Page 12 - Telebrasil - Julho/Agosto 1996
P. 12
Redes de telecom unicações podem proporcionar serviços bancários
inteligentes e de baixo custo a mais de 40 milhões de pessoas no Brasil
Em sua opinião, o Estado deve ser o
Fcbraban’96 — exposição e
A grupo de usuános — aos cerca de 40 órgão regulador no processo dc aber
milhões de clientes.
congresso sobre equipamentos,
—"Prestar serviços através de redes
tura do mercado, para que haja garantia
produ-tos e serviços de auto
mação bancária, reuniu mais de dc telecomunicações é, sem dúv ida, de expansão da telefonia básica nuni
600 pes-soas para discutir as realida mais barato que o atendi-mento nas ambiente competitivo.
des do setor. Entre os temas mais agências", observou Afonso Celso —"Há uma tendência de menor in
discutidos, destacou-sc a explosiva Costa Pires, Gerente Geral de Tele vestimento em serviços dc telefonia
utilização das tclecomu-mcaçòes nos informática do Banco Real. diante de básica porque os segmentos mais rentá
serviços financeiros uma audiência em sua maioria com veis — como a telefonia móvel celular,
Vivendo num cenário onde impera a posta por direto-res. executivos e c a comunicação v ia satélite - são
expectativa de grandes investi-mentos gerentes de bancos. mais atraentes", assinalou.
cm novas tecnologias de comunicação, Especialista no assunto. Costa Pires Foi aventada a possibilidade de
a principal motivação do sistema delineou as perspectivas do sistema surgimento de um novo modelo de
bancário brasileiro no momento c o financeiro em relação à abertura de telefonia básica num prazo de três
interesse em colocar á disposição dos mercado c as mudan-ças que isso anos, com o governo descobrindo
clientes e usuários cm geral, diversi provocará na forma de prestação de meios de investir de forma mais
ficação em serviços cm tempo real. serviços. econômica na lilnha que chega até o
Nesse contexto, as tclccomuni-caçõcs assinante. Uma alternativa inv ocada foi
assumem importância capital, na medida Disseminação de recursos o acesso via rádio, com custos da
em que serviços como callcenter, home Segundo Pires, os recursos dc tele ordem de USS 500.00 por assinante
banking c hnmc shopping, e bancos comunicações necessitam de po
virtuais, por exemplo, dependem de infra- pularização para serem dissemi-nados Investimentos
estrutura dc telcco-municações para pela população e para que as insti Enquanto a abertura não se complc-ta.
funcionar com eficiência. tuições financeiras possam atender os muitos bancos tenderão a inv estir cm
Necessitando cada vez mais dc assinantes de mais baixa renda com sistemas pnv ados de comunica-ção via
telecomunicações, os bancos que-rem satélite, desde que o retomo se dé num
agora contar com a expansão de suas prazo máximo de dois anos.
linhas telefônicas para ampliar o nível Segundo executivos do setor pre
dc m assificação dc seus serviços sentes ao evento, haverá assim um
inteligentes. periodo de transformação do mercado
A idéia c tornar acessíveis, por e sua adap-tação para as novas condi
exemplo, serviços financeiros via ções que o ambiente de com-petiti-
Internet ainda restritos a um seleto v idade trará