Page 26 - Telebrasil - Março/Abril 2001
P. 26

Consultorias e telecom:



           “namoro”  promissor



          Auausto  Góes

          Antes  incipiente,  mercado  ganhou  impulso                             D   esde o fim do monopólio estatal, o
                                                                                       setor de consultoria passou a ter no
          após  a  privatização.  Consultores  buscam                                  ramo das telecomunicações um ex­
                                                                                  celente campo para expansão. Se até 1998
           novas  oportunidades  em  um  ambiente                                 o SistemaTelebrás e a Embratel funciona­
                                                                                  vam de forma quase auto-suficiente, o am­
          em  constante mutação.                                                  biente de competição e especialização fez
                                                                                  com que as novas operadoras buscassem,
                                                                                  cada vez mais, o auxílio especializado em
                                                                                  praticamente  todas  as  áreas  de  atuação.
                                                                                  Além  disso,  os  novos
                                                                                  investidores  europeus
                                                                                  e  norte-am ericanos
                                                                                  trouxeram consigo seus
                                                                                  hábitos  empresarias  e
                                                                                  parceiros globais, o que
                                                                                  ajudou  a  aumentar  o
                                                                                  papel  dos  consultores
                                                                                  no setor.
                                                                                    -  Há três anos, tele­
                                                                                  fonia não representava
                                                                                  nem 3% do nosso fatu­
                                                                                  ramento. Hoje, já supe­
                                                                                                       Dalpiaz,  do
                                                                                  rou  os  10%  -   atestou
                                                                                                       Yankee  Group:
                                                                                  Rogério Gollo, respon­  "aconselhamento
                                                                                  sável pela área de Tele­  estratégico  é
                                                                                                       promissor"
                                                                                  com  da  Price  Brasil.
                                                                                  Como a maioria dos entrevistados, o espe­
                                                                                  cialista evitou fornecer números absolutos.
                                                                                  “O primeiro boom de negócios em telecom
                                                                                  se deu logo após a privatização”, conta Pe­
                                                                                  dro Ribeiro, diretor de Telecom da Ernst 6c
                                                                                  Young.  Na  época,  boa
                                                                                  parte da estrutura esta­
                                                                                  tal herdada foi revista, e
                                                                                  os novos competidores -
                                                                                  operadoras da Banda B
                                                                                  e  empresas-espelho  -
                                                                                  tiveram de ser criados do
                                                                                  nada, em um curtíssimo
                                                                                  espaço  de  tempo.  De­
                                                                                  senvolvimento e expan­
                                                                                  são das redes, portanto,
                                                                                  era  o  foco  im ediato,
                                                                                  i-,  j                Ribeiro, da
                                                                                  Desde então, o merca-   c   '
                                                                                            ’          Ernst  &  Young:
                                                                                  do tende a ficar cada vez   operadoras
                                                                                  mais complexo, com cli-   de  olho  nas
                                                                                         i   i • r    _   ferramentas
                                                                                  entes  de  diferentes     ,
                                                                                                       operacionais
                                                                                                              Continua
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31