Page 38 - Telebrasil - Maio/Junho 1999
P. 38

Infra-Estrutura





















              H f r d s :



















                 u m   n o v o   p e r f i l




















               As mudanças nas telecomunicações brasileiras influenciam







                profundamente o segmento de torres, com reposicionamento de






                fabricantes,  operadoras  e  integradores.  Expectativas  de






                novos investimentos em telefonia celular, WLL, PCS, truncking e tevês







                por assinatura mobilizam o mercado.









                                                                                                                                                                                                                                                              Fábrica da Valmont, Uberaba - MG

                Augusto Góes









                                            segundo semestre de 1999 pro­                                                              deles devem pular fora quan­                                                                                                                               m anter  a  participação  no
                                                                                                                                                                                                                                                         Os

                                            mete dinamizar o mercado de                                                                do o mercado se estabilizar”,                                                                                                                              mercado. “Quem não desen­




   38                                       torres para telecomunicações.                                                              apostou Cosenza.                                                                               fornecedores                                                volver novas técnicas e me­


                  1 )epois de um início de ano marcado por                                                                                   A competição interna tam­                                                                                                                            lhores produtos está fadado
         maio-junho/99
                                                                                                                                                                                                                                                buscam
                 turbulências econômicas e adiamento dos                                                                               bém cresceu: os fornecedores                                                                                                                               a perder clientes”, sintetizou



                 investimentos, as empresas fabricantes e                                                                              estão tendo de encarar a con­                                                                        identificar                                           ( larlos Alberto Martins, ge­



                  instaladoras esperam a retomada das en­                                                                              corrência tias companhias ener­                                                                                                                            rente comercial da BrametflL



                 comendas  por  parte  de  operadoras  e                                                                               géticas,  que  passaram  a                                                                           formas  de                                                   Neste reposiciona-mento,



                  integradoras. Kntre os fatores que contri­                                                                           disponibilizar a infra-estrutu­                                                                                                                             novas empresas enxergaram
                                                                                                                                                                                                                                          atrair  bons                                            espaço para investir no setor.

                                                                                                                                        ra  de  suas  redes.  Geraldo
                  buem para o otimismo, estão as metas a
         Telebrasil   serem cumpridas pelas empresas-espelho,                                                                           Ourivio, superintendente da                                                                            negocios                                            vários anos atua no nicho de
                                                                                                                                                                                                                                                                    •
                                                                                                                                                                                                                                                             f
                                                                                                                                                                                                                                                                                                   E o caso da Valmont, que há


                                                                                                                                        Kverest, lembra que outra difi-_
                 a continuidade da guerra entre as Bandas
                                                                                                                                                                                                                                                                                                   •  •

                 A e  B  na  telefonia celular, o avanço do



                  trunckinge as possibilidades de negócios                                                                             cu Idade dos fornecedores está                                                                                                                              tmgaçao e recentemente ex­
                                                                                                                                        na política de aquisição: o mer­
                                                                                                                                                                                                                                                                                                   pandiu suas atividades para

                  decorrentes das novas concessões de te­                                                                               cado está comprando e pagando os  100%                                                                                as telecomunicações, inaugurando em ju­



                  vês  por assinatura. A partir do ano que                                                                              somente ao término das obras. “Esta prá­                                                                               nho uma fábrica em Uberaba (MG). Sem



                  vem, a  regularização do  PCS  (Personal                                                                              tica tem levado muitas empresas a fecha­                                                                               especificar clientes ou números de produ­



                  Communication Service) deverá trazer                                                                                  rem as portas e vem dificultando a sobre­                                                                              ção, o diretor Irineu de Freitas disse que a



                  mais demanda para torres e postes.                                                                                    vivência de outras”, observou.                                                                                        Valmont “já está oferecendo na praça tor­



                                    As boas perspectivas não impedem                                                                          Dentro  do  ambiente  surgido  após  a                                                                           res para telefonia celular, trunkinge mi­



                                            que o novo cenário também tra­                                                              desestatização, ganha expres-sividade o                                                                                croondas”. Freitas confia na experiência




                                               ga  desafios  para as empresas                                                            papel das integradoras: ainda em fase de                                                                              da empresa em galvanização de torres (a


                                                  do  setor.  Segundo  Luigi                                                            adaptação, os novos comandos das opera­                                                                                 m atriz  n o rte-am erican a  Valmont




                                                  Cosenza,  presidente  da                                                               doras privatizadas tendem a utilizar em­                                                                               Industries  é  a  maior galvanizadora dos



                                                   Metalpark, as multinacionais                                                          presas como Ericsson, NEC e Lucent na                                                                                  EUA) para conquistar clientes.



                                                  acabaram “trazendo” consigo                                                            hora de fazer suas encomendas. Com maior                                                                                     Em direção contrária, a Andrew, empre­



                                                   algumas  fabricantes  e                                                               experiência no mercado e muitas vezes ten­                                                                             sa que chegou a ter expressiva participa­



                                                   instaladoras de torres estran­                                                        do  contrato  com  várias  operadoras,  as                                                                             ção no mercado de torres, acabou afastan­



                                                   geiras. O executivo diz que a                                                         integradoras costumam ser eficazes na luta                                                                             do-se do segmento. Luís Sapucaia, geren­



                                              competição externa incomoda,                                                               para obter dos fornecedores maior volume                                                                               te de Marketing da empresa, explicou que



                                           mas não chega a ser ameaça para                                                               de produção, preços mais baixos e meno­                                                                                a fábrica da Andrew foi  fechada há dois



                                           o setor. “Os fornecedores estran­                                                              res prazos de entrega. Os fornecedores,                                                                               anos por ter capacidade de produção abai­



                                           geiros não estão adaptados às ca­                                                              submetidos  a  maior  pressão  e  com­                                                                                 xo do nível compensatório. Para Franklin



                                            racterísticas locais, principalmen­                                                           petitividade, estão sendo obrigados a re­                                                                              Cintra, gerente comercial da SCÀC, al­



                                            te na hora da instalação. Muitos                                                              dobrar o esforço para ampliar ou apenas                                                                                guns fornecedores tentaram associar-se a



                                                                                                                                                                                                                                                                 outras companhias para expandir a atua-
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43