Page 22 - Telebrasil - Março/Abril 2001
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ção a 1999; e o de redes de acesso, com a        Agilent                os instaladores foram os principais com­
          empresa mantendo  expressiva participa­  A empresa registrou em 2000, no mer­  pradores  de  instrumentos  de  medição
          ção de mercado igualmente nas áreas ópti­  cado brasileiro de instrumentação, um cres-   para telecomunicações em 2000, mas as
          ca e de rede de dados. Cem por cento de­           cimento de 30% e pla-   operadoras celulares  devem  representar
          dicada à instrumentação para telecomuni­  m     w  neja repetir este cresci-  um bom mercado em 2001. Atentou que
          cações,  a  empresa lança  em  2001  novos   ^     mento este ano. O di-   as  operadoras-espelhos  representaram
          produtos,  principalmente para redes ópti­  x fo  \    "    retor Dario Akao infor-  cerca de  10% das vendas, considerando
          cas de alta velocidade em DW DM, novos   r ,.      ma que globalmente as  este  número  razoável já que  suas  redes
          analisadores  de  protocolos  e  para redes        vendas atingiram US$  são  novas,  encontram-se até o presente
          wireless, com forte enfoque em GSM. Atu­            10,8  bilhões  no  ano   dentro dos prazos de garantia dos forne­
          ará ainda na área de sistemas distribuídos         passado, superando em  cedores e são menores do que as das con­
          de medição e na avaliação da qualidade de                               cessionárias. Disse que as “espelhinhos”
          serviços  de  telecomunicações,  com uma   Akao,  da  Agilent  US$ 8,7 bilhões regis­  tendem a representar ainda menos, pelos
          nova  geração  de  testadores  para  SLA -    trados em 1999. Comentando o mercado   mesmos fatores.
          Service Levei Agreement.             local, ele acredita que a ampliação das re­      Ascom
                   AGC  GN  Nettest            des das espelhos  e “espelhinhos” influirá   A Ascom está apostando no novo merca­
            A AGC  GN  Nettest  é  resultante  da   positivamente nas encomendas deste ano,   do de instrumentos voltados  para GSM
          aquisição da AGC pela GN Nettest e o   ressaltando  também  a  antecipação  das       que  surge com  as  novas
          diretor comercial, Adérito F. de Souza,   metas das concessionárias fixas, o SMP e    operadoras celulares que
          destacou a  linha de produtos e a abran­  as novas tevês por assinatura.              irão utilizar esta tecnolo­
          gência global, lembrando que são 13 fá­  A Agilent oferece soluções para toda a       gia.  Segundo  o  diretor
          bricas em quatro países e que a unidade   cadeia de valor de telecomunicações, indo   Jean-LucTreff, a empre­
          brasileira será uma das quatro espalha­  de pesquisa e desenvolvimento,  a manu­      sa possui várias soluções
          das pelo mundo a contar com laboratório   fatura, instalação, operação e gerência. De   específicas  para  estas
          de desenvolvimento e teste. A razão so­  acordo com Akao, a empresa tem como es­      companhias e na Europa
                            cial  da  nova  em­  tratégia para 2001 estar focada no cliente     é um grande fornecedor
                                                                                    Treff,  da  Ascom
                            presa   é   GN     para entender suas  necessidades e poder         das  celulares  que  utili­
                            Nettest do  Brasil,   fornecer soluções adequadas. Lembra a li­  zam  GSM.  Acrescenta  que  o  mercado
                            mas a marca AGC    derança mundial da Agilent no setor, ci­  brasileiro  de  instrumentos  atravessa um
                            deverá ser utiliza­  tando que o segundo colocado teve um fa­  bom período desde 2000, quando as ope­
                            da por mais algum   turamento de US$ 1 bilhão.        radoras  fixas  passaram  a  investir  mais.
                            tem po  devido  à               Anritsu               Como ocorre com ffeqüência em multina­
                            sua penetração no   A Anritsu teve um bom ano em 2000 e   cionais, a Ascom não informou números
                            mercado brasileiro   espera para 2001 um crescimento de 25%   do mercado brasileiro, e Treff disse que o
                            de  instrum entos   sobre o ano passado. O presidente M ár­  faturamento global está na faixa dos US$
               Souza,  da  AGC  GN   de medição. Jonas   cio Mathias observou que a expansão re­  2 bilhões, 70% em telecomunicações.  O
                      Nettest  Trunk, proprietário   gistrada de  15% na receita foi resultante   número de empregados está na faixa de
          da AGC, assumiu a vice-presidência para              principalm ente  da  11 mil.
          a América  Latina  da  GN  Nettest.  Se­            maior  demanda  por        RD  Telecomunicações
          gundo  Souza,  a empresa teve em 2000                equipamentos volta­  A RD Telecomunicações, que fornece ins­
          uma boa performance e espera ampliá-   t             dos para fibras ópti­  trumentos há 10 anos, registrou ano pas­
          la ainda mais em 2001.0  principal mer­              cas, que mais do que   sado uma boa demanda e deve, no míni­
          cado ano passado foram os instaladores               dobrou, enquanto os   mo,  repetir este resultado em 2001.  De
          e para 2001 as novas operadoras celula­              para telefonia celular   acordo com o presidente da empresa, Ro-
          res  devem  demandar  muitos  equipa­                apresentaram  queda   ger Douek, as operadoras estão mais pre­
          mentos.  Ele ressaltou a disponibilidade             na faixa de 30%.  Na   ocupadas com qualidade e de olho no mer­
          de produtos para GSM.                 Mathias,  da  Anritsu   o p in iâ o   J e  Mathias,  cado corporativo, que exige serviços mais
                                                                                                              Continuo
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