Page 16 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1992
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0 m u l t i c o n g r e s s o d a S o c i e d a d e
B r a s i l e i r a d e C o m p u t a ç ã o
comunidade acadêmica, represen interação homem-máquina sob forma dores em 50 escolas.
A tando a inteligência nacional na de multimídia, do processamento pa uma centena de programas desenvol
Do lado do software existem aqui
ralelo da informação e dos algorit
área de informática, promoveu nas
mos de compactação de sinais digi
dependências do Instituto Militar
da é disperso. A PUC/RJ tem uma
de Engenharia-IME e da Escola de tais. O congresso recebeu um finan vidos para ensino mas o esforço ain
Guerra Naval, no Rio de Janeiro, o ciamento de 80 mil dólares do CNPq linguagem Logo contendo editor de
XII Congresso da Sociedade Brasilei e da Finep complementados por 8 mil texto, editoração gráfica, base de da
ra de Computação-SBC. Agregando dólares de ingressos pagos pelos par dos e planilha eletrônica para ser uti
eventos especializados, o Congresso ticipantes. lizada por alunos. Como se sabe, o
abrangeu a educação superior em com Segundo Manoel da Silveira, cres Logo nasceu em 1960 com os traba
putação na América Latina; a con ce a presença do trabalho científico lhos de Pappert que a utilizou para
cepção de circuitos integrados; a inte do Brasil no exterior onde os mes- ensinar crianças. Algumas instituições
ligência artificial; a informática apli trandos brasileiros são muito bem acei privadas desenvolvem seus próprios
cada na educação; a computação na tos para prosseguir em seu doutora programas como o curso Objetivo que
Universidade; além da realização do mento. “ A dificuldade que temos é os dissemina por sua rede de 200 es
tradicionalíssimo XIX Seminário In repassar nosso conhecimento à indús colas. O Senac, de São Paulo, por
tegrado de Software c Hardware-Se- tria local c já se nota algum êxodo de sua vez, editou um livreto acompa
mish. profissionais para o exterior devido à nhado de disquete sobre “Introdução
Os quase setecentos congressistas falta no País de desafio tecnológico” , ao Micro” .
presentes, em sua maioria professo lamentou o presidente cia SBC. No Rio Grande do Sul, a Univer
res e estudantes de computação de sidade privada do Vale dos Sinos de
todo o Brasil, ainda puderam articu Ensino senvolveu um treinador lógico para
lar a premiação dc teses, dissertações programação. Em Santa Catarina, a
e trabalhos dc iniciação científica, do O uso do computador no ensino UFSC já produziu o Geoplano para
encontro dc estudantes cm computa ainda gera muita polêmica. No Bra estudo de polígonos, bem como di
ção, além dc diversos minicursos de sil, apenas meio por cento das escolas versos ambientes para aprendizado
atualização em informática como cm se valem deste recurso pedagógico, en computacional, inclusive com o uso
base dc dados, fractais, robótica c re quanto metade dos estabelecimentos de sons. Na Coppe/UFRJ, Ana Regi
des neuroniais. O próximo Congres de ensino norte-americanos se valem na da Rocha chegou depois de 1.600
so da SBC será cm Florianópolis e o dc computador. Segundo Celso Nis- horas de desenvolvimento ao “Amé
dc 1994 em Minas Gerais. quié, da Faculdade Carioca dc Infor rica à Vista” , um programa em hi
O presidente da SBC, Pedro Ma mática, o computador na escola tem pertexto que permite ao aluno “nave
noel da Silveira, do Núcleo de Com o triplo papel de tutor de ensino, fer gar” ludicamente para obter infor
putação Eletrônica-NCE da UFRJ des ramenta para editar textos, e como mações referentes à descoberta da
tacou a excelência dos quase cem tra instrumento de ensino da informáti América.
balhos científicos apresentados que, ca. Em São Paulo, o projeto Genesis Há discussão se o computador de
dentre outros assuntos, trataram da se destina a implantar 800 computa ve entrar na escola pelo caminho do
professor ou se ele virá pela pressão
da sociedade que terá computadores
em casa. Há um choque entre o ensi
no por computador e o ensino tradi
cional, e muitas escolas não introdu
zem computador por não saber como
fazê-lo. Em São Paulo, 75% das es
colas têm televisão; 50% têm video
cassetes e 45% retroprojetores, que
são pouco utilizados, e porcentagem
ainda menor têm computadores.
Dentre os temas abordados no Con
gresso citam-se o da Inteligência Ar
tificial em que ocorrem divergências
se ela é uma ciência ou uma tecnolo
gia. De acordo com especialistas, a
briga se insere no quadro mais gerai-
se a ciência deve ser teórica ou mais
imediatista. Todos estão de acordo
que a inteligência artificial nào de'1’
ser vista como uma réplica da intel'
Mesa dc abertura cio XII Congresso cia SBC, realizado no Instituto Militar dc Engenharia-IME. gência humana, que é biológica e eL