Page 58 - Telebrasil - Março/Abril 1995
P. 58

PERFIL

























































































































































          D                      o telefone de teclas padrào cia                                                                       avés  da  compra  da  C ontrol,  uma                                                                           de  liberação  do  mercado  para  o  for­

                                                                                                                                                                                                                                                      necimento de  telefones,  o  que  signiti-
                                                                                                                                       presa  fornecedora de  equipamentos
                                 Telebrás até o celular, passan­
                                                                                                                                                                                                                                                       cava  que  o  consumidor  poderia  es­
                                                                                                                                        telecomunicações  para  as  Forças
                                 do  por uma  incursão  no  ter­
                                                                                                                                                                     l |   t
                                                                                                                                                         *
                                                                                                                                                I
                                                                                                                                                                                                                                                       colher  o  modelo  e  marca  de telefone
                                 reno  da  micro informática,
                                 sem  falar nos  seus  produtos                                                                                                                                                                                        que  mais  lhe  conviesse  e  agradasse.



        de áudio e vídeo, a Gradiente percorreu                                                                                Testes de campo                                                                                                          Isso,  entretanto,  só  aconteceu  algum


         um  longo caminho.  De  uma  empresa                                                                                  “A  partir dai*',  relembra  o  diretor,  “a                                                                            tempo  depois,  o  que  acabou  fazendo



        originalmente  dedicada  a  produtos                                                                                   Gradiente começou a participar do pro­                                                                                   que  a  Gradiente  desistisse  desse seg­


        como  aparelhos  de  som  e  videocas­                                                                                  jeto para  o  desenvolvimento  do  tele­                                                                                mento de mercado naquele momento  ,



         setes,  ela  marcou  sua  presença,  no                                                                                fone de teclas padrào da Telebrás e, em                                                                                 explica.


         mercado nacional, como uma  fornece­                                                                                   1979,  foram  feitos  dois  testes  de



         dora  de aparelhos eletrônicos de con­                                                                                 campo, um  no  Pará  e  outro em  Santa                                                                                  Dificuldades


         sumo  de  massa,  durante  seus  30 anos                                                                               C atarina, para verificação de funciona­                                                                                 Outro  motivo  que  levou  a  Gradiente  a



         de existência.                                                                                                         mento  do  protótipo  do  aparelho  em                                                                                   sair  do  mercado  de  telefones  conven­


                 Essa estratégia de ser, sempre, uma                                                                            condições  radicalmente  diferentes  de                                                                                  cio n ais  foi  o  longo  processo  de



         empresa orientada  para  o  mercado  foi                                                                               temperatura e umidade”.                                                                                                  hom ologação  pelo  qual  os  produtos


         o que a levou  a  tentar uma  incursão,                                                                                         Depois dos testes, o protótipo virou                                                                            eram   o b rig ad o s  a  p assar  antes  de



         inclusive, na área de informática, quan­                                                                               produto  c  vendeu  nada  mais  nada                                                                                      chegar  ao  usuário.  “O  processo  de


         do  lançou  (junto  com  a  Sharp)  do                                                                                 menos que  2,5  milhões de aparelhos a                                                                                    homologação  demorava  muito,  o  que



         microcomputador padrão  MSX,  que                                                                                       partir de  1979, sendo que a última série                                                                                acabou  inviabilizando o  lançamento de


         havia  sido  desenvolvido  no Japão,  no                                                                                saiu da  fábrica da  Gradiente em  mea­                                                                                  toda  uma  linha  de  novos  produtos  .



          início dos anos 80.  Mas, essa aventura                                                                                dos  de  1985,  segundo  Antonio  de                                                                                     justifica  Antonio  de  Bonis.  Mas,  isso


         durou pouco c a Gradiente voltou rapi­                                                                                  Bonis.  Ele  lembra,  também,  que  na                                                                                   não  quer  dizer  que  a  Gradiente  esteja



          damente para o setor de eletrônicos de                                                                                 metade da década de  80,  aproximada­                                                                                     definitivam ente  fora  desse  merca  o-


          consumo.                                                                                                               mente,  a  Gradiente  também  estava                                                                                      Para alegria de muitos consumidores, <



                  Porém,  mais  ou  menos  na  mesma                                                                             entrando na área de produtos de vídeo                                                                                     empresa está voltando através de  unv


          época  dos computadores (por volta  de                                                                                 e  realizaram  uma  série  de  estudos  de                                                                                parceria  com  a  TCE  (Thoms



           1077), a Gradiente teve a oportunidade                                                                                mercado para verificação do posiciona­                                                                                    Consumer  Electronics),  dona  nia


          que  a  levou  a  ser  a  responsável  pelo                                                                             mento  da  empresa,  que  resultaram  na                                                                                 GE  na  área  de  telefones e outros p



          primeiro  telefone  de  teclas  no  País.                                                                               constatação  da  empresa  como  uma                                                                                      dutos relacionados, dentro dos Esta


          Segundo conta Antonio de Bonis, dire­                                                                                   marca associada a  aparelhos  telefôni­                                                                                   Unidos.                                                                                   .



          tor  da  divisão  de  telefonia celular da                                                                              cos de qualidade.                                                                                                                 Hoje,  a  G rad ien te  possu»


          empresa, a Gradiente entrou no projeto                                                                                          “Nessa época,  havia  uma promessa                                                                                unidade  de  negócios  para  produtos
   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63