Page 33 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1993
P. 33

Em W ashington, três equipes Swat,                                                                            nifica  centralizar  tudo  no  topo  c  as                                                                                   Na  prática,  a  im plantação  da  EI



                em  11  sem anas  reform ularam   toda  a                                                                             aplicações devem ficar junto ao usuá­                                                                                na  em presa  começa  pela  fase  de sele­


                inform ática  de  um  grande  banco  al­                                                                              rio mas funcionam   integradas, graças                                                                               ção  de  um a  m etodologia  c  de  um


                cançando  1841  linhas de produtivida­                                                                                aos níveis mais estratégicos. Só dá pa­                                                                              ferram ental  I-Casc adequados,  “ algo



                de.  A  D upont,  na sua instalação para                                                                              ra  entender  a  complexidade  da  em ­                                                                             essencial” .  É  preciso  que  a  rc-enge-


                produzir  Kevlar  —  a  fibra  sintética                                                                              presa,  subdividindo-a  em  áreas  m e­                                                                              nharia da organização de certo da pri­


                mais  forte  que  o  aço  —  desenvolveu                                                                              nores  c  a  complexidade  da  inform a­                                                                            meira  vez,  seja  de  im plantação  rápi­



                 313  telas,  119  relatórios  e  76  arqui­                                                                          ção  correspondente,  utilizando  repo­                                                                             da  e  que  não  tenha  subterfúgios  cm


                vos, a um custo de U$400 mil dólares                                                                                  sitórios:  central  com  todos  projetos;                                                                           sua  im plantação,  com o o  uso de  pla­


                que teriam  sido US$1,5  milhões, caso                                                                                setorial, para um projeto; e “ desk to p ”                                                                          nos-piloto.  O  controle  de  todo  pro­



                 não  tivesse  sido  utilizada  uma  m eto­                                                                           para  o  desenvolvimento  local,  orien­                                                                            cesso deve ser com putadorizado (CA-


                 dologia m oderna.  A General Electric,                                                                               tado  a  objetos.                                                                                                   QA),  o  repertório  não  pode  sofrer


                 reform ulou  sua  organização  decupli­                                                                                      A  EI  compreende  reprojetar  m o­                                                                         by-pass  ou  “ jeitinhos”   e  m uito  m e­



                 cando  sua  produtividade  no  “ garga­                                                                              delos  da  empresa,  utilizar  técnicas                                                                             nos o gerenciador de códigos para pro­


                 lo”   de softw are  e  investindo em  trei­                                                                          orientadas  a objeto,  reutilizar  m ódu­                                                                           gram as.


                 namento  US$25.000  dólares  por  em ­                                                                               los  de program as,  utilizar  técnicas  de                                                                                 Segue-se  a  fase  de  partida  com  o


                 pregado.                                                                                                            cliente-servidor  c G U I,  distinguir  en­                                                                          estabelecimento da equipe Swat,  ava-



                        O  palestrante  recom endou  alguns                                                                           tre clientes  internos c  externos da  in­                                                                          liando-se  a  tecnologia,  organização,


                 “ truques”   para  acelerar  o  processo                                                                             form ação,  reduzir  a  “ burocracia  da                                                                            motivação, investimentos, habilidades,


                 de desenvolvimento de software.  Um                                                                                  inform ação”  e fazer modelos com ba­                                                                               aplicativos  e talentos  disponíveis.  Na



                 deles  é  saber  quando  parar  as  revi­                                                                           se  ém  regras  inteligentes.  O  ferra-                                                                             fase da  produção,  é  preciso  um a  ati­


                 sões  para  m elhorar  “ um  pouquinho                                                                               mental  de  planejam ento,  de análise e                                                                            tude  em presarial  de  “ querer  solucio­


                 mais”   o  produto.  Novas  funções  es­                                                                            de  construção  de  sistemas  devem  fa­                                                                             nar problem as e depressa” com a par­



                 tão  nascendo  na  em presa,  fruto  da                                                                             zer  parte de  um  mesmo  repositório.                                                                               ticipação,  real,  do  topo  da  em presa.


                 nova  inform ática.  Na  área  de  desen­                                                                                                                                                                                                Grandes sistemas são  as  mais  benefi­


                 volvimento citam-se o gerente do pro­                                                                                                                                                                                                    ciadas com a im plantação da E I. D en­


                 jeto, o secretário de anotações eletrô­                                                                                                                                                                                                  tre  os  escolhos  a  evitar  estão  o  da


                 nicas, a equipe Swat, o psicólogo mo­                                                                                                                                                                                                    falta de treinam ento difundido,  a au­



                 derador e otim izador da interface ho­                                                                                                                                                                                                   sência de talento especializado,  as re­


                 m em -m áquina,  o especialista em  mo­                                                                                                                                                                                                  sistências  internas,  o  desinteresse  da


                 delagem  de  dados,  o  construtor  e  o                                                                                                                                                                                                 gerência  passada  a  fase  de  “ fogo  de



                 bibliotecário de program as e o geren­                                                                                                                                                                                                   palha” .


