Page 20 - Telebrasil - Março/Abril 2001
P. 20
Mercado em expansão
Luiz Vieira
medição faz com que a maioria tenha pro cas para medição em redes wireless e ana
Mesmo a entrada de
dutos voltados para esta tecnologia. lisadores DW DM com possibilidades de
novos competidores Os impactos da desaceleração da eco medição em IP etc.
nomia norte-americana sobre o setor bra Uma maior portabilidade e simplicida
não afetou os sileiro de instrumentação foram ressalta de de uso também foram ressaltadas pelos
dos pelo diretor da Tektronix, Mário Ra- fornecedores, observando que, hoje, ope
resultados das empresas macciotti, que prevê uma redução de ne rar um instrumento de medição moderno
gócios cujo grau dependerá da desacelera não difere muito de usar um PC ou um
que oferecem ção nos EUA que pode influir sobrema palmtop.
neira na economia do Brasil. Os outros for Acterna
instrumentos necedores enfatizaram as condições de Na Acterna, o mercado em 2000 esteve
expansão das telecomunicações. bastante ativo, “com uma clara recupera
de medição.
O mercado de instrumentos de medição ção em relação a 1999”, segundo o diretor
A concorrência entre apresentou em 2000 uma forte demanda de Marketing, Ednir Pelliciari, que desta
por parte das empresas instaladoras de re cou as áreas de acesso, “com a intensa im
operadoras e o des e de fornecedores de outros equipa plantação de serviços ADSL”, e a de fi
mentos. Para 2001, as companhias apos bras ópticas. Ele acres
acompanhamento da tam em muitas compras das operadoras, centou que as perspec
com destaque para as celulares; e na conti tivas para 2001 são ex
qualidade dos serviços nuidade das aquisições, num volume um tremamente otimistas,
pouco inferior, dos grandes clientes de principalm ente em
pela Anatei ajudaram 2000. O aumento da competição entre as backbones de alta velo
o crescimento das operadoras fixas e celulares, nestas últimas cidade e nas novas re
agravado com as operadoras que entra des GSM. As espe
vendas. rão em operação em 2002, mas lhos e “espelhinhos”
que farão aquisi não devem ter papel
Pelliciari, da Acterna
ções já este relevante para a em
s bons resultados obtidos pe ano, e o maior presa, pois têm redes não muito abrangen
O A natei da riférico em instrumentos, cobrindo áreas ou
las empresas de instrumen
acompanha
tes e devem realizar “um investimento pe
tação no ano 2000 devem
mento pela
se repetir este ano, embora al
grupos eventualmente ainda não equipa
qualidade dos
gumas acreditem que não
na mesma proporção serviços oferecidos dos”. A antecipação das metas das conces
sionárias fixas e a expansão dos serviços
Num mercado estima aos consumidores de alta velocidade devem contribuir bas
do em US$ 120 mi- são fatores destacados tante para a expansão das vendas, repe
lhões/ano, grande por vários executivos tindo o crescimento de 50% de 2000. “No
parte dos concorren entrevistados. vas tevês por assinatura e as ampliações
tes não divulgou nú Comentando as ten das existentes tendem representar uma
meros, mas assegurou ter cres dências tecnológicas dos parcela significativa no mercado”, estimou
cido em relação a 1999. Foram cônsul instrumentos, os fornece Pelliciari. Os principais segmentos cober
tadas nove empresas que atuam neste seg dores apontaram, principal tos pela empresa são o de redes de acesso,
mente que foi muito beneficiado pela an mente, a de integração, em um único ins redes de multimídia (redes de CATV tra
tecipação de metas das operadoras fixas e trumento, de várias funcionalidades antes dicionais e serviços digitais) e redes de
que aposta bastante em 2001 nas novas disponíveis isoladamente, dando como transporte, incluindo SDH e fibras ópti
operadoras celulares que irão operar com exemplo analisadores de protocolo cas. Em 2000, os segmentos de melhor
tecnologia GSM. A origem européia de multilayers e multi-interfaces, analisado desempenho foram o de multimídia, com
muitos fornecedores de instrumentos de res de espectro com capacidades específi um crescimento de mais de 100% em rela-
Continua