Page 16 - Telebrasil - Julho/Agosto 1996
P. 16
Nortel se manter competitiva Ela hoje
Com mais de um Nortel faturou, cm 1995, acima apresenta negócios na America do Nor
de USSIO bilhòcs Em 1993, ela
século de atividades, A amargou um prejuízo e reagiu, te (50% do faturamento). Europa (24%).
Ca
Northern I H H passando por profunda restrunadá (11%) e restante do mundo
a Nortel —
turação criando inclusive novo espí ( 15%) A sede mundial da corporação,
Telecom integra o
rito, novo logotipo e lucros crescentes convenientcmente localizada ao lado do
time seleto da meia C om 63 mil empregados, que corres aeroporto de Toronto, e sob ângulo da
dúzia de pondem a dois terços do total de funcio História, distante 103 km de Brantford
nários do Sistema Telebras, ela opera em (Ontano) local da invenção, cm 1874,
corporações noventa países e esta firmemente deter do telefone por Alexander Graham Bell
provedoras de minada a ter presença mundial Jean Monty, um economista oriundo
A Northern Telecom ou Nortel e o da maior operadora telefonica do Cana
equipamentos e braço industrial e a estrela — participa dá. dmgc, há quatro anos, a empresa que
sistemas de com 59% do faturamento — do grupo tem 90° ó de seus negócios fora do Ca
telecomunicações, holding BCE que simboliza os vitais nadá e espera ter ate o ano 2 000 meta
interesses canadenses em telecomunica de de seus negócios fora da America do
em escala global. ções O grupo engloba a operadora lo Norte “Nossa prioridades são, nessa
cal Bell Canada 110.6 milhões de aces ordem, America do Norte, Europa Oci
sos) c sua extensão Bell Canadá Inter dental, Ásia (China) c América Latina
nacional tem negócios no Brasil com O resto, é o resto, que podemos tratar
a TVA alem, dentre outras, da BCE através de revcndedorcs‘\ informou o
Mobile e Telc-dircct (listas telefônicas) executivo, a um empo de jornalistas bra
e naturalmentc a Nortel O grupo BC I sileiros.
tem interesses dominantes na Telesat Afirmou Jean Monty que a Nortel
( anadá c integra uma multidão de ou quer ser um grande interlocutor mundi
tras denominações, parcerias e alianças. al de quem precisa se equipar cm tele
comunicações - Estados e corporações
Grande Perfil privadas. Esta visão ò resumida no lema
O mercado canadense de telecomuni “mundo de redes1 que expressa a uni
cações foi se tomando pequeno para a versalidade de suas quatro grandes li-