Page 32 - Telebrasil - Maio/Junho 1992
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C o r d e ir o e O u r iv io
XXIV PAINEL
Telebra/il
Planta Comunitária : Solução conjunta
presidente da Telepar. Paulo Roberto Cor
comunidade para a implantação do sistema
O deiro, escolheu o tema “ Planta Comuni telefônico como um todo e posterior trans
tária, uma solução conjunta" para sua pa
ferência dos bens para a concessionária me
lestra no XXIV Painel Telebrasil. Inicialmen- diante retribuição desta da participação fi
te. ele fez um histórico da empresa a partir nanceira, conforme legislação em vigor Es
dos anos 80. época em que a demanda re ta sistemática deverá ser adaptada e esten
primida ainda era muito grande. Ele contou dida a outras atividades como ampliações
que, a partir de 1985, começou uma ten na área rural e projetos especiais de comu
dência ascendente de defasagem entre os nicação de dados.
terminais oferecidos e a necessidade dos Para Roberto Cordeiro, “ a necessária ma
usuários. Naquela época, a Telepar possuia nutenção da qualidade do sistema, a futura l
6,3 terminais/100 habitantes. E como filo operação e integração com sistemas exis
sofia. a empresa visualizou as seguintes op tentes, a pouco familiaridade das comuni
ções para atingir a meta desejada: Expandir dades com as sofisticadas técnicas de tele
com recursos próprios: buscar financiamen comunicações, a garantia de licitação e sua *
to para a expansão; ou buscar participação transparência fizeram com que a Telepar |
da iniciativa privada em regime de parceria. decidisse por se colocar à frente do proces
O presidente da Telepar disse que "con so. habilitando empreendedores e definindo :
siderando a limitada capacidade de geração localidades para as expansões, de forma a
de recursos próprios para expansão, e tam viabilizar o atendimento em prazos compa
bém as adequações à conjuntura nacional tíveis e custos reduzidos, dentro do espírito
que leva a restrições de limites de investi da Portaria 117". [
mentos, a concessionária adotou as seguin Outra razão é o fato da necessidade que >
tes estratégias: canalizar recursos próprios a própria Telepar tem de compatibilizar a f
prioritariamente para substituição e amplia expansão de sua rede básica com as im- !
ção de sua rede interurbana de alta capaci plantações que forem sendo efetuadas, a
Geraldo L. Ourivio, da Telesp. dade, denominada Sistema Básico: buscar fim de que não haja problema para o tráfe
financiamento e parceria para ampliação da go telefônico. Os empreendedores foram en- I
rede suporte para prestação de novos ser tão habilitados em 4 grupos conforme com- |
viços. buscar parceria com a Iniciativa pri provação de patrimônio líquido, capacidade
vada para a expansão de terminais telefôni de gerenciamento de obras de porte e quan
cos, de modo a eliminar até 1996 a deman tidade de terminais a implantar ou caracte
da reprimida’’. rística do serviço.
Segundo Cordeiro, a ampliação com re A Telepar, em seu Programa Comunitá
cursos próprios na Telepar será efetuada rio. prevê licitar, até o segundo semestre
na forma de turn-key. onde o sistema é con deste ano, cerca de 152 mil terminais divi
tratado como um todo (comutação, rede. didos em 5 lotes, dos quais o primeiro lote
Infra-estrutura e transmissão), sendo seu pa (33 mil terminais), cujo edital foi lançado
gamento efetuado pela própria empresa, de em 17.12.91. já se encontra em fase de
acordo com cronograma de desembolso pré- análise técnica das propostas, ao término
defimdo. Na parceria com a iniciativa priva da qual será efetuada a análise comercial
da, porém, a Telepar julga necessário res das propostas tecnicamente aprovadas.
guardar os seus princípios básicos no rela Mais adiante, disse Cordeiro que a Tele
cionamento com os usuários. par vè. como perspectivas, vários e signifi- i
Na modalidade de “ Planta Comunitária” cativos pontos positivos: atendimento inte
Paulo R Cordeiro, da Telepar há a contratação da iniciativa privada pela gral da demanda, a qual de outra forma per
maneceria reprimida: a iniciativa privada au- I
menta sua participação incrementando o in
tercâmbio de experiências, o que resultará
uma otimização conjunta de métodos e sis
temáticas; o usuário terá a qualidade de seu
sistema garantida, pois os equipamentos ins
talados deverão obrigatoriamente estar qua
lificados pelo Sistema Telebrás; aumento (13
produtividade, pois os esforços poderão ser
orientados para uma única direção, evitan
do dispersões relativas a fiscalização simul
tânea de vários contratos de diferentes téc
nicas; maior flexibilidade para a comerciali
zação junto aos usuários, principalmente et
termos de financiamento; tendência da qu(?‘
da do preço por terminal, mercê das licta-
ções que ocorrerão; e possibilidade de ex
tensão do processo para outros segme ^
tos, além de terminais regulares, tais com
telefonia rural e comunicação de dados v»
Cerca de250 empresários, engenheiros, técnicos e gerentes compareceram ao XXIV Painel. bilizando o seu atendimento.
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