Page 34 - Telebrasil - Julho/Agosto 1998
P. 34

S e r v i ç o s   d e   p r i m e i r o   m u n d o











                                                                                                                Ana O liva





            B a n c o s  d e  varejo inveslcm  em                                         nosso dia-a-dia. avancem muito mais:                                        e o banco virtual, cujo crescimento SUr


            t e c n o l o g i a  do inform ática e de                                     primeiro porque os meios eletrónicos re­                                    preende o setor.  Dos  42  milhões de


            telecom unicações eseduzem  os                                                duzem os custos para bancos e clientes;                                     correntistas, 2.5 milhões utilizaram o
                                                                                          segundo, porque o cliente quer facilida­                                    banco virtual, contia pouco naaisqi»600
            clientes com  o atendim ento
                                                                                           de e conveniência. "Quem não investir                                      mil em 1995.1 louve um avanço !eaM>
            eletrónico, jm rm eio  do hoimvodice
                                                                                           em automação. perderá es|x»ço". avisam                                     lógico muito grande de 1 9 9 6  para 1997
            banking via  Internet.  O  uso da
                                                                                           os especialistas no assunto.                                               Enquanto 0  mercado mundial de pmdu

            tecnologia com o fa to r de negocias,
                                                                                                     Diante da disputa acirrada, os ban­                              tos e serviços de informáticae lelet oniu-
            um a tendência seguida jyortodo
                                                                                           cos estão criando redes de informática e                                   nicações cresce 8% ao ano, a iiulústria

            o m ercado financeiro, fo i a tônica                                           de telecomunicações que agregam valor                                      eletro-eletiôniui brasileira em 1996a».


            do V IU  Congresso Internacional de                                            ao negócio e permitem ampliar a oferta                                     ceu 17%. comparando os R$6,3 bilhões


            Autom ação Bancária (CIAli'98),                                                de produtos e serviços. Em 1997. os in­                                    de 1995 com os RS 8 bilhões de 1 9 9 6 .


            a g o n i z a d o  anualm ente                                                 vestimento em automação somaram RS                                                   Nesse mesmo quadro, deslaca-seo


            pela R Jira lxm .                                                               1.8 bilhão e deverão atingir RS 2 bilhões                                 crescimento de 6oo em automação, 17°,

                                                                                           neste ano. "O nosso sistema financeiro é                                    em informática e 48% em equipamen­


                          unca foi tão fácil  "ir" ao banco                                um dos mais avançados do mundo, pelos                                       tos de telecomunicações. Em 1997, fo-
             M            sem sair de casa on do escritório,                               agilidade e segurança com que são trans­
                                                                                           volumes de recursos que ele trata epela

                          como nos dias de hoje! Graças à


                                                                                           feridos e movimentados nas redes de
                          acelerada automação bancária,
                                                                                           bancos", frisou Adilson Herrero. diretor
                          boa parcela da população brasileira já

             ciesfruta de comodidades comuns aos ci­                                       setorial de automação bancária e coor­                                                      aralelamente ao Congresso, a


             dadãos  do primeiro mundo. Dez anos                                           denador do VIIICIAB.                                                             P          oitava edição da Exposição de

             aliás, o hom ebanking e o uso de cartões                                                                                                                                  Equipamentos e Serviços de
                                                                                                                                                                           Automação Bancária pode abrigar
             de débitos nos pontos de vendas (locali­                                       BANCO VIRTUAL  De acordo com in­
                                                                                                                                                                           neste ano um número liem maior de
             zados em supermercados, magazines e                                            formações oficiais da Febraban,  54 mi­
                                                                                                                                                                           expositores. Algumas empresas eseus
             lojas de departamentos) pareciam coi­                                          lhões de clientes utilizaram  cartões de
                                                                                                                                                                           produtos se destacaram durante a fei­
             sas de filmes de ficção científica.                                           débitos em 1997. A média mensal de tran­
                                                                                                                                                                           ra. A NCR conhecida como líder mun­
                       Há, jxilo menos, duas fortes razões                                  sações chegou a RS 475 milhões. Mas o
                                                                                                                                                                           dial no segmento de auto-atendimen­
             para que esses recursos, já enraizados no                                     grande ponto de mudança nesse cenário
                                                                                                                                                                           to. apresentou ATMs (caixa automáti­


                                                                                                                                                                           co) ria família PersonaS. que podam

                                                                                                                                                                           efetuar saques, dejxísitos. pagamentos,

                                                                                                                                                                           extratos, imprimirem modo gráfico e


                                                                                                                                                                           dispensar cupons, tikets e selos. A no­

                                                                                                                                                                           vidade da Cisco loi 0  On-UneBanking


                                                                                                                                                                           Solution desenvolvido em pan em*

                                                                                                                                                                           com Microsoft e Módulo. 1 rata-se


                                                                                                                                                                           uma solução baseada em

                                                                                                                                                                           lura de rede, plataforma d                            e       '

                                                                                                                                                                           mecanismos de segurança eaplit a >v

                                                                                                                                                                           para disponibilizar informações  > ^




                                                                                                                                                                           cárias  aos  clientes como 0  l 0 , w
                                                                                                                                                                           banking. P C  bancking. Interne


                                                                                                                                                                           demais transaipes on-line.


                                                                                                                                                                                     A Eurosoíl, empresaes|ieçlíl  ‘

                                                                                                                                                                           da em comunicação eletrônica ^


                                                                                                                                                                           para 0  mercado financeiro 0   -1  —1
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39