Page 36 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2001
P. 36

Reconhecimento





                                e bons                                                     .

                                                            resultados






          Em  três  anos,  a  Telefónica  Celular  eliminou  a  fila  de  1,5  milhão  de  usuários  que

          ansiavam  por  um  aparelho  móvel,  melhorou  a  qualidade  dos  serviços,  lançou  novos
          produtos  e,  enfrentando  uma  operadora  aguerrida  da  Banda  B,  conseguiu  manter

          60%  do  mercado  e  vem  obtendo  bons  resultados  financeiros  em  2001,  depois  de

          vultosos  investimentos  realizados  na  expansão  de  sua  rede.


          E    ntre outros prêmios, a Telefónica   operadora já está se preparan­  Resultados  do  3.° trimestre  de  2001
                                             do para a migração ao Serviço
               Celular foi eleita a melhor em­
                                                                                    (Valores  em  R$  mil)
               presa  de  telecomunicações pela
                                             Móvel Pessoal, tendo instala­
          revista Exame em sua edição “Melho­  do novas centrais (as AXE, da   Receita  operacional  líquida  1.247.506
          res e Maiores de 2001”; e, no terceiro   Ericsson), para facilitar o ge­  Lucro  líquido  do  período  128.727
          trimestre deste ano, o seu lucro líqui­  renciamento  da  rede,  otimi­  Digitalização  (% )  89 ,8 %
          do foi  48,8% superior ao do mesmo   zando-a,  e  a  implantação  do   Linhas  celulares  em  serviço  (000)  2.862
          período do ano passado, atingindo RS   código de seleção de prestado­  N°  de  clientes  -   contrato  (000)  984
          127,8 milhões. Neste trimestre, a mar­  ra prevista no SMP.      N°  de  clientes  -   pré-pago  (000)  1.878
          gem EBITDA passou de 35,2% para      A  operadora vem  investin­
          37,8%, considerando o mesmo perío­  do  também  em  sistemas  que  aper­
          do de 2000; os ativos totais, que eram   feiçoem  suas operações  administra­  porativo, por ser mais  rentável e  se­
          de RS 2,181 bilhões em setembro do   tivas e financeiras.  Um exemplo é a   guro, já  que  a inadimplência  é  uma
          ano  passado, atingiram RS 2,742 bi­  aquisição da  ferramenta Adaytum e   outra  questão  preocupante  nos  ter­
          lhões 12 meses depois, representando   Planning,  que  foi  inicialmente  im­  minais com contrato, os pós-pagos.
          uma  expansão  de  25,8%;  e  o    plantada  na Telefónica  Celular  do   Para melhor atender este mercado,
          patrimônio  líquido,  neste  período,   Rio  Grande do  Sul,  mas  neste  mo­  a  operadora  firmou  acordos  com  a
          cresceu 73,9%, passando de RS  1 bi­  mento está operando também no Rio   Microsoft,  Compaq,  IBM,  Lotus,
          lhão para RS  1,751 milhão.        de Janeiro e Espírito Santo e na com­  Promon IP e Wiz Technologies; ne­
            Em  setembro  último,  a  empresa   panhia  que  atua  na  Bahia  e  em   gocia com a Palm;  e fez uma parce­
          contava com 2,862 milhões de celu­  Sergipe. Este investimento consumiu   ria com  a Hands  Mobile  Solutions,
          lares em serviço, dos quais 1,878 mi­  R$  200  mil  nas  três  empresas  celu­  que permitirá aos clientes corporati­
          lhão na modalidade pré-pago. O ní­  lares do Grupo Telefónica.         vos  acesso  a  sistemas  empresariais
          vel de digitalização era de 89,8% e a  De  olho  no  mercado  corporativo   como banco de dados, ERP e CRM
                                                     Para enfrentar a baixa ren­  com palmtops conectados a celulares
                                                    tabilidade  do  pré-pago,  que   da operadora.  Hoje, o mercado cor­
                                                    representa dois terços dos seus   porativo agora representa 15% do fa­
                                                    terminais, a Telefónica Celu­  turamento  da Telefónica  Celular  e
                                                    lar vem  adotando  uma  série   deve crescer na medida em que a ope­
                                                    de medidas e está investindo   radora amplie e diversifique a oferta
                                                    na conquista do mercado cor­  de soluções para as empresas.
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41