Page 28 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1994
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MERCADO ¦










                                                                     B r i g a   p o r   m e t a d e   d e   U S $   1 ,1   b i l h ã o














                 Fervilha um a disputa entre as em presas                                                                             Vale  observar  que  os  elem entos  m ais                                                                   m entos  para  aplicações  co n sid erad as  "no­


        fornecedoras  de  equipam entos  de  teleco­                                                                         tradicionais  dos  sistem as  de  co m u n ica­                                                                       vas", com o sistem as de co n tro le  vsat,  redes


        m unicações (com  tradicionais unidades fa­                                                                         ções que form am  a espinha dorsal  do S is­                                                                           inteligentes, sistem as sdh, geren ciad o res de


        bris  no  Brasil)  e  as  que  im portam   equipa­                                                                   tem a T elebrás,  incluindo com utação te le ­                                                                        rede  e  handsets  para  telefo n ia  m óvel.  A


        m entos prontos do exterior ou que efetuam                                                                           fônica,  transm issão  rádio  e  óptica,  pabx,                                                                       tecnologia local - com  base no C PqD  - se faz

        sim ples  m ontagem   na  Zona  Franca  de                                                                          são  basicam ente  reservadas  à  in d ú stria                                                                         m ais forte na central de com utação T rópico,


        M anaus. A T E L E B R A SIL optou porabstra-                                                                        local,  ao  passo que  em   key  System s,  cen ­                                                                     m ultiplex, sistem a ópticos, rádios digitais e


        ir-se  da  argum entação  em otiva  para  regis­                                                                    trais  para  telefonia  m óvel,  fac-sím ile  e                                                                        key Systems. Segundo levantam entos, a pro­


        trar um pouco do universo frio dos números.                                                                         aparelhos  telefônicos  os  produtos  fab ri­                                                                         dução local tem  capacidade, de suprir, pou­


        Em  term os  rápidos,  o  m ercado  de  equipa­                                                                     cados  no  país  com petem   com   os  eq u ip a­                                                                     co  m ais  da  m etade  (U S $620  M )  do  m erca­


        m entos  de  telecom unicações  no  Brasil                                                                          m entos  vindos  de  fora.                                                                                            dor interno de T C s, com  cerca de (U S $ 2 10)

        totaliza cerca de US$ 1,1  bilhões, abrangen­                                                                                 Já os  bens  im portados  cobrem   equipa­                                                                  utilizando tecnologia  local.  (J.C.F.)


        do  onze  categorias.  Três  dessas  -  com uta­


        ção,  rádio,  sistem as celulares  -  abiscoitam


        quase m etade (US$ 530) do mercado, com a

        com utação (U S$220 m ilhões) representan­


        do a parle do filé m ignon, seguido de perto


        pelos sistem as celulares (U S$190 m ilhões).


                 Não devem ser desprezados, no entanto,


        os  sistem as  de  transm issão  -  ópticos  e

        multiplex - os sistem as VSAT, standard A c


        ponto-a-ponto  e  os  sistemas  de  hierarquia


        síncrona digital, cada categoria desses siste­


        mas representando um faturamento potenci­

        al de US$100 milhões. Podem ser considera­


        dos  categorias  menores:  pabx  (US$80  mi­


        lhões),  fac-símile (US$50 M), gerenciadores


       de  rede  (US$50  M),  kcy-systcms  (US$40


        M), aparelhos telefónicos (US40S  M).                                                                                                                                                              Fabricar aqui on importar?












