Page 4 - Telebrasil - Junho 2001
P. 4
Concessionárias e espelhos
De oiho 8JTJ novos mercados
As concessionárias de s concessionárias Telemar, Telefô cos levou a empresa a importá-los até de
avião, e outros itens, como equipamentos
nica, Brasil Telecom, CTBC Tele
telefonia fixa e as A com e Embratel investiram muito de rádio, também tiveram que vir do exteri
no ano passado e mantiveram nos pri or. Ele admitiu que a alta do dólar terá al
respectivas espelhos
meiros meses do ano estes investimen gum impacto na expansão das redes, mas
expandiram suas redes em tos, mas uma avaliação mais rigorosa dos bastante reduzido, pois os contratos já esta
recursos necessários a partir de dados não- vam firmados antes da desvalorização do
2000 e 2001, não apenas
disponíveis meses atrás pode provocar uma Real. Em 2002, o ritmo de crescimento
para cumprir as suas metas reversão desta expansão. A desvalorização deverá ser um terço do atual.
da moeda brasileira em 2001, a crise de Ele destacou, entre os principais proble
de universaLização, fixadas
energia e a perspectiva de um grande nú mas para expansão, as exigências feitas em
pela Anatei. As primeiras mero de concorrentes em mercados já satu várias cidades, que cobram caro pelo direito
rados de ofertas de serviços de telecomuni de passagem, e lembrou que em algumas
buscam antecipar as metas cações, como o corporativo e o residencial rodovias já não existem condições de insta
de 2003 para ganharem o das camadas A e B, são itens que podem lar mais fibras, já que os dutos estão ocupa
desestimular algumas operadoras. dos por empresas concorrentes. ATelemar
direito de atuar em outros Dobro de investimentos tem operação e gerenciamento próprios da
ATelemar criou uma diretoria específi rede, que utiliza cobre no acesso, o sistema
mercados a partir do ano que
ca para acompanhar o programa de anteci W LL como rede superposta, que atenderá
vem, enquanto as espelhos pação de metas da empresa também a telefonia móvel a ser
que exigiu o dobro dos in oferecida a partir de
Vésper, GVT e Intelig têm
vestimentos realizados 2002, e fibra óptica
orientado a expansão das no ano passado. O ge para o mercado
rente de Planejamento corporativo, em
redes principalmente em
de Investim entos, clientes de médio
função de resultados de Eduardo Honório da e grande portes.
Silva, observou que fo No final do pri
mercado, cumprindo ram utilizados todos os meiro trimestre
evidentemente as metas fornecedores e que a adminis deste ano, a Tele
tração de todo o processo foi feita pela mar possuía 985
fixadas com a agência Telemar, com a holding definindo o pla mil quilômetros de fi
no estratégico e as administrações regi bra óptica instalados. Em
reguladora, que não
onais coordenando as operações. março de 2000, eram 784
envolvem universalização. A falta de fibra óptica e de cabos metáli- mil quilômetros de fibra.