Page 16 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1996
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municações merece um pouco mais de                                                                                      cialmente  a  menos  rentável  publi-                                                                                        novos produtos que poderão ser lança­



          reflexão e análise", mas admite não ter                                                                                 citariamente e é encarada pela empre­                                                                                        dos  em  um  novo  ambiente de com­


          dúvidas “de que é um processo de gran­                                                                                  sa  como  um  compromisso  assumido                                                                                          petitividade".  A Oesp defende modifi­



          de  importância para o  Brasil.  Poden­                                                                                 com  a  operadora,  que  oficializa  em                                                                                      cações na exigência contratual das ope­



          do,  inclusive, gerar novas oportunida­                                                                                 compensação a sua lista de classi (Iça­                                                                                      radoras de uma lista de endereços, que



          des de negócios para o setor".                                                                                          das.  O  empresário  comenta  que  não                                                                                       vem  proporcionando  um  prejuízo da


                A  EP1L.  Editora  Pesquisa  e  Indús­                                                                            teme a concorrência de outras listas de                                                                                     ordem  de  30%,  pois custa  RS  17 mi­



          tria  Ltda.  fornece  cerca  de  13  listas,                                                                            “classificadas”,  conforme  propõe  a                                                                                       lhões  e  não  fatura  nem  a  metade em



          sendo  12  para a Telesp e uma para a                                                                                   ABL, pois hoje já enfrenta duas  listas                                                                                     publicidade.



          Ceterp, de Ribeirão Preto, SP, e cobre                                                                                  não oficiais no município do Rio de Ja­                                                                                           A  Editei  faturou  R$ 35 milhões em


          70% do interior do estado de São Pau­                                                                                   neiro, cujas editoras não são obrigadas,                                                                                     1994,  RS 38 milhões no ano passadoe



          lo,  atingindo  518  cidades.  A gerente                                                                                como a Telelistas, a  fornecer  19% de                                                                                      deve fechar  1996 com RS 41  milhões,



          de marketing da empresa, Ester Braga                                                                                    seu  faturamento  para  a  operadora.  A                                                                                    prevendo um crescimento de apenas 5%


          Barcelos Gandara,  vê como positivo o                                                                                   Telelistas  defende  apenas  condições                                                                                     para  o  ano  que vem.  O  presidente da



          processo de transformação do setor de                                                                                   iguais para competir com estas outras                                                                                      empresa,  Ronaldo  Roberto Machado,



          telecomunicações  no  Brasil,  “desde                                                                                   listas de “classificadas”.  As  listas de                                                                                  afirma que todas as empresas do setor


          que não traga verticalização das ativi­                                                                                 assinantes  representam  no  máximo                                                                                        operaram no vermelho ou no pomo de



          dades e  negócios das concessionárias                                                                                    15% do faturamento da empresa.                                                                                            equilíbrio  entre  85  e  93  e que coma



          e que o cadastro de assinantes se torne                                                                                                                                                                                                            estabilização  da  moeda  trazida pelo


           uma informação disponível a qualquer                                                                                   Expansão  mais  moderada                                                                                                   plano  real  a  lucratividade da empresa



           interessado”.                                                                                                          O mercado de listas telefônicas está em                                                                                    pulou de 4% para  12%.



                                                                                                                                                                        expansão  e  dois  fatores                                                                 A Telelistas,  fundada em 94. quan­



                                                                                                                                                                        estão  determinando  este                                                            do editou unia lista de emergência para



                                                                                                 A ABL defende o fim                                                    crescimento. O primeiro                                                              suprir o  mercado carioca, que nos 12



                                                                                                 do monopólio das                                                       deles  é a estabilidade da                                                           anos anteriores não contava com uma


                                                                                                                                                                        economia, que tem incen­                                                              lista telefônica,  também vem registran­
                                                                                                 operadoras nas listas


                                                                                                                                                                         tivado um maior número                                                              do  faturamento crescente, obtendo RS
                                                                                                  “classificadas ”, já  que

                                                                                                                                                                        de anunciantes a partici­                                                             15  milhões em 95, cerca de RS 25 mi­
                                                                                                 as editoras oficiais

                                                                                                                                                                         par das listas “classifica­                                                          lhões  este  ano  e  prevendo  RS 35 mi­

                                                                                                 pagam um percentual
                                                                                                                                                                        das”, e o segundo a reto­                                                             lhões para 97.

