Page 39 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2001
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Pirelli lança novo
cabo para
O desafio de
qualquer operadora
é distribuir a
informação
individualizada
para milhares de
assinantes e
do miei Lios. Guerreiro, Adhemir da Guia, Laudálio e Casanova (D)
no estande da Pirelli
entro da relativa parada do mer Especial 3 9
j
D cado das telecomunicações, a - A Pirelli desenvolveu e está lançando Messano: nova ênfase
Pirelli procura novas soluções para
cabos de cobre de tecnologia madura, no mercado um cabo de cobre especial vol na qualidade das redes
tado para uso de ADSL. Ele permite utili
como o cabo para xDSL. O novo cabo zar todos os 25 pares com a eletrônica da receita; e a outra, para telecomunica
chega numa momento em que o merca ADSL, o que não acontece com cabos tra ções. Ambas estão sob a direção do econo TELEBRASIL/novembro-dezembro
do brasileiro ficou saturado com a impor dicionais ao se aumentar a taxa de trans mista Alberto Messano, diretor-superin
tação desmesurada de cabos de cobre missão -, observou Guido Spadari Casanova, tendente e diretor-geral da Pirelli Cabos e
tradicionais que permancem estocados. diretor da Divisão Telecomunicações Amé Sistemas, para a América Latina.
O desafio do acesso ao cliente é o da rica Latina da Pirelli Telecomunicações - Cumprida as metas de universaliza
“última milha”. E uma alusão à topologia Cabos e Sistemas do Brasil S.A. ção, a nova ênfase deve ser na qualidade
das redes com vias e anéis de comunica Distâncias de até seis quilômetros da das redes. Tecnologias como xDSL estão
ção, os backbones, que se ramificam capi central já foram testadas com o novo cabo esbarrando na qualidade das redes insta
larmente até o usuário final. ADSL, em condições de laboratório. Para ladas -, observou Alberto Messano. A
Diferentes tecnologias permitem ven aplicações corporativas, como para uso da Pirelli está em diálogo com a Anatei e com
cer essa “última milha”. Na área do sem fio, Internet, este cabo terá rápida aplicação. o Ministério do Desenvolvimento rumo a
existem os sistemas W LL [wireless local No Brasil, há cabos de cobre e papel, com financiamentos e incentivos para a reno
loop) e as comunicações multiponto por sa mais de 40 anos, em regiões com potenci vação de redes.
télites. Mas é a área de cabos e fibras - al para xD SL e que têm potencial para A Pirelli tem sua produção de cabos e fi
uma atividade em que a Pirelli lidera na serem substituídos. bras para telecomunicações totalmente
maioria das linhas - que responde por gran Quanto ao mercado óptico, acha Guido verticalizada, com unidade fabril em
de parte do acesso aos usuários. Casanova que ainda há muito backbone ^ ot Sorocaba, em São Paulo. Na Europa, a Pirelli
A fibra óptica tem capacidade, qua fazer. Um dos problemas atuais é a redu é líder em cabeamento estruturado e tem
se infinita, de transportar a inform a ção significativa de capitais para o mundo soluções de acesso para até 100 Mbit/s. Na
ção, bem maior que a dos fios de cobre. das telecomunicações. Sobre o festone, uma Argentina tem produção de coaxiais. Possui
Felizmente, a eletrônica veio em socor técnica de cabo submarino, sem repetidor a única produção completa de cabo O PG W
ro do cobre com técnicas denominadas submerso, há estudos em andamento no (iopenground wire) da América Latina.
xSD L (assimetrical digital subscriber Brasil, para novas aplicações. Mundialmente, o grupo Pirelli comprou
line) que aumentam significativamen- A organização da Pirelli Cabos acom a Olivetti. Esta detinha o controle acionário
te a capacidade dos fios em transpor panha o mercado. Uma das unidades é vol da Telecom Itália que, por sua vez, é majo
tar informação. tada para cabos de energia, gerando 65% ritária daTIM .