Page 36 - Telebrasil - Maio/Junho 1999
P. 36

indo cm cada estado onde opera o da em­                                                                                                                                                                  Evolução da  planta



                 presa telefônica local.  Desta forma, no­


                                                                                                                                                                 Itens de desem penho                                                                           1995                       1996                     1997                     1998
                  mes  tradicionais como Telerj, Telemig,                                                                                                                                                                                                                                                                                         c    o




                 Telebahia e Teleceará, entre outros, dei­                                                                                                       Terminais instalados (milhões)                                                                    5,6                         6,4              % ‘  7,5                          o    b



                  xaram de circular nas contas telefônicas                                                                                                       Terminais em serviço (milhões)                                                                    5,1                         5,7                      6,6                    7,8



                  de milhões de brasileiros.
                                                                                                                                                                 TPs em serviço (mil)                                                                             162                          186                     229                    266




                                                                                                                                                                  Digitalização  (%)                                                                                45                         56                       63                     73
                   _ _ _ _ A u m e n t o   d e   p r o d u t i v i d a d e _ _ _



                                                                                                                                                                  Pulsos registrados(bilhões)                                                                    26,1                       25,8                     25,8                    26,9



                            No conjunto das quatro unidades de




                   negócios, cada um dos 24,2 mil emprega­

                                                                                                                                                               M e r e n d o   c o r p o r a t i v o
                   dos  existentes  no  final  de  1998                                                                                                                                                                                                            Internet; e a Rede Inteligente Integra­



                   correspondia a 322  linhas em  serv iço. A                                                                                       A  Telemar  implantou  no  final  de                                                                          da  0800.



                   expansão acentuada das linhas e a redu­                                                                                 1998 a sua Unidade de Negócios de Cli­                                                                                 _ _ _ _ _ _ _ _ _ I n f a n d o _ _ _ _ _ _ _ _



                   ção do número de empregados contribuí­                                                                                 entes Provedores e Corporativos para o



                   ram para este aumento de produtividade.                                                                                atendimento a seus grandes clientes e                                                                                             A Telemar prevê que até setembro to­



                   No final de  1997, os funcionários das  16                                                                              parceiros  de  forma  dedicada  e  com  o                                                                              das as capitais e as principais cidades do



                   operadoras estatais somavam  34,4  mil  e                                                                              desenvolvimento de soluções específi­                                                                                   eixo Rio de Janeiro -  Belém estarão interli­



                   os terminais em serviço eram 6,6 milhões,                                                                               cas para as necessidades destas empre­                                                                                 gadas pela Infovia que está sendo construída




                   o que resulta em  192 linhas por emprega­                                                                               sas. Os produtos e serviços ali ofereci­                                                                               com  mais  de  9  mil  quilômetros de fibra


                   do. O aumento deste índice de produtivi­                                                                                dos  vão  do  serviço  telefônico  fixo  co­                                                                           óptica.  Baseada  em  anéis  ópticos

    36

                   dade foi de 67,83% no ano passado.                                                                                      mutado com recursos adicionais, como                                                                                   regenerativos, ela possibilita a prestação de

          maio-junho/99
                             Dirigentes da Telemar, como o presi­                                                                         caixa eletrônica de mensagens, fax vir­                                                                                 serviços com redundância, minimizandoo



                   dente da Unidade Rio de Janeiro, Márcio                                                                                 tual, chamada em espera e transferên-                                                                                  risco de falhas. Até o final do ano, as redes



                    Rosa, confirmam que neste ano irão ocor­                                                                               cia  temporária,  a  serv iços  de  comuni­                                                                            dos estados do Amazonas,  Pará, Amapá e



                    rer demissões em algumas áreas que ain­                                                                                cação de dados cm                                                                                          f            Roraima deverão estar interligadas, v ia sa­



                   da não completaram o processo de unifi­                                                                                          Para as empresas  que  desejam  um                                                                             télite, à Infovia da Telemar.                                                                         *



                   cação.  A  possibilidade  de  contratações                                                                             grande número de acessos em um mes­                                                                                                Um dos principais problemas enfren­
          Telebrasil   ou dinamizados é admitida por outros di­                                                                            mo  endereço,  a  Telem ar  instala  o                                                                                 versidade de tecnologias existentes nas

                    para novos setores a serem implantados
                                                                                                                                                                                                                                                                   tados no processo de unificação foi a di­



