Page 54 - Telebrasil - Julho/Agosto 1995
P. 54

of America resolveu dar a volta por cima
                        0                 principal  produto  dos  bancos  é                                                                   automação de seus serviços com  o  uso                                                                                    oferecerão  seus  serviços  especial^

                                                                                                                                                                                                                                                                         dos”, disse Brendley O’ Sullivan, dirt •
                                                                                                                                               de  suas  dificuldades  e  partiu  para  a
                                            dinheiro, certo ? Errado, afirmou

                                                                                                                                                                                                                                                                         do banco J.P.  Morgan. Os cemmaiorc
                                            George  Wood,  vice-presidente

                                            do  Bank  of America,  acrescen­                                                                   intensivo  das  telecomunicações.  Hoje,                                                                                  bancos  norte-americanos  investirr



                         tando que hoje acesso à informação é a                                                                                graças  à  automação  eletrónica,  a  insti­                                                                              somente em 94, US$16 bilhões em ra


                         espinha dorsal  do mundo  financeiro.                                                                                 tuição  manipula  26  milhões  de  che­                                                                                   nologia  bancária.  Outro grande pais.



                                 No  passado,  bancos  automatizaram                                                                           ques diários  bem  como  21  milhões  de                                                                                  em  direção  à  automação dos bancos, t


                         a  retaguarda  de  seus  serviços.  Já  para                                                                          extratos bancários e 51  milhões de tran­                                                                                 o  dinheiro  eletrônico ou E-cash.


                        o futuro,  o  banco  será  um  “parceiro                                                                               sações  em  caixas  eletrônicas  por  mês.                                                                                        Nesse  novo  mundo  da  informal



                        eletrônico”  de  seus  usuários,  através                                                                              Além disto, o banco atende a 23 milhões                                                                                   dos  bancos,  um  dos  pontos-cha\e c


                        de uma  interface  cm  uma  rede  de                                                                                   dc pedidos mensais de informação,  via                                                                                    sucesso  será  adivinhar o  que o die";


                         informações.  Bclmiro Jobim Castor, do                                                                                chamada  telefônica,  e  seus  clientes                                                                                  realmente  quer.



                         Bameríndus,  disse  que  o  profissional                                                                              possuem 33 mil computadores pessoais                                                                                              O  Brasil  não  se  situa  mal no  ­


                        bancário  deixará  o  trabalho  de  re­                                                                                ligados ao  banco.                                                                                                       caute à automação  bancária. Segtó


                        taguarda  para  se  concentrar  na  pro­                                                                                       Para  realizar tal  milagre,  o  Bank  of                                                                        explicou  Maurício  Schulman. pre-



                        cura de  negócios.  A  tecnologia  dc                                                                                  America  mantém  perto  de  São  Fran­                                                                                   sidente  da  Federação  Brasileira de


                        acesso c a ênfase na velocidade da res­                                                                               cisco, na C alifórnia, um moderno centro                                                                                   Bancos  -  Febraban,  o Centro Nacir_



                        posta  passarão  a  ser  as  chaves  do                                                                                de  P&D  —-  uma  espécie  de  CPqD                                                                                      de Automação Bancária - CNAB "pei­


                        sucesso nos bancos.                                                                                                    voltado para a tecnologia da informação                                                                                  as  tecnologias  do presente e do futura


                                Esta  briga  renhida  pela  informação                                                                         c que ocupa 5 mil dos oitenta mil funcio­                                                                                 valendo-se  de  um  orçamento anual e:



                        coloca em confronto cartões de crédito,                                                                               nário da  organização.                                                                                                     US$  4,1  bilhões”.


                       C orreios,  empresas  operadoras  de  te­                                                                                      “O s ’  cincos caminham para o concei­                                                                                      Roberto Barreto, diretor da Febrabr



                        lecomunicações,  empresas  de  software                                                                               to de banco virtual, em que operadores                                                                                     c vice-presidente do Banco Econôm


                       e  de  sistemas e  até  o  mundo  do  entre­                                                                                                                                                                                                      afirmou  que  no  Brasil já “está acor.e-


                       tenimento  e  da  televisão  por  cabo.  A                                                                                                                                                                                                        cendo  a  integração  da automação ban­



                       Microsoft  que  entendeu  a  importância                                                                                                                                                                                                          cária  e  comercial,  com  o caixa de a~.



                       de comandar o acesso à informação                                                                                                                                                                                                                 supermercado,  cobrando  a  conta d:


                       é  o  mesmo  que  comandar  o  dinheiro                                                                                                                                                                                                           cliente por meio de uma conexão ele::1


                               procurou aliança com a Intuit Corp.,                                                                                                                                                                                                      nica com o banco”. A padronização se.



                       vetada  pela  Justiça  norte-americana,  e                                                                                                                                                                                                        essencial neste novo contexto, visto ç -


                       se preocupa em desenvolver o Microsoft                                                                                                                                                                                                            o cliente não vai querer andar com dei



                       Money e os padrões  Microsoft/Visa.                                                                                                                                                                                                               nas de cartões na carteira ou operand



                                                                                                                                                                                                                                                                         bateria  de  terminais  diferentes. Ma>

                      Clima de Mudanças                                                                                                                                                                                                                                  automação  crescente  será  ínevitd



                       Um bom exemplo do clima de mudança                                                                                                                                                                                                                pois baixa custos e gera receita.



                      na  área  bancária  reside  na  observação


                      da história do  Bank  of America criado                                                                                                                                                                                                             Banco 24 Horas



                      em  1904 “para  ajudar ao  pequeno  em­                                                                                                                                                                                                             O  Banco  24  Horas já  opera uma r:;


                      presário” e com uma longa história iden­                                                                                                                                                                                                            de 500  quiosques  eletrônicos para  '



                      tificada com a indústria cinematográfica                                                                                                                                                                                                            bancos  nacionais  e  vai  duplicar s


                      de Hollywood e da Disneylândia. Preo­                                                                                                                                                                                                               número  de  máquinas  nos  próxir


                      cupado  em  dominar  as  verdadeiras                                                                                                                                                                                                                quatro anos, afirmou o diretor-exec '



                      “montanhas de papel”, geradas pelo dia-                                                                                                                                                                                                             da  organização,  Renato  Mascare::



                      a-dia de seu negócio, o Bank of America                                                                                                                                                                                                             Com  a  política  de  auto-atendimr


                      inventou,  sucessivamente,  o  método                                                                                                                                                                                                               que  substitui  os  funcionários por  -


                      eletrônico  de  contabilidade  —  hoje                                                                                                                                                                                                              dimento  por  máquinas  -   os end*'



                      uma relíquia  no  museu  Smithtonian                                                                                                                                                                                                                gados  têm  que  ser  treinado^  '


                      em Whasington  D.C.  —  o  reconhe­                                                                                                                                                                                                                 novas  funções  —  vem  crescendo



                      cimento  de caracteres em  tinta  magné­                                                                                                                                                                                                            investim ento  dos  bancos  em


                      tica  (MIC  R)  e  os  primeiros  serviços                                                                                                                                                                                                          telecomunicações.


                      bancários  “on-line”.                                                                                                                                                                                                                                        O  Banco  Econômico,  por execf
                                                                                                                                                          O  Banco quer cada  vez menos

                              A  partir  de  1985,  vindo  de  um  pe­                                                                                gente em suas agências.  Na  foto,                                                                                  inaugurou  em  Salvador  o  sc  \  |



                      ríodo  de  prejuízos  monetários,  o  Bank                                                                                                              máquina  da  SID.                                                                           (0-800)  que  permite  ao cliente '>l
   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59