Page 17 - Telebrasil - Julho/Agosto 2001
P. 17
Conjuntura
revoluciona
T I modo de fazer negócios
João Carlos Pinheiro da Fonseca
A e-transformation é o elem ento menos carac partir de 2000, passou a se con
terístico , os ativos de centrar nas marcas.
novo modelo corporativo produção. Internet
- A parte mais valiosa No centro da revolução dos ne
para negócios. dos tênis Nike, da bebi gócios situa-se a Internet, que
da gasosa C oca-C ola ou permite a interligação de redes e
sistem as e cuja introdução no
da cadeia de fa s t-fo o d
O uso da tecnologia da informação M cD onald s é a m arca tinamente (vejaquadro). O uso da
mercado corporativo se dá paula
(T I) explica a importância das mar
mundial desses produtos.
cas e justifica por que grandes em
presas optam por se desfazer de suas uni A fabricação e até a co Magacho: marca é vital Internet nos negócios cresce com
dades fabris. m ercialização desses novos processos sendo automati
A tecnologia da informação (T I) - in bens são terceirizadas, utilizando uma zados.
form ática e telecom unicações in i rede de parceiros e de franquias, integra Empresas dotadas de E R P {entreprise
cialmente utilizada para automatizar fun da pela tecnologia da informação - ex resource plan n in g) estão prontas para pas
ções isoladas, se estendeu para abranger o plicou Sérgio M agacho, da PriceW ater- sar ao e-com m erce - o uso de call centers
relacionamento da empresa com seus cli House e Coopers. e de C R M (custom er relationship m ana
entes (e-com m erce), forneced ores (e - Fenômeno semelhante ocor gem ent) é sintom ático - e
procurem eni) e parceiros. E o mundo do re com conglom erados com o para o e -business.
bu sin ess-to-bu sin ess ou B 2 B . Siemens, Alcatel ou Ericsson. Segundo Gílsio M artins,
Numa empresa tradicional, a base de Tais marcas estão se desfazendo da Intel, observam-se duas
tém os ativos da produção, a que se su de seus ativos manufatureiros tendências no uso de com
perpõe a força de trabalho, as atividades para concentrarem forças no de putadores nas empresas. O
de m arketin g e, final senvolvimento de soluções que scale out é a informática vol
m en te, a m arca. Na o mercado requer. tada para o cliente externo
nova co rp o ra çã o , as A indústria automobilística, através de servidores fro n t-
itaut coisas se invertem. No de 1900 a 1950, produzia tudo, en d e da Internet. Já o scale
Isabel Lopes:
topo, com o elem ento da matéria prima ao carro aca roadshow e aplicações up fortalece a retaguarda da
r n e g ó cio , situ a -se a indústria de peças; de 1970 a 2000, se de dados corporativos e sistema de backup.
bado; de 1950 a 1970, criou a
empresa, onde ficam bancos
m ais im p o rta n te do
concentrou na montagem dos carros; e a
Am bos, scales up e out, devidamente in
marca; e na base, como
terligados.
Tecnologia da informação aplicada a negócios
Isabel Cristina Lopes, da Itautec, mos
Quem usa Internet? Maioria (63%) dos funcionários trou como é possível implementar e acom
Uso é para e-tearningl Poucos (20%) funcionários panhar pedidos, via Internet ( Trade)\ ofe
Como empresas usam a Internet? Maioria (91%) para uso institucional recer opções de pagamento, inclusive on
Poucas (37%) para vendas
lin e e em terminais (Paym ent Server); de
Poucas (29%) para compras
senvolver lojas virtuais com segurança,
Muito poucas (18%) para portais
usando chave de 40 ou 128 bit (Shop); e
ERP é básico para B2B? Maioria (69%) acha
Parceria c/ concorrente? Muitos (46%) não fariam desenvolver conteúdo e softw are para lo
Como atendem o cliente? Maioria (71%) pelo telefone jas virtuais e portais {Fram e W ork).
Metade (48%) com e-mail Não é só a empresa privada que está ade
Poucas (37%) com telemarketing rindo ao e-business. O Governo de São
Poucas (35%) via Internet Paulo faz suas compras utilizando a bolsa
Internet reduz custos? Maioria (65%) não viu redução eletrônica “Compras N et” e surge agora o
Poucas (12%) reduziram custos
Projeto do Governo Eletrônico 2002, que
Poucas (23%) aumentaram custos
conta, inclusive, com a participação da
Fonte: PriceWaterhouse e Coopers; pesquisa junto a CEOs e CIOs de 420 empresas e Anatei.
30 bancos; ERP = entreprise resources planning; B2B = business to business.