Page 9 - Telebrasil - Junho 2001
P. 9

Operadoras  do  mercado  corporativo


          Clientes  e  concorrentes  simultâneos




          A    s operadoras  dedicadas ao  merca­  Latin America conta com 53,9 mil quilô­  do corporativo  como  uma  operadora de
               do corporativo expandiram as suas
                                             metros de rede 100% de fibra óptica, aten­
                                                                                 banda larga, sem abandonar o projeto de
               redes, mantendo entre si relaciona­
                                             dendo  17 cidades  com redes e pontos de
          mentos de competição, parceria e atendi­  presença. No ano passado, foram investidos   provedor de redes para operadoras de te­
                                                                                 lecomunicações,  O  superintendente
          mento de capacidade. Estas empresas es­  US$ 84,8 milhões e, no primeiro trimestre   Lourival Jorge Teixeira disse que este novo
          tão sofrendo a crescente concorrência das   de 2001, mais US$ 11,4 milhões na expan­  mercado implicará em algumas mudanças
          concessionárias de telefonia, que criaram   são da rede e em novos escritórios regionais.   nos investimentos da rede, enfatizando a
          departamentos  específicos  para  atender   O vice-presidente de Engenharia da ope­  necessidade de evitar a duplicação de re­
          este  mercado,  e  das  empresas-espelhos,   radora, Ari Falarini, observou  que a estra­  des e defendendo um compartilhamento
          que estão focando muito o segmento em­  tégia de expansão é baseada no potencial   ainda na fase de planejamento das redes.
          presarial, pois livres de  metas de univer­  dos novos mercados. Lembrou ainda que   Segundo ele, existem rotas com várias re­
          salização decidiram se concentrar -  com   os serviços oferecidos são garantidos em con­  des e as próximas a elas, regiões promisso­
          exceção da Intelig, que também atua nele   trato com os clientes e possuem certificação   ras, ainda não estão cobertas.
          -  em nichos mais rentáveis.        mundial da AT&T em todo o mundo. En­  -  A rede da Engeredes é 100% de fibra
            E  importante  observar  que  empresas   tre as principais parcerias, citou a da CTBC   mas outras tecnologias deverão ser incor­
          criadas para operar apenas em transporte,   Telecom, para redes intermunicipais; e os   poradas para facilitar o acesso a clientes cor-
          como carriers o f carriers, estão voltando-   backbones  internacionais
          se  também para o  mercado corporativo,   Concert  e  Global  Crossing.
                                                                         Backbone  Óptico  da  Engeredes
          como a Engeredes e a Pégasus.       Em 2000, ela teve uma receita   Engeredes  Optical Backbone
           Companhias que atuam tradicionalmen­  de US$ 27 milhões e atende
          te neste mercado, mas não possuem redes   mais de 800 clientes nas áreas
          próprias, como a Global One, comentam   de dados e Internet.
          as crescentes opções de redes, que em al­  Engeredes
          gumas rotas estariam sobrepondo-se a ou­  A  Engeredes  -   Redes
          tras, gerando significativas reduções de pre­  Multimídia  S.A.  iniciou  a
          ços.                                operação comercial em outu­
                        AT&T                  bro de 1999, basicamente em
            No mercado brasileiro desde julho do ano   transporte, e no primeiro tri­
          passado,  quando  adquiriu  a  rede  da   mestre de 2001 passou a atu­
          Netstream, empresa da Promon, a AT&T  ar mais fortemente no merca­
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14