Page 37 - Telebrasil - Julho/Agosto 1992
P. 37

Anritsu/Wiltron:











                                 Tecnologia  avançada  em  multimedição


















                        instalação da Anritsu brasileira co­
             Â

                        meçou  em  1977,  cujo  nome,  até



                        então, era praticamente desconhe­


                        cido  no  País.  Paulo  Alves  Lou-


              renço  Ramos,  diretor  conselheiro  da


             empresa, lembrou que “ quando a Em-


              bratel começou  a  instalar os  sistemas


             de microondas no Brasil, em  1967/69,



              para o chamado tronco Sul (São Pau-


             lo-Curiiiba-Porto Alegre),  foi selecio­


             nada a Nec (Japão) como  fornecedo­



             ra dos  equipamentos  e  principal  exe­


             cutora dos serviços.  Juntamente com


             os  equipamentos  de  microondas  fo­


             ram  fornecidos  os  instrumentos  ele­


             trônicos  de  medição  da  Anritsu  que                                                                                 A  Anritsu estâ equipada paru a manutenção dc


             iriam  permitir a  manutenção  da  qua­                                                                                 seus  instrumentais,  cujo laboratório  está  loca­



             lidade das transmissões de telefonia e                                                                                  lizado  no  Rio de Janeiro.


             televisão através  desse sistema  de  rá­


             dio”.                                                                                                                  rada  uma  das  principais  fabricantes                                                                                   lhões no mesmo período. Existem sub­



                    O  executivo  continuou  explicando                                                                             mundiais  da  categoria  de  instrumen­                                                                                   sidiárias implantadas no  Brasil,  Esta­


             que “a esse primeiro fornecimento se­                                                                                  tal  e componentes,  aumentando cada                                                                                      dos Unidos (2), Inglaterra, Alemanha,


             guiram-se  outros  e  a  marca  Anritsu                                                                                ve/ mais as frequências alcançadas por                                                                                     Itália e França. Além das subsidiárias


             foi se tornando não só conhecida, mas                                                                                  seus  produtos,  tendo  sido  a  primeira                                                                                 há  uma rede de vendas através  de re­


            também apreciada pelos técnicos bra                                                                                     a  chegar  ao  instrumental  e  compo­                                                                                    presentantes em 44  países.



            sileiros” .  O  mercado  da  companhia                                                                                  nentes  para  frequências extremamen­                                                                                             Segundo  Lourenço  Ramos,  a  An­


            japonesa  foi  crescendo  até  o  ponto                                                                                 te  altas  (EHF -  30 a  300 GUz).                                                                                        ritsu  procura  equilibrar  suas  vendas


            em  que  a  Anritsu  do  Japão  decidiu,                                                                                                                                                                                                          entre  o  mercado  privado  e  o  estatal,


            em  1977,  instalar  no  Brasil  uma  sub                                                                                                              Anritsu e sua história                                                                     fornecendo equipamentos para empre­



            sidiária, com a criação da Anritsu I  Ic                                                                                                                                                                                                          sas  tais  como:  Alcatel,  Pirclli,  Furu-


            trônica  e  Comércio  Lida.,  que  tem                                                                                          Quanto a Anritsu Corporation, com                                                                                 kawa,  instaladoras  dc  redes,  Petro-


            uma taxa média anual de crescimento                                                                                     sede em  l óquio, ela existe desde  1931,                                                                                 brás, Vale do Rio  Doce,  Nec,  Embra-


            de  vendas  de  20  a  25%.  A  sede  da                                                                                mas  suas  raízes  são  ainda  mais  anti­                                                                                tel,  Telesp,  Telerj  e demais empresas



            Anritsu é no  Rio de Janeiro,  com  es­                                                                                gas,  pois  nasceu  como  resultado  da                                                                                    do Sistema Telebrás.


            critório em São Paulo, cobrindo todo                                                                                    fusão de duas outras empresas que já                                                                                              Os produtos da Anritsu estão divi­


           o território nacional com  redes de re­                                                                                 existiam desde a última década do sé­                                                                                      didos em  12 categorias, entre as quais:



           vendedores.  Os  produtos  importados                                                                                   culo  passado.  “ São,  portanto,  quase                                                                                   instrumentos  para  medições  ópticas,


           da  Anritsu  tem  atualmente  alíquota                                                                                  cem  anos de história“ ,  enfatizou Ta-                                                                                    PCM,  transmissões  digitais  e  analó­


           zero, de acordo com determinação do                                                                                      kashi  Kishiama,  diretor  da  Anritsu/                                                                                   gicas;  transmissão  de  dados;  telefo­