                 te  do  repositório.  Na  área  gerencial                                                                                                                                                                                                       Ao  final  do  Sem inário,  o  confe­


                 devem  participar  ativam ente  do  pro­                                                                                                                                                                                                 rencista disse que a re-engenharia dos


                 cesso,  os  executivos  e  donos  da  em ­                                                                                                                                                                                               processos  do negócio  (BPR) é um  re­



                 presa, as equipes de JA D , JR P /JR M ,                                                                                                                                                                                                 pensar  radical  da  organização  tendo


                 a  junta  de  revisão  dos  usuários  c  o                                                                                                                                                                                              em  mente as  necessidades do  usuário


                 time do  treinam ento.                                                                                                                                                                                                                   final da inform ação. Este repensar de­


                                                                                                                                                                                                                                                          ve ser acom panhado de um a  filosofia



                                                            Pirâm ide                                                                                                                                                                                    de  gerenciam ento  da  qualidade  total


                                                                                                                                                                                                                                                          (TQM) que deve ser progressivo e con­


                        Um  m odelo  da  engenharia  da  in­                                                                                                                                                                                             tinuado.



                 formação  (EI)  é  o  de  uma  pirâm ide,                                                                                                                                                                                                       “ Bom  ferram ental,  boa m etodolo­


                com o planejam ento estratégico da in­                                                                                                                                                                                                   gia, gente com petente e gerenciam en­


                 formação  em presarial  (ISP)  e  a  aná­                                                                                                                                                                                               to capaz são os pilares do sucesso pa­



                lise  das  áreas  de  negócios,  no  topo  c                                                                                                                                                                                              ra  conduzir  a  reengenharia  das  orga­


                o  projeto  de  sistemas  e  a  construção                                                                                                                                                                                                nizações” ,  concluiu  Jam es  M artin
                                                                                                                                     James Martin cm ação, falando de engenharia
                de program as,  na  base.  A  IE não sig­                                                                            de software.












                                                                                                                                    Glossário do Case









                       Case - (Computer Aided System En­                                                 DWIM  -  (Do  what  i  mean)  *  Faça  o                                          I-Case- (Integrated Case)  Sistema

                       gineering) - Desenvolvimento de sis­                                              que eu desejo  O computador deve                                                  Case integrado que cobre  as fases                                                Mips - milhões de instruções por se­

                       temas auxiliado a computador  Equi­                                               interpretar  o  que  o  usuários  quer.                                           de  planejamento  estratégico  e  de                                              gundo.

                       vale ao IPSE europeu (Integratedpro­                                              mesmo que  a  sintaxe  de comando                                                 análise  do  negócio (Upper Case) e

                      ject support enviroment)                                                           tenha pequeno erro. Oposto ao  Do                                                 de  projeto  de  sistemas  e  de  cons­                                           RAD - (Rapid Aplication Development)

                                                                                                         what  I  say'  ou  faça  o que eu  digo,                                          trução  dos  programas  (Lower  Ca­                                               •  Ambiente em que um conjunto de

                       CAQA  • (Computer Aided Quality As­                                               em  que  só  vale.  rigorosamente,  o                                             se).  Vai  da  concepção  da  empresa                                             ferramental.  gente,  metodologia  e

                       surance)  - Segurança  de  qualidade                                              escrito                                                                           até  a  geração  de  código  dos  pro­                                            gerenciamento  voltados  para  o  rá­
                                                                                                                                                                                           gramas.                                                                           pido desenvolvimento de sistemas.
                       auxiliada a computador.
                                                                                                         El  Engenharia  da  informação que


                       CSTP  -  (Client-server  transaction)  •                                          compreende um modelo inteligente                                                  ICM • (l-Case Metodoiogy) • Método                                                Repository  -  Repositório  Memória

                       Processo  que  envolve  troca  de  in­                                            da organização sendo pesquisada re­                                               logia  para  utilizar  um  conjunto  de                                           que armazena todas as informações

                      formações (transações) entre um mó­                                                fletindo  as  políticas  da  empresa  e                                           ferramentas l-Case                                                                referentes  ao  desenvolvimento  de

                      dulo de serviço (servidor) e um mó­                                                as transformando em código de pro­                                                                                                                                  determinado sistema. Um programa

                      dulo que requer o serviço (cliente)                                                gramas. orientados a objeto                                                       JAD  (Job Aplication Design) • Meto­                                              coordenador  zela  para  que  o  con­
                                                                                                                                                                                           dologia  para  projeto  de  aplicações                                            junto se mantenha  integrado.


                      T - (Development Tools) - Ferramen­                                                GUI  •  (graphic  user  interface)  Pro­                                          em computador. Envolve sala em que

                      tal para reduzir erros, minimizar tem­                                             nuncia-se "G u-T e significa uma in­                                              analistas conduzem entrevistas com                                                SWAT  -  (Specialist  with  advanced

                      po e reduzir habilidades necessárias                                               terface amigável entre homem e má­                                                pessoal  da  empresa  e  registram  a                                             tools) - Time de  4 a 5 especaiistas

                      para desenvolver sistemas de com­                                                  quina  usando  ícones,  gráficos e ja­                                            informação,  interagindo  com  esta­                                              de desenvolvimento dotados de fer­

                      putador                                                                            nelas.                                                                            ções  de  trabalho  (computador).  Vi­                                            ramental  avançado  de  desenvolvi­
                                                                                                                                                                                           de  Swat" e "RAD"                                                                 mento.
   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38