Page 14 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1996
P. 14

listas, observa que “anunciantes e usu­                                                                                  rias e preparando-se para lançar novos                                                                                       tem  uma tiragem  bienal de 2 milhões.



       ários terão muito mais alternativas” e                                                                                   produtos impressos.                                                                                                          Servindo  para  22%  de  todos os assi­


       que,  “na  verdade,  eles  determinarão                                                                                        A Oesp Gráfica, do Grupo O Estado                                                                                      nantes de telefone do país,  as listas da



       quem ganha e quem perde neste cená­                                                                                      de  Sào  Paulo,  atende  as  operadoras                                                                                      Oesp, principalmente as de Sào Paulo,



        rio.  Ganhará quem  melhor entender e                                                                                   Telesp,  nas  cidades  de  Sào  Paulo  e                                                                                     respondem por mais de 35% da receita



        atender as necessidades de informações                                                                                  Guarulhos, e Telerj, cm todo o interior                                                                                      publicitário  do  setor.  O  gerente de



        destes clientes \ Segundo ele, “por isso,                                                                               do  estado.  Para  a  primeira  sào  edita­                                                                                  marketing  da  empresa,  José  Carlos


        a  Listei  está  investindo  em  pesquisas                                                                              das cerca de  12  listas anuais e para a                                                                                     Ribeiro  Couto  Gonçalves, afirma que



        de mercado, melhorando continuamen­                                                                                     segunda nove  listas, com  um  total  de                                                                                    a  abertura  das  telecomunicações no



        te os produtos existentes, incentivando                                                                                 cinco  milhões de exemplares/ano.  As                                                                                        Brasil já está se refletindo no mercado


        o seu através de campanhas publicitá­                                                                                    listas  de  endereço  da  capital  paulista                                                                                de listas telefônicas e que as mudanças



                                                                                                                                                                                                                                                            são  inevitáveis.  Destaca que a expan­



                                                                                                                                                                                                                                                            são da rede de telefonia é uma daspnn-



           Editora                      Operadoras atendidas                                       Regiões                        Listas por                     Tiragem                        Maiores                                                     cipais,  lembrando  que a  Telesp prevê



                                                                                                                                   operadora                      Total                           Listas                                                    para  o  ano  2000,  dez milhões deter­


                                                                                                                                                                                                                                                            minais instalados, sendo 50% na capi­



           Editei                       Telepar                                                    PR -c/i                               7                       3.000.000                     (                                                            tal.  “O primeiro reflexo da ampliação


                                         Sercomtel                                                 PR-i                                  1                                                      (450.000)                                                   da  rede  está  nos  custos,  pois será ne­



                                         Telebahia                                                 BA-c/i                                6                                                                                                                  cessário aumentar a tiragem das listas".


                                         Telasa                                                    AL  -c/i                               1                                                                                                                 Para compensar este aumento, a Oesp



                                         Telergipe                                                 SE  - c/i                              1
                                                                                                                                                                                                                                                            lançará listas segmentadas por regiões



                                                                                                                                                                                                                                                            da capital, visando uma racionalização
            Listei                       Telesp                                                    SP-i                                17                         12.550.000                     Porto Alegre



                                         CRT                                                       RS • c/i                            11                                                       Brasília                                                    da distribuição. As listas a serem utili­


                                         Telesc                                                    SC - c/i                              4                                                      ABC - SP                                                    zadas  em  1997,  e  que já  estào sendo



                                         Telems                                                    MS-c/i                                2                                                      Campinas - SP                                               distribuídas, dividem a capital paulista


                                         Telebrasília                                              DF                                     4                                                      Recite                                                     em sete regiões. Gonçalves lembra que



                                         Telegoiás                                                 GO - c/i                              2                                                        Fortaleza                                                 a segmentação por regiões  “é uma ten­


                                         Telemat                                                   MT - c/i                               2                                                       Goiama                                                    dência mundial para suportar o cresci­