           Banco Central,  para certos  produtos.                                                                                  Wiltron em São Paulo.  No Brasil, até                                                                                      nia celular; analisadores de espectro e


                  Reccntementca razão social foi mu­                                                                               o momento, são comercializados ape­                                                                                        de  rede;  SDH/SDN;  rádio/microon-


           dada  para  Anritsu  Wiltron  Eletrôni­                                                                                 nas  produtos  da  Divisão  de  Instru­                                                                                    das;  freqüencímetros  e  geradores  de



           ca Ltda.  Tal  mudança  ocorreu  tam­                                                                                   mentos  de  Medição,  mas  há  outros                                                                                      sinal.  Os  produtos  da  Wiltron,  todos


           bém  em  muitas  outras  unidades  de                                                                                   produtos  originários  da  Divisão  de                                                                                     para microondas, são classificados nas


           vendas da Anritsu existentes no  mun­                                                                                   Comunicações  Telefônicas.  Entre es­                                                                                      seguintes  categorias:  gerador  de  mi­


           do.  Ela visa agrupar,  numa  única  or­                                                                                tes,  o executivo destacou  os telefones                                                                                   croondas; sweeper de microondas; ana­



           ganização,  equipes  de  vendas da  An­                                                                                 públicos  com  cartão  magnético  ado­                                                                                     lisadores  de  redes  vetorial  e  escalar;


           ritsu e da Wiltron, estimulando a coo­                                                                                  tado  no Japão e outros países; da  Di­                                                                                    componentes  de  precisão  para  medi­


           peração mútua na venda de produtos                                                                                      visão  de  Rádio  (“ destacamos  os  ter­                                                                                  ção em  microondas;  sistemas  de  tele-



           dc  ambas  as  marcas.  A  companhia                                                                                    minais  Inmarsat  e  Radares  Maríti­                                                                                      supervisão de  rede de dados.


           Wiltron,  com  fábricas  na  Califórnia                                                                                 mos’’);  da  Divisão  de  Equipamentos                                                                                              Por  outro  lado,  o  percentual  que


           (EUA) e na Inglaterra,  foi  incorpora­                                                                                 dc Processamento de Dados (periféri­                                                                                       as  indústrias  investem  cm  aparelhos


           da ao grupo  Anritsu  em  fevereiro  de                                                                                 cos  vendidos  diretamente  aos  fabri­                                                                                    dc  medição  pode  chegar  até  4%  do


           1990.                                                                                                                   cantes  de  computadores);  c  da  Divi­                                                                                   investimento  total,  indicando,  assim,



                  A  Wiltron  foi  fundada  em  1960                                                                               são  de  Automação  Industrial,  “que                                                                                      o grau de sofistifieação da fabricação


           em  Paio  Alto,  Califórnia,  e,  com  o                                                                                produz uma variedade de equipamen­                                                                                         de produtos considerados de alta qua­


           tempo, tornou-se uma companhia mul­                                                                                     tos  da qual destacamos o de diagnós­                                                                                      lidade.  Ainda  mais,  com  o  advento



           tinacional  com  fabricação  e  vendas                                                                                  tico  para  máquinas  rotativas“ .                                                                                         dos  microprocessadores,  a  automati­


           em  escala  mundial  dc  instrumental  e                                                                                        O  número  de  empregados  da  An­                                                                                 zação dos  processos  de  medição,  que


           componentes  de  alta  qualidade  para                                                                                  ritsu, no mundo, era de cerca de 3.000                                                                                     antes  levava  horas,  atualmente  pode


           microondas. Investindo sempre em de­                                                                                    no  final  de  1991  c  as  vendas  totaliza­                                                                              ser  feita com  bastante rapidez.


           senvolvimento,  a  Wiltron  é  conside                                                                                  ram  um  pouco  mais  de  US$  700  mi­                                                                                                                                                                      (JP/JCF)
   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42