Page 36 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2001
P. 36
Reconhecimento
e bons .
resultados
Em três anos, a Telefónica Celular eliminou a fila de 1,5 milhão de usuários que
ansiavam por um aparelho móvel, melhorou a qualidade dos serviços, lançou novos
produtos e, enfrentando uma operadora aguerrida da Banda B, conseguiu manter
60% do mercado e vem obtendo bons resultados financeiros em 2001, depois de
vultosos investimentos realizados na expansão de sua rede.
E ntre outros prêmios, a Telefónica operadora já está se preparan Resultados do 3.° trimestre de 2001
do para a migração ao Serviço
Celular foi eleita a melhor em
(Valores em R$ mil)
presa de telecomunicações pela
Móvel Pessoal, tendo instala
revista Exame em sua edição “Melho do novas centrais (as AXE, da Receita operacional líquida 1.247.506
res e Maiores de 2001”; e, no terceiro Ericsson), para facilitar o ge Lucro líquido do período 128.727
trimestre deste ano, o seu lucro líqui renciamento da rede, otimi Digitalização (% ) 89 ,8 %
do foi 48,8% superior ao do mesmo zando-a, e a implantação do Linhas celulares em serviço (000) 2.862
período do ano passado, atingindo RS código de seleção de prestado N° de clientes - contrato (000) 984
127,8 milhões. Neste trimestre, a mar ra prevista no SMP. N° de clientes - pré-pago (000) 1.878
gem EBITDA passou de 35,2% para A operadora vem investin
37,8%, considerando o mesmo perío do também em sistemas que aper
do de 2000; os ativos totais, que eram feiçoem suas operações administra porativo, por ser mais rentável e se
de RS 2,181 bilhões em setembro do tivas e financeiras. Um exemplo é a guro, já que a inadimplência é uma
ano passado, atingiram RS 2,742 bi aquisição da ferramenta Adaytum e outra questão preocupante nos ter
lhões 12 meses depois, representando Planning, que foi inicialmente im minais com contrato, os pós-pagos.
uma expansão de 25,8%; e o plantada na Telefónica Celular do Para melhor atender este mercado,
patrimônio líquido, neste período, Rio Grande do Sul, mas neste mo a operadora firmou acordos com a
cresceu 73,9%, passando de RS 1 bi mento está operando também no Rio Microsoft, Compaq, IBM, Lotus,
lhão para RS 1,751 milhão. de Janeiro e Espírito Santo e na com Promon IP e Wiz Technologies; ne
Em setembro último, a empresa panhia que atua na Bahia e em gocia com a Palm; e fez uma parce
contava com 2,862 milhões de celu Sergipe. Este investimento consumiu ria com a Hands Mobile Solutions,
lares em serviço, dos quais 1,878 mi R$ 200 mil nas três empresas celu que permitirá aos clientes corporati
lhão na modalidade pré-pago. O ní lares do Grupo Telefónica. vos acesso a sistemas empresariais
vel de digitalização era de 89,8% e a De olho no mercado corporativo como banco de dados, ERP e CRM
Para enfrentar a baixa ren com palmtops conectados a celulares
tabilidade do pré-pago, que da operadora. Hoje, o mercado cor
representa dois terços dos seus porativo agora representa 15% do fa
terminais, a Telefónica Celu turamento da Telefónica Celular e
lar vem adotando uma série deve crescer na medida em que a ope
de medidas e está investindo radora amplie e diversifique a oferta
na conquista do mercado cor de soluções para as empresas.