                                                                                                                                           Digitronco, com 30 linhas simultâneas



                    retores  da  operadora.  Otávio  Marques
                                                                                                                                           num  único  enlace  de  2  Mbps.  Disca­
                                                                                                                                                                                                                                                                   16 operadoras. A Telemar pretende tra­

                   Azevedo considera  que  a Telemar  tem                                                                                  gem  Direta  ao  Ramal  e  PABX  virtual                                                                                balhar com  um  leque  mais  reduzido de



                   como  um  de  seus  principais  desafios                                                                                são outros produtos para empresas. lis­                                                                                tecnologias  de  ponta,  padronizando a



                    mudar a  sua  cultura  interna,  enraizada                                                                             tão  disponíveis  também  o  Serviço  de                                                                                maior parte dos sistemas de informática



                   em alguns empregados, adaptando-a ao                                                                                    Linhas Dedicadas Digitais -  SLDD -,                                                                                    e comunicações. Isto representará signi­



                   ambiente compet i t ivo.                                                                                                com velocidades distintas e preço fixo,                                                                                 ficativa economia nos custos administra­
                               ?

                             E ressaltado que o programa de redução                                                                        independente do volume de tráfego; a                                                                                    tivos  e  operacionais,  racionalizando a



                   de custos e  de otimização dos processos                                                                                Rede Digital de Serviços  Integrados -                                                                                  compra de equipamentos de sistemas c



                   operacionais, iniciado no final do ano, será                                                                            RDSI  -,  que  possibilita  aplicações                                                                                  componentes e  possibilitando, além dc




                    mantido e deve apresentar impactos signi­                                                                              como videoconferência, acesso simul­                                                                                    uma seleção dos fornecedores, a criação



                    ficativos  nos resultados da empresa, ele­                                                                             tâneo de telefonia e Internet, interco-                                                                                 de normas comuns de manutenção e se­



                   vando a sua capacidade de competir, man­                                                                                nexão de redes locais, e outras; a comu­                                                                                gurança. Os melhores sistemas existen­



                    ter e conquistar novos mercados. Negocia­                                                                              nicação  via  satélite VSAT,  serviços  IP                                                                              tes estão sendo selecionados e implanta­



                    ções com fomecedo-                                                                                                                                                                                                                                                                                               dos em  todas as

                                                                                                                                                                elemar  por  regiões
                               *  A
                    res  ja conseguiram                                                                                                                                                                                                                                                                                              operadoras  e  os


                    reduzir compras de                                                Unidade  de                                      Linhas  em                                   Linhas                     Linhas  em                                  Taxa  de                                 Receita                          diversos  CP Ps

                                                                                           Negócio                                             serviço                             digitais                          serviço  p/                         Penetração                                 Líquida
                    RS  3  bilhões  para                                                                                                                                                                                                                                                                                            consolidados cio

                                                                                                                                           Milhões-%                                    <%)                     empregado                                        (%)                                R$  bi  -%
                    RS  2,4  bilhões  e                                                                                                                                                                                                                                                                                             dois.  A  redução



                    aguardam-se novas                                              Norte-Nordeste                                         1,60-21                                        81                             336                                      5,8                                        1-19                    destes centros vi­



                    reduções  nos  cus­                                             Nordcste-Leste                                        1,75-22                                        79                             319                                      6,2                              1,27-25                           sa  a  diminuição



                    tos  operacionais.                                             MG-ES                                                  2,28-29                                        73                             351                                   12,6                                1,53-30                           de custos e dc ri>-



                    asseguraram os di-                                                                                                    2,17-28                                       61                                                                                                                                          cos operacional'-
                       %                                                            RJ                                                                                                                                  293                                   15,9                                1,36—26

                     rigentes.                                                                                                                        - Yt                                                                                                                                                MHMÜ  ( L. V.)


                                                                                                                                                                                                                                                                                                         '¦¦ir'*' W
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41