Page 39 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2001
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Pirelli lança novo


                                                     cabo  para


       O desafio de

       qualquer  operadora

       é distribuir a

      informação
       individualizada

       para milhares de

       assinantes e

       do miei Lios.                   Guerreiro,  Adhemir  da  Guia,  Laudálio  e  Casanova  (D)
                                        no  estande  da  Pirelli

             entro da relativa parada do mer­           Especial                                                    3 9
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        D    cado  das  telecomunicações,  a   - A  Pirelli desenvolveu e está lançando   Messano:  nova  ênfase
             Pirelli procura novas soluções para
       cabos  de  cobre  de  tecnologia  madura,   no mercado um cabo de cobre especial vol­  na  qualidade  das  redes
                                           tado para uso de ADSL. Ele permite utili­
       como o cabo para xDSL. O novo cabo   zar  todos  os  25  pares  com  a  eletrônica   da receita; e a outra, para telecomunica­
       chega numa momento em que o merca­  ADSL, o que não acontece com cabos tra­  ções. Ambas estão sob a direção do econo­  TELEBRASIL/novembro-dezembro
       do brasileiro ficou saturado com a impor­  dicionais ao se aumentar a taxa de trans­  mista Alberto Messano, diretor-superin­
       tação  desmesurada  de  cabos  de  cobre   missão -, observou Guido Spadari Casanova,   tendente e diretor-geral da Pirelli Cabos e
       tradicionais que permancem estocados.  diretor da Divisão Telecomunicações Amé­  Sistemas, para a América Latina.
         O desafio do acesso ao cliente é o da   rica  Latina  da  Pirelli Telecomunicações   -  Cumprida as  metas  de  universaliza­
       “última milha”. E uma alusão à topologia   Cabos e Sistemas do Brasil S.A.  ção,  a nova ênfase deve ser na qualidade
        das redes com vias e anéis de comunica­  Distâncias  de  até  seis  quilômetros  da   das redes. Tecnologias como xDSL estão
        ção, os backbones, que se ramificam capi­  central já foram testadas com o novo cabo   esbarrando na qualidade das redes insta­
        larmente até o usuário final.      ADSL, em condições de laboratório. Para   ladas  -,  observou  Alberto  Messano.  A
         Diferentes tecnologias permitem ven­  aplicações corporativas, como para uso da   Pirelli está em diálogo com a Anatei e com
        cer essa “última milha”. Na área do sem fio,   Internet, este cabo terá rápida aplicação.   o Ministério do Desenvolvimento rumo a
        existem  os  sistemas W LL [wireless local   No Brasil, há cabos de cobre e papel, com   financiamentos e incentivos para a reno­
        loop) e as comunicações multiponto por sa­  mais de 40 anos, em regiões com potenci­  vação de redes.
        télites.  Mas  é a área de cabos  e  fibras  -   al para xD SL  e  que  têm  potencial  para   A Pirelli tem sua produção de cabos e fi­
        uma atividade em que a Pirelli lidera na   serem  substituídos.        bras  para  telecomunicações  totalmente
        maioria das linhas - que responde por gran­  Quanto ao mercado óptico, acha Guido   verticalizada,  com  unidade  fabril  em
        de parte do acesso aos usuários.   Casanova que ainda há muito backbone ^ ot   Sorocaba, em São Paulo. Na Europa, a Pirelli
         A fibra óptica tem capacidade, qua­  fazer. Um dos problemas atuais é a redu­  é  líder em  cabeamento  estruturado  e  tem
        se infinita,  de transportar a inform a­  ção significativa de capitais para o mundo   soluções de acesso para até 100 Mbit/s. Na
        ção, bem maior que a dos fios de cobre.   das telecomunicações. Sobre o festone, uma   Argentina tem produção de coaxiais. Possui
        Felizmente, a eletrônica veio em socor­  técnica de cabo submarino, sem repetidor   a única produção completa de cabo O PG W
        ro do cobre com técnicas denominadas   submerso, há estudos em andamento no   (iopenground wire) da América Latina.
        xSD L  (assimetrical digital subscriber   Brasil, para novas aplicações.  Mundialmente, o grupo Pirelli comprou
        line) que aumentam significativamen-   A organização da Pirelli Cabos acom­  a Olivetti. Esta detinha o controle acionário
        te a capacidade dos fios em transpor­  panha o mercado. Uma das unidades é vol­  da Telecom Itália que, por sua vez, é majo­
        tar informação.                    tada para cabos de energia, gerando 65%  ritária daTIM .
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