Page 36 - Telebrasil - Maio/Junho 1999
P. 36
indo cm cada estado onde opera o da em Evolução da planta
presa telefônica local. Desta forma, no
Itens de desem penho 1995 1996 1997 1998
mes tradicionais como Telerj, Telemig, c o
Telebahia e Teleceará, entre outros, dei Terminais instalados (milhões) 5,6 6,4 % ‘ 7,5 o b
xaram de circular nas contas telefônicas Terminais em serviço (milhões) 5,1 5,7 6,6 7,8
de milhões de brasileiros.
TPs em serviço (mil) 162 186 229 266
Digitalização (%) 45 56 63 73
_ _ _ _ A u m e n t o d e p r o d u t i v i d a d e _ _ _
Pulsos registrados(bilhões) 26,1 25,8 25,8 26,9
No conjunto das quatro unidades de
negócios, cada um dos 24,2 mil emprega
M e r e n d o c o r p o r a t i v o
dos existentes no final de 1998 Internet; e a Rede Inteligente Integra
correspondia a 322 linhas em serv iço. A A Telemar implantou no final de da 0800.
expansão acentuada das linhas e a redu 1998 a sua Unidade de Negócios de Cli _ _ _ _ _ _ _ _ _ I n f a n d o _ _ _ _ _ _ _ _
ção do número de empregados contribuí entes Provedores e Corporativos para o
ram para este aumento de produtividade. atendimento a seus grandes clientes e A Telemar prevê que até setembro to
No final de 1997, os funcionários das 16 parceiros de forma dedicada e com o das as capitais e as principais cidades do
operadoras estatais somavam 34,4 mil e desenvolvimento de soluções específi eixo Rio de Janeiro - Belém estarão interli
os terminais em serviço eram 6,6 milhões, cas para as necessidades destas empre gadas pela Infovia que está sendo construída
o que resulta em 192 linhas por emprega sas. Os produtos e serviços ali ofereci com mais de 9 mil quilômetros de fibra
do. O aumento deste índice de produtivi dos vão do serviço telefônico fixo co óptica. Baseada em anéis ópticos
36
dade foi de 67,83% no ano passado. mutado com recursos adicionais, como regenerativos, ela possibilita a prestação de
maio-junho/99
Dirigentes da Telemar, como o presi caixa eletrônica de mensagens, fax vir serviços com redundância, minimizandoo
dente da Unidade Rio de Janeiro, Márcio tual, chamada em espera e transferên- risco de falhas. Até o final do ano, as redes
Rosa, confirmam que neste ano irão ocor cia temporária, a serv iços de comuni dos estados do Amazonas, Pará, Amapá e
rer demissões em algumas áreas que ain cação de dados cm f Roraima deverão estar interligadas, v ia sa
da não completaram o processo de unifi Para as empresas que desejam um télite, à Infovia da Telemar. *
cação. A possibilidade de contratações grande número de acessos em um mes Um dos principais problemas enfren
Telebrasil ou dinamizados é admitida por outros di mo endereço, a Telem ar instala o versidade de tecnologias existentes nas
para novos setores a serem implantados
tados no processo de unificação foi a di
Digitronco, com 30 linhas simultâneas
retores da operadora. Otávio Marques
num único enlace de 2 Mbps. Disca
16 operadoras. A Telemar pretende tra
Azevedo considera que a Telemar tem gem Direta ao Ramal e PABX virtual balhar com um leque mais reduzido de
como um de seus principais desafios são outros produtos para empresas. lis tecnologias de ponta, padronizando a
mudar a sua cultura interna, enraizada tão disponíveis também o Serviço de maior parte dos sistemas de informática
em alguns empregados, adaptando-a ao Linhas Dedicadas Digitais - SLDD -, e comunicações. Isto representará signi
ambiente compet i t ivo. com velocidades distintas e preço fixo, ficativa economia nos custos administra
?
E ressaltado que o programa de redução independente do volume de tráfego; a tivos e operacionais, racionalizando a
de custos e de otimização dos processos Rede Digital de Serviços Integrados - compra de equipamentos de sistemas c
operacionais, iniciado no final do ano, será RDSI -, que possibilita aplicações componentes e possibilitando, além dc
mantido e deve apresentar impactos signi como videoconferência, acesso simul uma seleção dos fornecedores, a criação
ficativos nos resultados da empresa, ele tâneo de telefonia e Internet, interco- de normas comuns de manutenção e se
vando a sua capacidade de competir, man nexão de redes locais, e outras; a comu gurança. Os melhores sistemas existen
ter e conquistar novos mercados. Negocia nicação via satélite VSAT, serviços IP tes estão sendo selecionados e implanta
ções com fomecedo- dos em todas as
elemar por regiões
* A
res ja conseguiram operadoras e os
reduzir compras de Unidade de Linhas em Linhas Linhas em Taxa de Receita diversos CP Ps
Negócio serviço digitais serviço p/ Penetração Líquida
RS 3 bilhões para consolidados cio
Milhões-% <%) empregado (%) R$ bi -%
RS 2,4 bilhões e dois. A redução
aguardam-se novas Norte-Nordeste 1,60-21 81 336 5,8 1-19 destes centros vi
reduções nos cus Nordcste-Leste 1,75-22 79 319 6,2 1,27-25 sa a diminuição
tos operacionais. MG-ES 2,28-29 73 351 12,6 1,53-30 de custos e dc ri>-
asseguraram os di- 2,17-28 61 cos operacional'-
% RJ 293 15,9 1,36—26
rigentes. - Yt MHMÜ ( L. V.)
'¦¦ir'*' W