Page 28 - Telebrasil - Março 2002
P. 28

T ele^n ercad o ______________                                                             LUIZ  VIEII


               Mercado




                                internacional  d lS  ] U  3  O






              Em  2002,  o  mercado  de  DDI  ficará  ainda  mais  disputado  do  que  em  2001,
              que  foi  marcado  por  uma  concorrência  de  tarifas  sem  precedentes  nas  Ligações

              internacionais  e  com  apenas  duas  competidoras  oficiais.


               Novas operadoras, como aTelefonica e   de  seus planos alternativos.  Clientes do   nacional são alvo de mmores no mercado.
              a Telemar, estarão oferecendo estas liga­  plano  VipPhone  e  VipNet  chegaram  a   Comenta-se que sócios da Intelig estari­
             ções a partir deste ano e o risco de uma   pagar RS 0,045 em ligações para Canadá   am interessados em abandonar esta ope­
              nova guerra de tarifas não pode ser des­  e EUA e os do Ligue D D I 21, cerca de   ração  e  a  controladora  da  Embratel,  a
              cartado. Os efeitos desta guerra são ex­  R$ 0,059 para os mesmos países.  WorldComm, chegou a perder 50% do
              pressivos. Segundo o presidente da Em-   O  presidente  da  Embratel  observou   seu valor de mercado na Nasdaq, em ja­
         2 8  bratel, Jorge Rodriguez, em 2001 a em­  que uma guerra de tarifas sem lógica cau­  neiro último, ampliando boatos sobre sua
         TELE8RA5IL/março [    mercado  reduzida,  mas  registrou  uma   vendidas”  nada  têm  a   "Embratel   lançaram, no primeiro tri­
              presa  não  teve a sua participação  neste
                                                                                  venda ou concordata.
                                                sa prejuízo  e  que  “empresas  desespera­
                                                                                                As  duas  operadoras
                                                das  e  que  estão  sendo
              queda de 11% em sua receita provenien­
              te das chamadas internacionais, que so­
                                                perder ao derrubar pre­
                                                                                              mestre  do  ano  passado,
              maram  R$  857  milhões,  contra  os  R$
                                                                                              uma campanha contra as
                                                ços, e não crê que os no­
              971,9 milhões do ano anterior. As cha­
              madas D D I representaram 11,5% da re­  vos  competidores  ado­  e Intelig:     empresas que realizavam
                                                tem estratégias radicais.
                                                                          união  só
                                                                                              chamadas internacionais
              ceita líquida da operadora, em 2001.  Segundo  ele,  a  ação  de                de  forma  clandestina  e
               A Intelig não divulga dados financei­  marketing  da  Embratel   contra as     que em 2000 impediram
              ros, porém estima ter conquistado no ano   para a  guerra  de preços            que  ambas  faturassem
              passado um market share de 25% nas li­  não  pode  ser  revelada,   clandestinas"  cerca de R$ 400 milhões
              gações internacionais. Em janeiro último,   mas a empresa não pre­              em  conjunto.  Naquele
              a  operadora  retomou  a  sua  campanha   tende  sempre  acompa­                ano,  40%  das  chamadas
              “DD I mais barato do que D D D ”, ofere­  nhar as promoções da concorrência, utili­  internacionais não foram feitas por estas
              cendo ligações internacionais a R$ 0,19   zando  outras  táticas  para  conquistar  e   duas operadoras.
              centavos para dois países, que se alterna­  manter os seus clientes. Telemar e Telefô­  Steven Marshall, presidente do Con­
             vam a cada semana.                 nica não comentaram as suas estratégias   selho Administrativo da Intelig, destacou
               Esta guerra de preços foi iniciada pela   para a disputa do mercado de chamadas   que  a  operadora  fechou  2001  com  seu
              Intelig, em meados de 2001, quando ela   DDI, assim como a Intelig.  backbone completo, com cerca de 15 mil
              ofereceu D D I a R$ 0,06 e, num primeiro   Rodriguez  fez  estes  comentários  ao   quilômetros de rotas, passando a ser for­
              momento, a Embratel respondeu propor­  anunciar o prejuízo da Embratel em 2001   necedora da  maioria das operadoras  de
              cionando chamadas internacionais a RS   -  cerca de  R$  553,6  milhões contra um   telecomunicações no Brasil.
                    0,07, para todos os usuários. Na   lucro de R$ 577 milhões no ano anterior. A   Ele ressaltou que, até o final de 2001,
                        segunda etapa da disputa,   inadimplência foi a principal causa deste   mais de 22 milhões de usuários já haviam
                            no último trimestre da­  resultado, pois a empresa teve que alocar   utilizado o código da Intelig. A empresa
                            quele ano, a Embratel   R$ 1,2 bilhão na Provisão para Devedores   tem hoje cerca de mil clientes em trans­
                             foi  mais  cautelosa,   Duvidosos, dos quais R$ 520 milhões no   missão  de  dados,  sendo  que  200  deles
                               apresentando tari­  último trimestre. A queda de receita nas   estão entre as 500 maiores empresas do
                               fas  internacionais   chamadas D D D  foi de R$ 114,9 milhões,   País. Além disso, a Intelig fechou o ano
                               mais baixas somen­  que correspondem a 20,7% do prejuízo.  com  25%  de  market share  em  ligações
                              te  para os  usuários  As duas operadoras de telefonia inter­  D D I e 7% em ligações DDD.
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33