                                                                                                 expressivo de sou
                                                                                                                                                                         mada  de  investimentos                                                                    O  sócio  Milton  Kelmanson  afirma


                                                                                                 faturam ento ás
                                                                                                                                                                         nas operadoras, que estão                                                           que apenas no terceiro ano uma edito­


                                                                                                 concessionários de                                                      ampliando a oferta tle te­                                                           ra de listas começa a empatar receitae




                                                                                                 telecomunicações                                                        lefones  no  pais.  Segun­                                                          despesa, sendo justificável que os con­


                                                                                                                                                                         do dirigentes das editoras                                                           tratos  com  as  teles  tenham prazos de



                                                                                                                 Ronaldo Rotvrio hnhcim                                  consultadas, os índices de                                                           duração entre seis e oito anos. no mi­


                                                                                                           Presidente da ARI  edal Jitcl                                 expansão tio faturamento                                                             ni mo.  para compensar os investimen­



                                                                                                                                                                         tendem a ser mais mode­                                                              tos  iniciais  leitos.  Os  percentuais de



                                                                                                                                                                         rados com a estabilização                                                            lucratividade esperados para os próxi­


                A Telelistas, que é a mais nova em­                                                                               da  moeda,  pois  não existem  mais  os                                                                                     mos  anos  não  foram  divulgados pela



          presa do ramo, atende a  feleij apenas                                                                                  elevados  percentuais  tle  inflação  que                                                                                   empresa.  Kelmanson  ressalta que a


          na capital do estado do Rio de Janeiro,                                                                                 permitiam grandes reajustes tle preços.                                                                                     estabilidade da moeda foi um fator de­



          com cinco listas e uma tiragem global                                                                                          A Oesp Gráfica, por atuar no princi­                                                                                 cisivo  para  o  aumento  do  número de



          de  3.600.000/ano.  É  uma  associação                                                                                  pal mercado consumidor do país. a ca­                                                                                       anunciantes.



          (50% para cada) entre a Stratus Admi­                                                                                    pital  paulista, é uma das editoras com                                                                                           A  Guiatel  também destacou a esta­


          nistração c Participações e a Volt, em­                                                                                  maior  faturamento,  devendo  registrar                                                                                     bilização da economia. Segundo o ge­



          presa norte-americana tio setor há mais                                                                                  USS  150 milhões este ano.  O gerente                                                                                       rente de marketing, Rocha Coelho."a



         de  duas  décadas.  Os  sócios  Milton                                                                                    de marketing afirma que o maior cres­                                                                                       estabilidade econômica criou opções de



          KcImanson  c  James  Tompkins,  da                                                                                       cimento tio mercado de  listas ocorreu                                                                                      comercialização, onde prazos c moda­



         Stratus, observam que as modificações                                                                                     entre  1994 c  1995, quando houve “um                                                                                       lidades de pagamentos foram criados,


          no setor de telecomunicações ainda não                                                                                   salto em torno de 35 a 40%”.  Analisa                                                                                       aprimorados e ampliados”.



          foram  consolidadas e  que os  maiores                                                                                   que  1995  foi o melhor ano do  setor e                                                                                            Lembra  que  com  a  estabilidade da



          impactos sobre o mercado tle listas ain­                                                                                 que  1996  deverá  registrar  um  cresci­                                                                                    moeda “novos clientes foram conquis­


         da estão por se definir.                                                                                                  mento  entre 25 e 30%. Diz que a  “ex­                                                                                       tados  e  muitos  aumentaram  as sua>




               Tompkins observa que a proliferação                                                                                 pectativa para  1997 é de um crescimen­                                                                                      verbas para publicidade em listas, tan­


         de  listas  pode  prejudicar  o  assinante,                                                                                to  baixo,  pois  ninguém  acredita  mais                                                                                   to  no  tamanho  dos anúncios como no



         que teria dúvidas sobre qual consultar,                                                                                   em altas taxas de expansão da  receite                                                                                       número de  inserções  .  A Guiatel o as



         e diz que a existência de uma lista ofi­                                                                                   neste mercado". Acrescenta que surgi­                                                                                       demais empresas consultadas não infor­



         cial contendo todos os assinantes é fun­                                                                                   rão “mais competidores e a receita nãt                                                                                      maram seus dados de faturamento e lu­



         damental. Esta lista, contudo, é cotner-                                                                                   crescerá mais pelo monopólio e sim poi                                                                                      cratividade.
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