Page 35 - Telebrasil - Julho/Agosto 1992
P. 35

1* Feira dc M rtjcW b s de ‘Setviçm de Hifúrmdtka







                está,  porém,  desmobilizando  os  pou­                                                                             centivos,  e  não  do  protecionismo  de                                                                               e  supermercados -  e  não  mais  um  ni­


                cos grupos  locais de engenharia  e os                                                                              reservas.  Nos Estados Unidos os  "gê­                                                                                 cho  de  mercado  preservado  para  de­

                empresários  correm  céleres  para  as-                                                                             nios  de  fundo  de  garagem”  que  de­                                                                               terminada  empresa.


               sociarem-se  a  grupos  de  fora.  Todo                                                                              ram origem às  editoras Microsoft, Lo­                                                                                         Mas  Brasil  e  Estados  Unidos  não


                governo, no entanto, exerce mecanis­                                                                                tus  e  Apple,  encontraram  capitalistas                                                                             são  comparáveis  em  termos  do  uso


                mos de proteção e de  incentivo à sua                                                                               aventurosos que lhes trouxeram dinhei­                                                                                da informática. Há empresas norte-ame­

                própria indústria, seja por mecanismos                                                                              ro  e organização.  Agora,  porém,  a fa­                                                                             ricanas  que  vendem  computadores  e


               de cotas, especificações rigorosas, ou                                                                               se  do  "gênio",  pelo  menos  na  indús­                                                                             programas através de encomendas por


               filtros particulares nos mecanismos de                                                                               tria de s o ftw a re ,  acabou,  e o sucesso                                                                          telefone, pagamento por cartão de cré­


                importação. O Brasil não poderia cons­                                                                              depende  da  boa  vontade  dessas  Edi­                                                                               dito e envio do  produto  pelo  reembol­


               tituir exceção.                                                                                                      toras que dominam o mercado.  O s o ft­                                                                               so postal. E aqui ? "Não existe cultura


                       Sérgio Basílio,  outro vice-presiden­                                                                        w are é agora produto de massa - a ser                                                                                do  uso  da  informática,  ao  passo  que

               te da Assespro Nacional, achou  que o                                                                                vendido  em  grandes  cadeias  de  lojas                                                                              nos  EUA  qualquer  criança  já  sabe  o


               fim da  reserva  não vai  diminuir o  pre­                                                                                                                                                                                                 que  é  uma  planilha  eletrónica",  argu­


               ço  do  h a rd w a re  local,  isto  porque  a                                                                                                                                                                                             mentou  o  analista  de  sistemas  Cesar


               estrutura tarifária e fiscal que pesa so­                                                                                                                                                                                                  Salim  para  quern  a  "reserva  de  mer­

               bre  nosssa  indústria  continuará  a  vi-                                                                                                                                                                                                 cado  de h a rd w a re  não  criou  mercado


               gir. Segundo Basílio, o produto impor­                                                                                                                                                                                                     mas o  inibiu ao tornar o  microcompu­


               tado continuará a custar cerca  de 2,5                                                                                                                                                                                                     tador  muito  caro".


               vezes mais caro  que seu valor FOB  e                                                                                                                                                                                                               Por  sua  vez,  o  presidente  da  As­


               o contrabando  nada  mais é  do  a  que                                                                                                                                                                                                    sespro  do  Rio  de  Janeiro,  llan  Gold­

               conseqüência  de  impostos  altos.  Já                                                                                                                                                                                                     man,  disse  que  grandes  conglomera­


               Nelson Goriní,  da  SPA -  uma  empresa                                                                                                                                                                                                    dos distribuidores norte-americanos de


                 pioneira no ambiente Windows - aler­                                                                                                                                                                                                     s o ftw a re   -  como  Merisel,  Ingram  MD,


               tou para o fim da reserva de distribui­                                                                                                                                                                                                    Egghead  e  MicroAge -  ainda  não  che­


               ção  de  produtos  de  s o ftw a re   para  a                                                                                                                                                                                              garam ao Brasil apenas  devido à atual

               empresa nacional.                                                                                                                                                                                                                          Lei de Software, que está para ser mu­


                       "Poderemos, hipoteticamente, ficar                                                                                                                                                                                                 dada  no  Congresso.  Ele  também  su­


               reduzidos a simples fra n c h iz in g de gran­                                                                                                                                                                                             geriu  ao  empresariado  local  abrir em­


               des  editoras  e  distribuidoras  estran­                                                                                                                                                                                                  presa  nos  Estados  Unidos  como  um


               geiras de produtos de s o ftw a re , tal co­                                                                                                                                                                                               meio  de  penetrar  no  mercado  norte-

               mo faz aqui,  na  indústria  da alimenta­                                                                                                                                                                                                  americano.  Fato pitoresco foi relatado


               ção, conhecida cadeia de fa s t fo o d  nor­                                                                                                                                                                                               por José Pereira, que vive em Brasília,


               te-americana". Gorini prosseguiu dizen­                                                                                                                                                                                                    ao  se  referir  ao  novo  tipo  de  concor­


               do que neste cenário  "o  produto bra­                                                                                                                                                                                                     rente  às  licitações  do  Estado  que  é


               sileiro de s o ftw a re , para ser comercia­                                                                                                                                                                                               aquele  que  "registra  firma,  ganha  a

               lizado,  mesmo  aqui,  teria  que  passar                                                                                                                                                                                                  concorrência e vai comprar equipamen­


               pelo crivo das grandes editoras e  dis­                                                                                                                                                                                                    tos mais baratos em Miami", numa per­


               tribuidoras  de  s o ftw a re   estrangeiras,                                                                                                                                                                                              feita demonstração de capitalismo meio


               que assim veriam fechado o último elo                                                                                                                                                                                                       selvagem.  A  reserva  de  mercado  de


              da cadeia de dominação do mercado,                                                                                                                                                                                                           informática ainda não acabou, mas ge­


              tal como já  aconteceu  na Venezuela.                                                                                                                                                                                                        ra,  sem  dúvida,  muita  especulação.


                     Ainda segundo Gorini, a  pequena e                                                                                                                                                                                                    Fica a interrogação: Indústria de infor­

              média empresas de s o ftw a re - que cons­                                                                            Uma  Feira  com  atendimento  profissional,                                                                            mática  brasileira,  afinal,  q uo  v a d is?


              tituem  a  maioria  -  necessitam  de  in­                                                                            foi a  opinião  da  maioria  dos participantes.                                                                                                                                                                     UCF)



























                                                    ENCONTRO TELEBRASIL















                Política da Implantação de Fibras ópticas












                                           29  d e  O utubro  (5a  Feira)





                                                    Auditório do  CPqD/Telebrás




                              Centro  Cultural  Padre  Landell de  Moura




                                                                  Campinas -  São  Paulo










                As inscrições incluem coquetel,  almoço e visita




                                                          ao Show Room do  CPqD.








                                                        Inform ações:

                                                        TELEBRASIL

                                                        Associação  Brasileira  de  Telecom unicações


                                                        Av.  Pasteur,  383  Urca  •  CEP  22290 240  •  Tel.:  (021) 295 4432

                                                        Tlx.:  (21) 23057  Fax:  (021)  -  542 4092  •  Rio  de  Janeiro  -  RJ.
   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40