Page 29 - Telebrasil - Março/Abril 1989
P. 29
operam seus próprios equipamentos de
transmissão. As principais aplicações
nos EUA são na educação universitária,
educação básica e treinam ento profis
sional em áreas de engenharia, empre
sarial, jurídica. médica, saúde publica e
financeira.
Os projetos mais significativos são os
seguintes: Educação Básica — Learn
Alaska N etw ork (Rede de Ensino do
Alaska), que oferece treinam ento de
professores e ensino de inform ática,
além do primeiro e segundo graus, co
brindo todo o estado; TI-IN (Texas Ins
tructional Network — Rede de Instru
ção do Texas) que fornece programas
desde o jardim de infância até o segundo
grau; nível universitário e profissio
nalizante — California State Univer
sity, cursos académicos de graduação e Lm assistente orienta um grupo de alunos que recebem cursos através da TI-IN Network
pós-graduação; National Technological
University, engloba 24 Universidades
em diversos pontos dos EUA, que forne Por sua vez, no Japão, a televisão qualidade e aprimorar os recursos dos
ce cursos de mestrado em engenharia educativa tem uma longa e memorável professores, bem como dar suporte às
elétrica, computação, produção indus história, mas sua base teve início nas atividades de pesquisas adm inistra
trial, ciência ae computadores, gerencia transm issões terrestres. Em 1959, a tivas.
e administração. Os usuários são profis NHK (estatal) implantou uma rede in O sistema tem sido capaz de dobrar
sionais que trabalham para corporações dependente para transm issão de TV anualm ente o numero de certificados
como a IBM, Xerox, Digital, entre ou educativa. Em 1985, a rede estava fornecidos a professores, médicos e pro
tras que subscrevem estes serviços para transmitindo 18 horas por dia, cobrindo fissionais da região. Como a rede da
seus profissionais; Satellite Hospital praticamente todos os cursos e níveis es USP, os projetos da Indonésia e do Cari
Network, transm ite programas a nível colares, incluindo ensino para adultos be foram desenvolvidos e financiados
de extensão para profissionais na área no horário noturno. em parte pela l hiited States Agency for
de saúde e para uma rede de mais de mil A nova Universidade do Ardo Japão, In terna t iona / Developmen t.
hospitais afiliados, dentro dos EUA, dedicada a facilitar o treinamento de ex-
que possuem estações de recepção via tensáo universitária a todas as camadas Conclusões
satélite (tipo TVRO). da população, será uma das primeiras
Além desses exemplos operacionais, instituições japonesas a capitalizar de Várias conclusões importantes sur
o senado norte-americano, no início de fato o potencial de comunicação via sa gem desta gama de experiências em ou
87, através de uma proposta do senador télite na área educativa. tros países e que o Brasil deverá consi
Robert Kennedy, do comité de educação derar quando for explorar aplicações de
e trabalho do senado, elaborou um pro Pacifico Sul educação, via satélite, de uma forma es
jeto denom inado "S ta r School Pro truturada. Uma delas é a necessidade
gram”, cujo objetivo é incentivar orga Uma mst ituiçáo que deve ter uma es de alocar recursos físicos e financeiros
nizações e instituições a desenvolver pecial menção, por sua persistência no para este processo.
projetos educacionais via satélite O uso da tecnologia satélite, c a Univer Deve ser considerada a capacidade
projeto foi aprovado em outubro de 87 e sity o f The South Pacific (USP). Em de comunicação bidirecional, cujo obje
desde abril deste ano entrou em opera 1972, ela iniciou o uso do satélite ATS-1 tivo é facilitar aos instrutores e alunos a
çao através do I )epartamento de Educa da Nasu para um programa de est udo de interagirem, através de canal de áudio
ção do governo americano, que abriu o extensão, fornecendo cursos via satélite ou telefônico, independentemente do lo
processo de inscrições a instituições e e outros programas de educação â dis cal em que estejam e tenham o retorno
organizações, cujo orçamento de 1988 tância para estudantes distribuídos imediato das informações, visando es
está em torno de 20 milhões de dólares. através de onze países, servidos pela clarecer qualquer questão on-line (dire
Universidade, numa área dispersa, no tamente) cuja regra é de importância vi
A ustrália e Ja p ã o Oceano Pacífico, de 11 milhões de Quilô tal no processo de ensino à distância.
metros quadrados. A USP estabeleceu O Brasil poderá absorver este vasto
A A ustrália é outro país que esta um sistema de teleconferência por canal potencial de experiências, para apri
beleceu sistemas de educaçao via satéli de áudio e, eventualmente, adiciona in m orar a qualidade e a distribuição
te. Com vasta área continental e rela formações de microcomputadores e si quantitativa na educação, com desen
tiva população dispersa tem sido um nais de vídeo de varredura lenta. volvimento de didáticas próprias para
candidato lógico para educação á dis Após um período operacional de 14 uma população até então não servida ou
tância. Estas características levaram á anos, o satélite ATS-1 foi desativado em insuficientemente assistida de profes
Austrália a desenvolver seu sistema do 1985, e a USP tem utilizado o satélite da sores.
méstico de comunicação denominado Intclsat através do Projeto Share. Este processo só será possível com a
Aussat, que se tornou operacional no fi sensibilização através de projetos ex
nal de 1985. Indonésia perim entais e/ou pilotos da classe de
O governo de Queensland estabele educadores e profissionais de treina
ceu uma rede de comunicação estadual A Indonésia foi o primeiro país em mento, como aconteceu em outros paí
via satélite para fornecer serviços na desenvolvimento a inaugurar seu ser ses, a fim de avaliar em cada caso a via
área de educação e saúde. Num recente viço domést ico de comunicações, via sa- bilidade técnico-económica do projeto. A
serviço, iniciado em 1987, a rede Golden télite, com o lançamento do Palapa A democratização dos recursos educacio
West, no oeste autraliano, implantou a em 1976. Atualm ente interliga treze nais no Brasil, através desta tecnologia,
prim eira estação com ercial de TV, universidades espalhadas através de que integradas dentro de uma política
oferecendo duas horas de programação suas ilhas. Como resposta ao seu proble de desenvolvimento e enriquecimento
educacional diariam ente dirigida aos ma de falta de professores de nível uni do conhecimento humano, viabilizará
aborígines e ainda um programa para versitário e inadequação de trein a projetos de alto valor estratégico para
crianças matriculadas em escolas pri mento, o projeto de educação á distância tirar o País desta fase de subdesenvolvi
márias da região. foi implantado para fornecer ensino com mento na educação. v
Telebrosil. Mor./Aty / 89 27