Page 28 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1994
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MERCADO ¦
B r i g a p o r m e t a d e d e U S $ 1 ,1 b i l h ã o
Fervilha um a disputa entre as em presas Vale observar que os elem entos m ais m entos para aplicações co n sid erad as "no
fornecedoras de equipam entos de teleco tradicionais dos sistem as de co m u n ica vas", com o sistem as de co n tro le vsat, redes
m unicações (com tradicionais unidades fa ções que form am a espinha dorsal do S is inteligentes, sistem as sdh, geren ciad o res de
bris no Brasil) e as que im portam equipa tem a T elebrás, incluindo com utação te le rede e handsets para telefo n ia m óvel. A
m entos prontos do exterior ou que efetuam fônica, transm issão rádio e óptica, pabx, tecnologia local - com base no C PqD - se faz
sim ples m ontagem na Zona Franca de são basicam ente reservadas à in d ú stria m ais forte na central de com utação T rópico,
M anaus. A T E L E B R A SIL optou porabstra- local, ao passo que em key System s, cen m ultiplex, sistem a ópticos, rádios digitais e
ir-se da argum entação em otiva para regis trais para telefonia m óvel, fac-sím ile e key Systems. Segundo levantam entos, a pro
trar um pouco do universo frio dos números. aparelhos telefônicos os produtos fab ri dução local tem capacidade, de suprir, pou
Em term os rápidos, o m ercado de equipa cados no país com petem com os eq u ip a co m ais da m etade (U S $620 M ) do m erca
m entos de telecom unicações no Brasil m entos vindos de fora. dor interno de T C s, com cerca de (U S $ 2 10)
totaliza cerca de US$ 1,1 bilhões, abrangen Já os bens im portados cobrem equipa utilizando tecnologia local. (J.C.F.)
do onze categorias. Três dessas - com uta
ção, rádio, sistem as celulares - abiscoitam
quase m etade (US$ 530) do mercado, com a
com utação (U S$220 m ilhões) representan
do a parle do filé m ignon, seguido de perto
pelos sistem as celulares (U S$190 m ilhões).
Não devem ser desprezados, no entanto,
os sistem as de transm issão - ópticos e
multiplex - os sistem as VSAT, standard A c
ponto-a-ponto e os sistemas de hierarquia
síncrona digital, cada categoria desses siste
mas representando um faturamento potenci
al de US$100 milhões. Podem ser considera
dos categorias menores: pabx (US$80 mi
lhões), fac-símile (US$50 M), gerenciadores
de rede (US$50 M), kcy-systcms (US$40
M), aparelhos telefónicos (US40S M). Fabricar aqui on importar?
T e m p o s d e M u d a n ç a
O Brasil entra na década de noventa melhores bens e serviços para seu bem- nizações em relação ao mercado, sem
sob o impacto de profundas mudanças estar. A satisfação da demanda de hoje, a qual dificilmente elas estarão aptas a
em seu contexto político, social e eco por sua vez, leva a novos patamares de enfrentar a concorrência. A questão
nômico. Tais mudanças, começam a desenvolvimento que geram a demanda envolve, em seu bojo, uma reavaliação
afetar o ambiente dos negócios e devem de amanhã. por parte das empresas, de seus méto
levaras empresas a criar condições para A visão deste quadro, cuja dinâmica dos e processos de trabalho no sentido
venceras turbulências que delas decor vem crescendo nos tempos atuais, con de ajustá-los aos novos requisitos
rem. Na esteira dessas transformações - duz a reflexões de como deve se com tecnológicos e mercadológicos que a
- com as quais se debatem quase todas portar a empresa moderna. Em primei moderna conjuntura impõe. A tônica
as organizações -- sobressai, como ne ro lugar, ela deve abandonar tudo que dessa reavaliação deverá estar centrada
cessidade imperiosa para o meio em se parecer com uma postura conserva na atividade de marketing, com espe
presarial, o aumento do clima produti dora c passiva. Os tempos mudaram e o cial ênfase na qualidade do produto e
vo, a redução dos custos e o aprimora cliente de hoje já não mais aceita, como na sua identificação com as reais ex
mento da qualidade do binômio produ no passado, qualquer produto que lhe pectativas do cliente. É importante
to-serviço. Nos dias atuais, as empresas queiram impor. O usuário — o grande perceber que, daqui para frente, o que
almejam, mais do que nunca, a busca de cliente, sobretudo — possui conheci vai separar o vencedor do perdedor é a
uma maior aproximação com o cliente, mento do que é melhor para ele e para demonstração de eficiência junto ao
visando, com isso, alcançar melhores sua organização, além de estar razoa cliente e, sobretudo, a capacidade de
níveis de competitividade. velmente familiarizado com os últimos oferecer o que ele realmente deseja.
A sociedade, hoje, reflete carências e avanços da tecnologia. Além disso, ele
demonstra anseios cujas origens po vem se tornando cada vez mais consci
dem ser inferidas na existência de uma ente e decidido a fazer valer os seus A.G. Rossini Thales
demanda para bens e serviços, direitos de consumidor. Couto Junior é
manifestadamente superior às disponi Não é difícil perceber, nos dias atu engenheiro e gerente
bilidades, reais e programadas, de que ais, que muitas empresas oferecem um de distrito de
ela dispõe. Este c um fenômeno univer produto que está longe de satisfazer o operações na TFI.FRJ
sal que acontece, tanto nos países ricos cliente quanto ao preço, tecnologia e e pós-graduado em
quanto nos mais pobres e tem como qualidade que o consumidor deseja. marketing pelo
Instituto de
base o impulso permanente do ser hu Faz-se necessária, portanto, uma mu administração e
mano na busca incessante de novos e dança urgente na postura dessas orga gerencia da PUC-RJ.