Page 24 - Telebrasil - Março/Abril 2001
P. 24

eficientes.  D ouek   ças  Armadas  também  realizaram  várias
                            lembrou que os forne­  compras. Mattos enfatizou a disponibilida­
                            cedores  também  es­  de de muitos produtos para GSM, inclusi­
                            tão  adquirindo  mais   ve a oferta de treinamento nesta tecnologia.
                            equipam entos  de               Tektronix
                            medição, para melhor   A Tektronix,  segundo  o  diretor-geral,
                            avaliar os seus produ­  Mário Ramacciotti, teve um bom ano em
                            tos e serviços que ofe­           2000, com crescimento
                            recem para as opera­              superior a 9% nas ven­
             doras. As tevês por assinatura ainda não         das. Para 2001, conside­
             investem muito em medição, porém ofere­          ra as perspectivas do se­
             cem perspectivas para outros equipamen­          tor de telecomunicações
             tos que melhoram a qualidade de seus si­         promissoras, com as fixas
             nais. Comercializa produtos da Ameritech         antecipando suas metas
             e  desenvolveu  protocolos  de  sinalização      e  as  novas  operadoras
             para a rede brasileira.                Ramacciotti,   celulares em GSM, con­
                                                    da  Tektronix
                          Redex                               tudo  teme  que  a  desa­
             A Redex atua no segmento de instrumen­  celeração da economia nos EUA tenha im­
             tação há poucos anos e o diretor, Rodolfo   pactos sérios no Brasil. Se o quadro econô­
             Rocha, disse que 2000 foi o primeiro ano   mico  brasileiro  não  piorar,  Ramacciotti
             em que o mercado de instrumentação cres­  antevê que o segundo semestre deste ano
             ceu muito. Para 2001, ele prevê uma ex­  poderá ser muito bom e que a Tektronix
             pansão de 50% nas vendas, afirmando que   tem mantido a sua participação no merca­  Números  não-divulgados
             a competição entre as operadoras e as mul­  do de instrumentos no País, inclusive lide­
             tas aplicadas pela Anatei pelo descumpri-   rando em áreas importantes. Ele acredita   Empresa   Faturamento  em  US$  mil
             mento de metas de qualidade incentiva­  que  as  espelhos  e  “espelhinhos” vão  in­   1999  2000  2001
             ram as vendas. A terceirização dos servi­  vestir mais em instrumentos e que as tevês   Ascom  ND  ND  ND
                                                                                     Acterna         ND    ND    ND
             ços de  instalação  e              por assinatura são um bom mercado, de­  Anritsu     12500 14000 19000
             manutenção de  re­                 pendendo dos produtos que lhes são ofe­
                                                                                     AGC  GN  Nettest  ND  15000  ND
             des  pelas  operado­               recidos. Em sua opinião, existem clientes   Agilent  ND    ND    ND
             ras  gerou  ainda                  para  instrumentos genéricos,  ao  mesmo   Rhode  &  Schwarz  4000  5000  ND
             uma maior deman­                   tempo em que cresce a demanda por pro­  RD           ND    ND    ND
             da por treinamento                 dutos para aplicações específicas. As ope­  Telecomunicações
             no  uso  dos  instru­              radoras fixas e celulares dividiriam, igual­  Redex  ND   2000  2000
             mentos de medição.                 mente,  80% do faturamento da empresa   Tektronix    ND    ND    ND
             As  operadoras  fo­                em telecomunicações. TT              Fonte:  As  empresas
             ram  em  2000  as
                               Rocha,  da  Redex
             maiores comprado­
             ras, mas Rocha comentou que a tendência
             é  que  os  instaladores  predominem  em                 Principais  mercados
             2001. A empresa oferece produtos princi­
                                                  Empresa           Em  2000                 Em  2001
             palmente para redes  externas.
                     Rhode  & Schwarz             Ascom                                      Celulares  com  GSM
                                                  Acterna           Acesso,  fibras,  multimídia  Backbones  de  alta  velocidade,
               A Rhode & Schwarz teve um bom ano
                                                                                             redes  GSM
             em 2000 e espera um crescimento de 25%
                                                  Anritsu           Instaladores             Celulares  com  GSM
             em 2001.0  gerente de Vendas da Divisão
                                                  AGC  GN  Nettest  Instaladores             Celulares  com  GSM
             de Testes e Medição, Luis Felipe de M at­  Agilent
             tos, informou que as operadoras celulares   Rhode  &  Schwarz   Operadoras  celulares,  tevês   ND
             representaram 60% dos negócios da área e   RD  Telecomunicações  Operadoras,  fornecedores  Operadoras,  fornecedores
             as operadoras de tevê, cerca de  15%. Em   Redex       Operadoras  fixas        Instaladoras
             produtos  de  instrumentação  básica,  as              Operadoras  fixas  e  celulares  Operadoras  fixas  e  celulares
                                                  Fonte:  As  empresas
             instaladoras representaram 20% e as For-
             24-TelebrasiL/março-abril
   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29