Page 43 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2001
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TECNOLOGIA

        Nanotubetes e computação quântica



          Estudo da situação, disponi­  xos da melhoria continu­
        bilidade, confiabilidade, segu­  ada, da produção em massa
        rança e custo/benefício devem   e de sua adequação ao cliente.
        orientar a criação de um novo   A  invenção  e  a  tecnologia
        produto.  Parte-se  do  conceito   andam de mãos dadas. Agora,   ração quântica (nano-
        para  chegar  aos  materiais  que   o valor se  move  rumo  ao  pri­  lattices), aliados à microscopia
        vão fazer o produto e ao ferra-   meiro elo da cadeia de valores:   de tunelamento que faz um cer­
        mental necessário para colocá-   o capital intelectual. Na IBM,   cado em torno de duas partícu­  Fabio  Gandour,  da  IBM
        lo no mercado, explicou Fábio   a década de 70 foi para fabri­  las quânticas, devem permitir o
        Gandour,  gerente  de  Novas   car  com  precisão;  a  de  80   milagre. O carbono, sob forma   autodiagnóstico e a auto-repa­
        Tecnologias da IBM Brasil.  enfocou a qualidade; a de 90, o   de nanotubetes, deverá substi­  ração de falhas. A  Internet irá
          Produzir um invento em mas­  ERP (entreprise ressource plan­  tuir o silício na microeletrônica.  permear, cada vez mais, toda a
        s a -o  automóvel -  tornou Ford   ning) ou otimização dos recur­  Quanto ao armazenamento,   atividade humana.
        milionário. Adequar a produção   sos da empresa; e, atualmente,   8 Mbytes já cabem num espa­  Um desafio permanente será
        em massa ao cliente e continuar   a ênfase  é  no  relacionamento   ço que pode ser o de uma cha­  gerenciar o espaço e o tempo
        a melhoria do produto -  o W in-   com clientes (CRM).  ve. E só enfiar esta chave numa   das  comunicações eletrônicas
        dows  -   tornou  Bill  G ates   A  computação  quântica  se   fechadura e dados são transfe­  que lidam com pessoas e que   4 3
        trilionário.  O  enfoque agora é   aproxima.  Supercristais,  com   ridos. Uma mistura de hardwa­  precisarão receber a dose exa­
        partir da invenção, mmo aos ei-  articulações de rótula por alte-  re  e  software  vai  perm itir  o  ta de emoção.




          TECNOLOGIA                                                                                                TELEBRASIL/novembro-dezembro

           Elo virtual entre  Rio e Sampa



                                                              Rio de Janeiro, e lembrou que   é  um  mercado  que  movi­
                                                              a interação virtual é muito mais   menta  RS  45  milhões  no
                                                              que “substituir viagens’*.  Brasil. A boa aula eletrôni­
                                                               A  videoconferência  foi  es­  ca  deve balancear elemen­
                                                              tendida  a  Londres  (Inglater­  tos editoriais, pedagógicos e
                                                              ra), para diálogo com a Associ­  tecnológicos.
                                                              ação Européia de Universida­  Uma  mesa-redonda  so­
                                                              des  de  Ensino  à Distância;  a   bre  CRM   (customer relati-
                                                              uma  telebarraca  militar  no   onship managemeni) reuniu
                                                              Amazonas,  para  uma  endos-   especialistas  no  Rio  e  em
                         Tito  Ryff  (E)  destaca  a  importância  da  informação
                                                              copia;  ao  Arizona,  para  uma   São  Paulo  e  trato u   de
            O  Seminário Virtual Expo   A ligação de videoconferên­  palestra sobre redes integradas   marketing e da “fidelização”
          2001,  que  sucedeu  ao   cia,  com  equipam entos  da   para uso na medicina; e a Re­  de clientes. O enfoque deve
          Interact 2000,  marcou  três   Tandeberg  norueguesa,  utili­  cife, para uma aplicação junto   ser no cliente e não no pro­
          dias de interação eletrônica   zou linha discada e satélite. O   àjustiça.    duto. Ainda há muito o que
          entre auditórios completos -   seminário  enfocou  as  aplica­  O  ensino à distância é um   fazer no Brasil, onde há apli­
          palestrantes e platéias -, si­  ções  da  videoconferência  no   novo modelo de educação que,   cações sofisticadas de CRM ,
          tuados, respectivamente, na   ensino à distância, e-business e   hoje, ainda é uma mistura de   mas no qual o básico foi es-
          sede  do Jockey  Clube,  no   medicina virtual. Na abertura,   atividades  presenciais  -  alu­  quecido.  F reqüência  de
          Centro do Rio de Janeiro, e   José Grimberg, da Actio, sau­  no e professor em sala de aula   compra não é cliente fiel e o
          no Hotel Crowne Plaza, em   dou  Tito  Ryff,  secretário  de   -   e virtuais  pela  interligação   marketing no Brasil ainda é
          São Paulo.               Planejamento  do  Estado  do  de computadores distantes. Já  sinônimo de publicidade.
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