Page 54 - Telebrasil - Julho/Agosto 1995
P. 54
of America resolveu dar a volta por cima
0 principal produto dos bancos é automação de seus serviços com o uso oferecerão seus serviços especial^
dos”, disse Brendley O’ Sullivan, dirt •
de suas dificuldades e partiu para a
dinheiro, certo ? Errado, afirmou
do banco J.P. Morgan. Os cemmaiorc
George Wood, vice-presidente
do Bank of America, acrescen intensivo das telecomunicações. Hoje, bancos norte-americanos investirr
tando que hoje acesso à informação é a graças à automação eletrónica, a insti somente em 94, US$16 bilhões em ra
espinha dorsal do mundo financeiro. tuição manipula 26 milhões de che nologia bancária. Outro grande pais.
No passado, bancos automatizaram ques diários bem como 21 milhões de em direção à automação dos bancos, t
a retaguarda de seus serviços. Já para extratos bancários e 51 milhões de tran o dinheiro eletrônico ou E-cash.
o futuro, o banco será um “parceiro sações em caixas eletrônicas por mês. Nesse novo mundo da informal
eletrônico” de seus usuários, através Além disto, o banco atende a 23 milhões dos bancos, um dos pontos-cha\e c
de uma interface cm uma rede de dc pedidos mensais de informação, via sucesso será adivinhar o que o die";
informações. Bclmiro Jobim Castor, do chamada telefônica, e seus clientes realmente quer.
Bameríndus, disse que o profissional possuem 33 mil computadores pessoais O Brasil não se situa mal no
bancário deixará o trabalho de re ligados ao banco. caute à automação bancária. Segtó
taguarda para se concentrar na pro Para realizar tal milagre, o Bank of explicou Maurício Schulman. pre-
cura de negócios. A tecnologia dc America mantém perto de São Fran sidente da Federação Brasileira de
acesso c a ênfase na velocidade da res cisco, na C alifórnia, um moderno centro Bancos - Febraban, o Centro Nacir_
posta passarão a ser as chaves do de P&D —- uma espécie de CPqD de Automação Bancária - CNAB "pei
sucesso nos bancos. voltado para a tecnologia da informação as tecnologias do presente e do futura
Esta briga renhida pela informação c que ocupa 5 mil dos oitenta mil funcio valendo-se de um orçamento anual e:
coloca em confronto cartões de crédito, nário da organização. US$ 4,1 bilhões”.
C orreios, empresas operadoras de te “O s ’ cincos caminham para o concei Roberto Barreto, diretor da Febrabr
lecomunicações, empresas de software to de banco virtual, em que operadores c vice-presidente do Banco Econôm
e de sistemas e até o mundo do entre afirmou que no Brasil já “está acor.e-
tenimento e da televisão por cabo. A cendo a integração da automação ban
Microsoft que entendeu a importância cária e comercial, com o caixa de a~.
de comandar o acesso à informação supermercado, cobrando a conta d:
é o mesmo que comandar o dinheiro cliente por meio de uma conexão ele::1
procurou aliança com a Intuit Corp., nica com o banco”. A padronização se.
vetada pela Justiça norte-americana, e essencial neste novo contexto, visto ç -
se preocupa em desenvolver o Microsoft o cliente não vai querer andar com dei
Money e os padrões Microsoft/Visa. nas de cartões na carteira ou operand
bateria de terminais diferentes. Ma>
Clima de Mudanças automação crescente será ínevitd
Um bom exemplo do clima de mudança pois baixa custos e gera receita.
na área bancária reside na observação
da história do Bank of America criado Banco 24 Horas
em 1904 “para ajudar ao pequeno em O Banco 24 Horas já opera uma r:;
presário” e com uma longa história iden de 500 quiosques eletrônicos para '
tificada com a indústria cinematográfica bancos nacionais e vai duplicar s
de Hollywood e da Disneylândia. Preo número de máquinas nos próxir
cupado em dominar as verdadeiras quatro anos, afirmou o diretor-exec '
“montanhas de papel”, geradas pelo dia- da organização, Renato Mascare::
a-dia de seu negócio, o Bank of America Com a política de auto-atendimr
inventou, sucessivamente, o método que substitui os funcionários por -
eletrônico de contabilidade — hoje dimento por máquinas - os end*'
uma relíquia no museu Smithtonian gados têm que ser treinado^ '
em Whasington D.C. — o reconhe novas funções — vem crescendo
cimento de caracteres em tinta magné investim ento dos bancos em
tica (MIC R) e os primeiros serviços telecomunicações.
bancários “on-line”. O Banco Econômico, por execf
O Banco quer cada vez menos
A partir de 1985, vindo de um pe gente em suas agências. Na foto, inaugurou em Salvador o sc \ |
ríodo de prejuízos monetários, o Bank máquina da SID. (0-800) que permite ao cliente '>l