isso? Até que ponto empresas que   um  único fornecedor tenha vantagens
          não façam 2,5G perderão mercado das   muito grandes em relação a outros. Em
          classes A  e  B  para  aquelas  que  farão?   cada produto, você possui  pelo  menos
          Esta  é  a  grande  discussão  e  a  grande   um forte concorrente.  Há três ou qua­
          análise mercadológica que pode  acele­  tro  fabricantes  que brigam  por  quase
          rar uma empresa a se lançar diretamen­  todo o tipo de produtos. A grande van­
          te à terceira geração.              tagem da Alcatel é ter uma gama com­
                                             pleta de soluções. Outro ponto é a co­
          TB -  Como está a atuação d aA lcatel em   bertura geográfica da Alcatel, principal­
          relação à telefonia fix a ?  0  que ela oferece   mente  para  operadoras  que  têm
         p ara as operadoras que queiram otim izar   abrangência mundial. Isto facilita a siner­
          ao máximo a capacidade de suas redes?  gia tecnológica e a troca de experiências
          Foigel -  A empresa procurou trazer va­  entre um país e outro.
          lor agregado para as operadoras em cima
          da planta já instalada. Isso se traduz em   TB — Como estão os investimentos da em­
          produtos como utilização de banda lar­  presa p ara 2002?
          ga sobre fio de cobre (família DSL), em   Foigel -  Dois mil e dois  não é um ano
          que a Alcatel é a primeira fornecedora   de investimentos, vamos ser realistas. In­
          mundial,  com 40% no  mercado. Tam­  vestimos fortemente até o início de 2001,
          bém  somos  os  maiores fornecemos  de   com a contratação de quase 500 pessoas,
          produtos  para acelerar acesso  à  Inter­  para telefonia celular GSM, transmissão
          net, como os usados em serviços como   e parte de dados. De lá pra cá, tivemos de
          o  Speed,  da Telefônica, e  o  Velox,  da   nos adaptar à nova realidade do mercado,
          Telemar.  Em  segundo  lugar, temos  as   dispensando praticamente o mesmo nú­
          redes  inteligentes, que são sistemas  de   mero de pessoas que entrou. Este ano, de­
          supervisão que se aplicam sobre a tele­  veremos  fazer  investimentos  bastante
          fonia e oferecem uma série de serviços   modestos, basicamente para atender ne­
          complementares,  como  0800,  0300  e   cessidades específicas de eomplementa-
          pré-pago fixo, solução adotada por vá­  ção.  O  total  deve ficar em USS  6  mi­
          rias empresas para combater a inadim­  lhões, contra US$  15 milhões aplicados
          plência.  O  terceiro  grupo é  a parte  de   em 2001 e US$ 20 milhões, de 2000.
          dados:  temos  uma  família  de  equipa­
          mentos para acesso e core, mais voltada   TB -A  A lcatel do B rasil espera que dias
          para o mercado corporativo.         melhores virão ainda este ano?
                                              Foigel — Tivemos um primeiro trimestre
          TB -E  na área de transmissão óptica?  correto, ao meu ver. Procuramos ganhar
          Foigel — Esta área assiste a uma grande   contratos fora das operadoras tradicionais,
                                                                                  lo n io   Foigel,  presidente  da  Alcatel:  "As
          demanda das empresas pontocom, em que   conseguindo acordos  comerciais bastan­  melhoras  para  o  setor  devem  vir  no  terceiro
          o crescimento de tráfego chegou a níveis  te interessantes com empresas como Pe-  ou  no  quarto  trimestre  deste  ano"
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