Page 17 - Telebrasil - Julho/Agosto 2001
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Conjuntura




                       revoluciona

       T I                            modo  de  fazer  negócios







       João  Carlos  Pinheiro  da  Fonseca

       A e-transformation é o              elem ento  menos  carac­                   partir  de  2000,  passou  a  se  con­
                                           terístico ,  os  ativos  de                centrar nas marcas.
       novo  modelo  corporativo           produção.                                           Internet
                                             -  A   parte  mais  valiosa                No centro da revolução dos ne­
       para  negócios.                     dos  tênis  Nike,  da  bebi­               gócios  situa-se  a  Internet,  que
                                           da gasosa C oca-C ola ou                   permite  a  interligação  de  redes  e
                                                                                      sistem as  e  cuja  introdução  no
                                           da  cadeia  de fa s t-fo o d
        O    uso  da  tecnologia  da  informação   M cD onald s  é  a  m arca         tinamente (vejaquadro). O  uso da
                                                                                      mercado corporativo se dá paula­
             (T I) explica a importância das mar­
                                            mundial desses produtos.
             cas e justifica por que grandes em­
       presas optam  por se desfazer de suas uni­  A   fabricação  e  até  a  co­  Magacho:  marca  é  vital  Internet nos negócios cresce com
       dades  fabris.                       m ercialização   desses                   novos processos sendo  automati­
         A  tecnologia  da  informação (T I)  -   in­  bens  são  terceirizadas,  utilizando  uma   zados.
       form ática  e  telecom unicações   in i­  rede de parceiros e de franquias, integra­  Empresas  dotadas  de  E R P   {entreprise
       cialmente utilizada para automatizar fun­  da  pela  tecnologia  da  informação  -   ex­  resource plan n in g) estão  prontas  para pas­
       ções isoladas, se estendeu para abranger o   plicou  Sérgio  M agacho,  da  PriceW ater-   sar  ao  e-com m erce -   o  uso  de  call centers
       relacionamento  da empresa com seus cli­  House  e  Coopers.             e  de  C R M   (custom er  relationship  m ana­
       entes  (e-com m erce),  forneced ores  (e -   Fenômeno  semelhante  ocor­          gem ent)  é  sintom ático  -   e
       procurem eni)  e  parceiros.  E   o  mundo  do   re  com   conglom erados  com o   para o e -business.
       bu sin ess-to-bu sin ess  ou  B 2 B .  Siemens,  Alcatel  ou  Ericsson.              Segundo  Gílsio  M artins,
         Numa empresa  tradicional, a base de­  Tais marcas estão se desfazendo           da  Intel,  observam-se  duas
       tém  os  ativos  da  produção,  a  que  se  su­  de  seus  ativos  manufatureiros   tendências  no  uso  de  com ­
       perpõe  a força de  trabalho, as atividades   para concentrarem forças no de­      putadores  nas  empresas.  O
                      de  m arketin g  e,  final­  senvolvimento  de  soluções  que       scale out  é a informática vol­
                      m en te,  a  m arca.  Na   o  mercado requer.                       tada  para  o  cliente  externo
                      nova  co rp o ra çã o ,  as   A   indústria  automobilística,       através  de  servidores fro n t-
   itaut              coisas  se  invertem.  No  de  1900  a  1950, produzia  tudo,       en d e  da  Internet. Já   o  scale
                                                                               Isabel  Lopes:
                      topo,  com o  elem ento   da  matéria  prima  ao  carro  aca­  roadshow  e  aplicações  up fortalece  a  retaguarda  da
        r             n e g ó cio ,  situ a -se   a   indústria  de  peças;  de  1970  a  2000,  se   de dados corporativos e sistema de backup.
                                            bado;  de  1950  a  1970,  criou  a
                                                                                          empresa, onde ficam bancos
                      m ais  im p o rta n te   do
                                            concentrou  na  montagem dos carros; e  a
                                                                                Am bos,  scales  up  e  out,  devidamente  in­
                      marca; e na base, como
                                                                                terligados.
               Tecnologia  da  informação  aplicada  a  negócios
                                                                                  Isabel Cristina Lopes, da Itautec, mos­
        Quem  usa  Internet?         Maioria  (63%)  dos  funcionários          trou como é possível implementar e acom­
         Uso  é  para  e-tearningl   Poucos  (20%)  funcionários                panhar pedidos, via Internet ( Trade)\ ofe­
        Como  empresas  usam  a  Internet?  Maioria  (91%)  para  uso  institucional   recer opções de pagamento, inclusive on­
                                     Poucas  (37%)  para  vendas
                                                                                lin e e em terminais (Paym ent Server); de­
                                     Poucas  (29%)  para  compras
                                                                                senvolver  lojas  virtuais  com  segurança,
                                     Muito  poucas  (18%)  para  portais
                                                                                usando  chave  de  40  ou  128  bit  (Shop); e
         ERP  é  básico  para  B2B?  Maioria  (69%)  acha
         Parceria  c/  concorrente?  Muitos  (46%)  não  fariam                 desenvolver conteúdo  e softw are para lo­
         Como  atendem  o  cliente?  Maioria  (71%)  pelo  telefone             jas  virtuais  e  portais  {Fram e  W ork).
                                     Metade  (48%)  com  e-mail                   Não é só a empresa privada que está ade­
                                     Poucas  (37%)  com  telemarketing          rindo  ao  e-business.  O   Governo  de  São
                                     Poucas  (35%)  via  Internet               Paulo  faz suas compras  utilizando  a bolsa
         Internet  reduz  custos?    Maioria  (65%)  não  viu  redução          eletrônica “Compras N et” e  surge  agora o
                                     Poucas  (12%)  reduziram  custos
                                                                                Projeto do Governo  Eletrônico 2002, que
                                     Poucas  (23%)  aumentaram  custos
                                                                                conta,  inclusive,  com  a  participação  da
       Fonte:  PriceWaterhouse  e  Coopers;  pesquisa junto  a  CEOs  e  CIOs  de  420  empresas  e   Anatei.
       30  bancos;  ERP  =  entreprise  resources  planning;  B2B  =  business  to  business.
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