                                                                                            T e m p o s   d e   M u d a n ç a



















             O Brasil  entra na década de noventa                                                                           melhores bens e serviços para seu bem-                                                                                 nizações em relação ao  mercado,  sem


        sob o impacto de  profundas mudanças                                                                                estar. A satisfação da demanda de hoje,                                                                                a qual dificilmente elas estarão aptas a


       em seu contexto político, social e eco­                                                                              por sua vez, leva a novos patamares de                                                                                 enfrentar  a  concorrência.  A  questão


        nômico.  Tais  mudanças,  começam  a                                                                                desenvolvimento que geram a demanda                                                                                    envolve, em seu bojo, uma reavaliação



       afetar o ambiente dos negócios e devem                                                                               de amanhã.                                                                                                              por parte das empresas, de seus méto­


       levaras empresas a criar condições para                                                                                    A visão deste quadro, cuja dinâmica                                                                               dos e processos de trabalho no sentido


        venceras turbulências que delas decor­                                                                              vem crescendo nos tempos atuais, con­                                                                                   de  ajustá-los  aos  novos  requisitos


       rem. Na esteira dessas transformações -                                                                              duz a reflexões de como deve se com­                                                                                    tecnológicos  e  mercadológicos  que  a



       - com as quais se debatem quase todas                                                                                 portar a empresa moderna. Em primei­                                                                                   moderna  conjuntura  impõe.  A  tônica


       as organizações -- sobressai, como ne­                                                                                ro  lugar, ela deve abandonar tudo que                                                                                 dessa reavaliação deverá estar centrada


       cessidade  imperiosa  para  o  meio  em­                                                                              se parecer com uma postura conserva­                                                                                   na  atividade  de  marketing, com espe­



       presarial, o aumento do clima produti­                                                                                dora c passiva. Os tempos mudaram e o                                                                                  cial  ênfase  na qualidade do  produto e


       vo, a redução dos custos e o aprimora­                                                                                cliente de hoje já não mais aceita, como                                                                               na  sua  identificação  com  as  reais  ex­


       mento da qualidade do binômio produ­                                                                                  no  passado,  qualquer  produto  que  lhe                                                                              pectativas  do  cliente.  É  importante


       to-serviço. Nos dias atuais, as empresas                                                                              queiram  impor.  O  usuário  —  o  grande                                                                               perceber que, daqui  para frente, o que



       almejam, mais do que nunca, a busca de                                                                                cliente,  sobretudo  —  possui  conheci­                                                                                vai separar o vencedor do perdedor é a


       uma maior aproximação com o cliente,                                                                                  mento do que é melhor para ele e para                                                                                   demonstração  de  eficiência  junto  ao


       visando,  com  isso,  alcançar  melhores                                                                              sua organização,  além  de  estar  razoa­                                                                               cliente  e,  sobretudo,  a  capacidade  de



       níveis de competitividade.                                                                                            velmente familiarizado com os últimos                                                                                   oferecer o que ele  realmente  deseja.


             A sociedade, hoje, reflete carências e                                                                          avanços da tecnologia. Além disso, ele


       demonstra  anseios  cujas  origens  po­                                                                               vem se tornando cada vez mais consci­



        dem ser inferidas na existência de uma                                                                               ente  e  decidido  a  fazer  valer  os  seus                                                                                                                                         A.G.  Rossini Thales


       demanda  para  bens  e  serviços,                                                                                     direitos de consumidor.                                                                                                                                                               Couto Junior é


        manifestadamente superior às disponi­                                                                                        Não é difícil perceber, nos dias atu­                                                                                                                                         engenheiro e gerente



        bilidades, reais e  programadas, de que                                                                              ais, que muitas empresas oferecem um                                                                                                                                                 de distrito de


        ela dispõe. Este c um fenômeno univer­                                                                               produto que está longe de satisfazer o                                                                                                                                                operações na TFI.FRJ


        sal que acontece, tanto nos países ricos                                                                             cliente  quanto  ao  preço,  tecnologia  e                                                                                                                                            e pós-graduado em


        quanto  nos  mais  pobres  e  tem  como                                                                              qualidade  que  o  consumidor  deseja.                                                                                                                                                marketing pelo
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   Instituto de
        base o impulso permanente do ser hu­                                                                                  Faz-se  necessária,  portanto,  uma  mu­                                                                                                                                             administração e



        mano  na  busca  incessante  de  novos  e                                                                             dança urgente na postura dessas orga­                                                                                                                                                gerencia da PUC-RJ.
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