Page 58 - Telebrasil - Março/Abril 1995
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PERFIL
D o telefone de teclas padrào cia avés da compra da C ontrol, uma de liberação do mercado para o for
necimento de telefones, o que signiti-
presa fornecedora de equipamentos
Telebrás até o celular, passan
cava que o consumidor poderia es
telecomunicações para as Forças
do por uma incursão no ter
l | t
*
I
colher o modelo e marca de telefone
reno da micro informática,
sem falar nos seus produtos que mais lhe conviesse e agradasse.
de áudio e vídeo, a Gradiente percorreu Testes de campo Isso, entretanto, só aconteceu algum
um longo caminho. De uma empresa “A partir dai*', relembra o diretor, “a tempo depois, o que acabou fazendo
originalmente dedicada a produtos Gradiente começou a participar do pro que a Gradiente desistisse desse seg
como aparelhos de som e videocas jeto para o desenvolvimento do tele mento de mercado naquele momento ,
setes, ela marcou sua presença, no fone de teclas padrào da Telebrás e, em explica.
mercado nacional, como uma fornece 1979, foram feitos dois testes de
dora de aparelhos eletrônicos de con campo, um no Pará e outro em Santa Dificuldades
sumo de massa, durante seus 30 anos C atarina, para verificação de funciona Outro motivo que levou a Gradiente a
de existência. mento do protótipo do aparelho em sair do mercado de telefones conven
Essa estratégia de ser, sempre, uma condições radicalmente diferentes de cio n ais foi o longo processo de
empresa orientada para o mercado foi temperatura e umidade”. hom ologação pelo qual os produtos
o que a levou a tentar uma incursão, Depois dos testes, o protótipo virou eram o b rig ad o s a p assar antes de
inclusive, na área de informática, quan produto c vendeu nada mais nada chegar ao usuário. “O processo de
do lançou (junto com a Sharp) do menos que 2,5 milhões de aparelhos a homologação demorava muito, o que
microcomputador padrão MSX, que partir de 1979, sendo que a última série acabou inviabilizando o lançamento de
havia sido desenvolvido no Japão, no saiu da fábrica da Gradiente em mea toda uma linha de novos produtos .
início dos anos 80. Mas, essa aventura dos de 1985, segundo Antonio de justifica Antonio de Bonis. Mas, isso
durou pouco c a Gradiente voltou rapi Bonis. Ele lembra, também, que na não quer dizer que a Gradiente esteja
damente para o setor de eletrônicos de metade da década de 80, aproximada definitivam ente fora desse merca o-
consumo. mente, a Gradiente também estava Para alegria de muitos consumidores, <
Porém, mais ou menos na mesma entrando na área de produtos de vídeo empresa está voltando através de unv
época dos computadores (por volta de e realizaram uma série de estudos de parceria com a TCE (Thoms
1077), a Gradiente teve a oportunidade mercado para verificação do posiciona Consumer Electronics), dona nia
que a levou a ser a responsável pelo mento da empresa, que resultaram na GE na área de telefones e outros p
primeiro telefone de teclas no País. constatação da empresa como uma dutos relacionados, dentro dos Esta
Segundo conta Antonio de Bonis, dire marca associada a aparelhos telefôni Unidos. .
tor da divisão de telefonia celular da cos de qualidade. Hoje, a G rad ien te possu»
empresa, a Gradiente entrou no projeto “Nessa época, havia uma promessa unidade de negócios para produtos