Page 4 - Telebrasil - Junho 2001
P. 4

Concessionárias  e  espelhos



          De  oiho  8JTJ novos  mercados






         As  concessionárias  de                   s concessionárias Telemar, Telefô­  cos levou a empresa a importá-los  até de
                                                                                 avião, e outros itens, como equipamentos
                                                   nica, Brasil Telecom, CTBC Tele­
         telefonia  fixa  e  as              A     com e Embratel investiram muito   de rádio, também tiveram que vir do exteri­
                                             no  ano  passado  e  mantiveram  nos  pri­  or. Ele admitiu que a alta do dólar terá al­
          respectivas  espelhos
                                             meiros  meses  do  ano  estes  investimen­  gum impacto na expansão das redes, mas
          expandiram  suas  redes  em        tos, mas uma avaliação mais rigorosa dos   bastante reduzido, pois os contratos já esta­
                                             recursos necessários a partir de dados não-   vam firmados antes da desvalorização do
          2000  e  2001,  não  apenas
                                             disponíveis meses atrás pode provocar uma   Real.  Em  2002,  o  ritmo  de  crescimento
          para  cumprir  as  suas  metas     reversão desta expansão. A desvalorização   deverá ser um terço do atual.
                                             da  moeda  brasileira em  2001,  a  crise  de   Ele destacou, entre os principais proble­
          de  universaLização,  fixadas
                                             energia e a perspectiva de um grande nú­  mas para expansão, as exigências feitas em
          pela  Anatei.  As  primeiras       mero de concorrentes em mercados já satu­  várias cidades, que cobram caro pelo direito
                                             rados de ofertas de serviços de telecomuni­  de passagem, e lembrou que em algumas
          buscam  antecipar  as  metas       cações, como o corporativo e o residencial   rodovias já não existem condições de insta­
          de  2003  para  ganharem  o         das camadas A e B, são itens que podem   lar mais fibras, já que os dutos estão ocupa­
                                              desestimular algumas operadoras.   dos por empresas concorrentes. ATelemar
          direito  de  atuar em  outros           Dobro  de  investimentos       tem operação e gerenciamento próprios da
                                               ATelemar criou uma diretoria específi­  rede, que utiliza cobre no acesso, o sistema
          mercados  a  partir do  ano  que
                                              ca para acompanhar o programa de anteci­  W LL como rede superposta, que atenderá
          vem,  enquanto  as  espelhos        pação  de  metas  da  empresa                também a telefonia móvel a ser
                                              que exigiu o dobro dos in­                       oferecida  a  partir  de
          Vésper,  GVT e  Intelig  têm
                                              vestimentos realizados                               2002, e fibra óptica
          orientado  a  expansão  das         no ano passado. O ge­                                   para  o  mercado
                                              rente de Planejamento                                   corporativo,  em
          redes  principalmente  em
                                              de   Investim entos,                                   clientes de médio
          função  de  resultados  de          Eduardo  Honório  da                                   e  grande  portes.
                                              Silva, observou que fo­                                No final  do  pri­
          mercado,  cumprindo                 ram  utilizados  todos  os                             meiro  trimestre

          evidentemente  as  metas            fornecedores e  que a adminis­                         deste ano, a Tele­
                                              tração de todo o processo foi feita pela              mar  possuía  985
          fixadas  com  a  agência            Telemar, com a holding definindo o pla­             mil quilômetros de fi­
                                              no estratégico e as administrações regi­          bra óptica instalados. Em
          reguladora,  que  não
                                              onais coordenando as operações.                 março de 2000, eram 784
          envolvem  universalização.           A falta de fibra óptica e de cabos metáli-    mil quilômetros de fibra.
   1   2   3   4   5   6   7   8   9