                                         Teleacre                                                  AC • c/i                               2                                                       Norte de SC                                                mento  da  rede  telefônica”  , acrescen­


                                         Teleron                                                    RD-c/i                                2                                                       Campo Grande •MS                                           tando que sem ela todos os assinantes



                                         Telaima                                                    RO • c/i                               1                                                      Manaus                                                     teriam que receber oito volumes de ca­


                                         Telamazon                                                  AM - c/i                              2                                                                                                                  tálogos,  muitos  dos  quais  nunca seri­



                                         Teleamapá                                                  AP-c/i                                1                                                                                                                  am consultados.


                                         Telepará                                                   PA-c/i                                4                                                                                                                        O gerente de marketing da Oesp Grá­



                                         Telma                                                      MA - c/i                              2                                                                                                                  fica  diz  que  a  abertura  das “tcles" no


                                         Telepisa                                                   PI- C/l                               2
                                                                                                                                                                                                                                                             Brasil  também  irá  se  refletir  na glo­
                                         Telpa                                                      PB - c/i                              3
                                                                                                                                                                                                                                                             balização do mercado de listas, que, a

                                          Teleceará                                                 CE - c/i                              4
                                                                                                                                                                                                                                                             exemplo do mercado de telecomunica­

                                         Telpe                                                      PE - c/i                              5
                                                                                                                                                                                                                                                             ções,  terá  outros concorrentes.  Prevê
                                         Telern                                                     RN -c/i                               5

                                                                                                                                                                                                                                                             que as operadoras estrangeiras, a exem­
                                         CTMR                                                       RS-i                                   1

                                                                                                                                                                                                                                                              plo do que acontece lá fora. estarão fa­
                                          CTBC                                                      SP-i                                  8

                                                                                                                                                                                                                                                              zendo  guias  eletrônicos,  dividindo o




           Telelistas                    Telerj                                                     RJ-c                                  5                        3.600.000                          Rio de Janeiro                                          mercado.


                                                                                                                                                                                                                                                                    A  G ui atei  é  a  editora  oficial  da
                                                                                                                                                                                                       (1.200.000 cias)
                                                                                                                                                                                                                                                              Telemig  e  edita  41  listas  em  Minas




           Guiatel                        Telemig                                                   MG - c e i                          41                         3.500.000                            Belo Horizonte                                        Gerais, sendo duas  na capital, cobrin­


                                                                                                                                                                                                                                                              do  lodo  o  estado,  exceto  a  região do
                                                                                                                                                                                                       (600.000 ass)

                                                                                                                                                                                                                                                              Triângulo  Mineiro,  com  uma tiragem


           EPIL                         Telesp                                                      SP-i                                12                         1.400.000                             Rib.Preto                                            anual  de  3.500.000  exemplares. José



                                         Ceterp                                                     R.Preto-SP                             1                                                                                                                  Antonio  Alves da  Rocha Coellho. ge­
                                                                                                                                                                                                         Sorocaba

                                                                                                                                                                                                                                                              rente de  marketing da editora, lembra


           OESP                          Telesp                                                     S P - c e i                         12                         5.000.0000                            São Paulo                                            que a  globalização,  a  privatização e a



                                         Telerj                                                     RJ-i                                   9                                                                                                                  estabilidade econômica sào “transfor­




                                                                                                                                                                                                                                                               mações que deixam o país mais com­

          6 editoras                    30 operadoras                                                                                 184                          29.050.000                                                                                  petitivo e moderno" e que “como não




                                                                                                                                                                                                                                                              poderia deixar de ser. o setor de listas



          c • capital / i • interior / c/i - capital e interior                                                                                                                                                                                               telefônicas  também  foi  atingido por


          O  - a cada dois anos as listas de endereço aumentam esta tiragem em mais 2.000.000                                                                                                                                                                 estas  transformações".  Cauteloso, diz



                                                                                                                                                                                                                                                              que “a privatização do setor de teleco-
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19