Page 25 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1990
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tores não têm imunidade a essas perturba* mento de dados e outros O que falar então de cas elementares de metalizaçáo e isolaçáo
çõe.s face ao fraco projeto do circuito de entra um bisturi eletrônico ou um equipamento de dos circuitos críticos, como os de armamento
da, da seletividade e da alimentação. radiotermia, com distúrbios interferindo nas e aviação. Mas a extensão do uso de circuitos
Surgem aqui algumas questões: ultramodernas máquinas de diagnósticos clí eletrônicos, analógicos e digitais aos siste
Por que que então os auto-rádios originais nicos computadorizados. mas críticos das aeronaves modernas —
dos veículos vêm com a faixa de AM, se o mo No Brasil, o aspecto de interferências e como comando do motor, controle e comando
torista praticamente só escuta FM face ao compatibilidade eletromagnética, na área de de vòo, navegação, comunicação, geração elé
ambiente de alto ruído eletromagnético? Por computação, é ainda praticamente ignorada trica, gerenciamento de cabine e sistemas de
que as eletroautopeças de mesma marca, e só não se tornou ainda muito grave devido a armamento — tem ampliado o perigo de mau
quando fabricadas no exterior, têm dispositi baixa velocidade do clock da maioria dos funcionamento ou degradação de desempe
vos anti-ruído e quando fabricadas aqui, computadores de pequeno porte que estão no nho, devido à suscetibi i idade dos eq uipamen-
para o mercado interno não os têm, apesar de mercado. Com a entrada no mercado dos tos a interferências eletromagnéticas. Neste
ter o seu lugar reservado na carcaça do equi computadores com velocidade da ordem de 50 contexto, se tornou mandatório especificar
pamento? MHz, o problema da interferência vai se tor nos contratos os requisitos de proteção contra
Conceituado fabricante de eletrodomésti nar o fator que limitará a entrada em opera interferência eletromagnética.
cos de pequeno porte avalia de 10 a 20% o in ção desses equipamentos. Mesmo com este controle na aualificaçáo
cremento de seus custos para implementar Em âmbito mundial, a IB M , além da polí dos equipamentos, não é garantida, porém, a
seus projetos no que diz respeito a eliminação tica de aumentar o grau de imunidade de imunidade contra a interferência eletromag
da geração de interferência, quais sejam- re seus produtos a interferências eletromagné nética sem a realização de testes no veículo
dução do nível de saturação da densidade de ticas, quer reduzir o nível de radiação de seus final. A Embraer tem hoje uma bem equi
fluxo magnético dos núcleos de ferro dos mo terminais, da mesma forma que assim atuam pada estação de testes de compatibilidade
tores e transformadores (de 15.000 a 10.000 a D igital Equipment Corp. e a Data General eletromagnética, única no gênero na Améri
graus); blindagens metálicas ou metalizaçáo Corporation. ca Latina.
dos suportes ou caixas de plásticos; filtros LC No mercado internacional, já não se con Com o crescente reconhecimento da alta
de linha, ou supressores de transiente. segue vender equipamentos outros que não importância em se projetar sistemas compa
Como não existe nenhum dispositivo le sejam certificados, por laboratórios creden tíveis, eletromagneticamente, tem sido íor-
gal para fazé-lo, o fabricante se dispõe a fazê- ciados, de que cumprem as normas interna temente implementado o desenvolvimento
cionais com respeito à geração de ruídos e de novos instrumentos e métodos de testes.
compatibilidade eletromagnética. Este é fa As interferências podem ser controladas
tor essencial para a penetração nos ditos por inúmeros meios. 0 simples procedimento
mercados e se constituem numa barreira
caso não satisfeitas as exigências internacio
nais.
Aeronaves
No Brasil, um segmento,além de comuni
cações, que olha para esse problema com
muita seriedade é o de aeronáutica, em espe
cial a Embraer. Além do problema de se
gurança de vòo. os produtos da Embraer de
vem cumprir normas internacionais de ruído
e interferência para penetrar e competir nos
exigentes mercados europeus e norte-ameri
Rádio do automóvel sofro m into com intorfe- cano.
rências. Dá paru o u vir bom A M no trânsito A existência de transmissores de alta po
da c idade? tência de R í' tradiofreqüència) instalados em O C C IR já gastou m uito fosfato para e vita r
navios, estações de terra e aeroportos têm interferências entre microondas terrestres e
afetado o desempenho de aeronaves, na de via satélite.
lo, desde que a concorrência o faça também, colagem eem vòo de baixa altitude, causando
mas ninguém toma a iniciativa. acidentes. E cada vez maior o nível de inter
Se por um milagre, momentâneo, o ho ferências presentes no ambiente operacional de desligar os equipamentos ou dispositivos
mem passasse a ter percepção física para o das aeronaves, tanto em amplitude como em ofensores não é solução. De um modo geral, é
ambiente eletromagnético existente nos lo frequência dos sinais indesejados, provoca reconhecido que devemos projetar dispositi
cais onde vive ficaria estarrecido. Na resi dos quer por equipamentos comerciais, in vos elétricos e eletrônicos de todos os tipos
dência, perceberia uma descoordenada rui dustriais ou militares, quer pela elevação da para serem compatíveis entre si e isto só é
dosa e explosiva sinfonia oriunda da irradia potência dos transmissores da maioria das possível tendo por referência normas. Nor
ção do oscilador local dos receptores de rádio estações de rádio e radar, sistemas de moni mas não só que controlem as características
e de TV, do videocassete e dos gravadores toramento civis e militares. de EM C icompatibilidade eletrom agnética»
acrescida dos circuitos de deflexão magné Os efeitos das interferências geradas a mas que também controlem o desempenho
tica horizontal e vertical, fonte comutada e bordo de aeronaves são as mais significati dos equipamentos e sistemas.
circuito de despolarização de cinescópio dos vas. Os transmissores de HF. VHP e UHF. É de grande importância se avaliar os as
televisores e dos reatores e lâmpadas fluores com potências cada vez mais elevadas, agra pectos econômicos envolvidos no estabeleci
centes e dos motores e transformadores sa vam o problema e o efeito de fontes de ruídos mento das normas de EM C, no aumento dos
turados e do ionizador d água, do ferro elétri tais como atuadores, servo-hidráulicos, de- custos dos produtos e na expansão do mer
co automático, do liquidificador, da geladei geladores, motores, etc. são evidentes sobre cado de equipamentos, dispositivos e compo
ra, do ar-condicionado, do forno de microon os sistemas de comunicação e controle, além nentes gerados por esta norma. A nível de
das. do acendedor piezoelétrico do aquecedor, dos transientes ocorridos por indução, que normalização internacional, o CISPR— Co
do acendedor de ignição de fogão e da longa normalmente causam a degradação de ou m itê In te rn a cio n a l Special des Perturba-
fiação elétrica embutida nos eletrodutos tros sistemas, ditos suscetíveis. tions Radioélectriques, vem atuando com
plásticos dos interruptores, dos controles O problema de interferência eletromag vigor.
graduais de iluminação e outros. A lista, nética tornou-se na Aeronáutica algo abran O objetivo do CISPR é promover acordos
exaustiva, não terminaria jamais. gente e sério, crescendo consequentemente internacionais sobre aspectos de perturba
em importância a atividade da compatibili ções radioelétricas «radiointerferência» e fa
Com putadores dade eletromagnética, face à crescente ten cilitar desta forma, o comércio internacional.
dência de nas modernas aeronaves em se Os principais aspectos abordados são:
Nos locais de trabalho como escritórios, usar cada vez mais sensores, comandos e con — proteção da recepção radioelét rica, de fon
fábricas, laboratórios e hospitais há uma sin troles eletrônicos, ao invés dos hidráulicos. tes diversas de interferência; equipamentos
fonia semelhante, mas de consequência bem Assim, determinar os requisitos e os tes e métodos de medida de interferência; valo
mais sérias, face a introdução de distúrbios tes de compatibilidade eletromagnética, res limites de interferência; prescrições rela
capazes de gerar erros em máquinas infor para comprovar a adequação às normas exis tivas à imunidade de estações receptoras de
matizadas. tentes, assumiu caráter de atividade intrín radiodifusão sonora e visual com relação a
Que os leitores imaginem os distúrbios seca noa projetos de aeronaves atuais, parti- interferência e (em ligação com os comités
exercidos por máquinas de solda elétrica ou cularmente nos sistemas que afetam a se técnicos da IEC) a prescrição de métodos de
fornos de indução sobre sistemas de controle gurança de vòo. medida de tal imunidade; incidência de re
sensores dr processos automáticos de pro Há alguns anos, este problema estava gras de segurança sobre os métodos de su
dução, máquinas de controle numérico; esta confinado aos sistemas de rádio e radar e re pressão de interferência de aparelhos elé
ções de CAD CAM. si-lemas de processa- cebía pouca atenção, resumindo-.se em técni tricos. v
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