Page 28 - Telebrasil - Março/Abril 1989
P. 28

Educação via satélite:
















                                                               B r a s i l   a i n d a   n ã o   d e u   s i n a l   d e   p a r t i d a















                                                                                                                                                                                                                                                                  Jenner de Paiva  (*)










          Nenhum transponder dos satéli­                                                                                              60% da população, bem como foi amplia­                                                                                      naram,  historicamente,  um meio efi­



           tes domésticos I e II foi ainda                                                                                            da a programação educacional.                                                                                               ciente de integrar populações isoladas,
                                                                                                                                                                                                                                                                  trazendo serviços sociais aos mais lon­
                                                                                                                                              A China Continental também é ou­
          ocupado para transmissão exclu­                                                                                             tro país que tem avaliado o uso da tec­                                                                                     gínquos pontos do país.



          siva de eventos educacionais, ou                                                                                            nologia satélite para resolver seus pro­                                                                                            O Canadá foi o primeiro país a utili­



          sejam, ensino e treinamento pro­                                                                                            blemas na área de educação, principal­                                                                                      zar comercial mente satélite doméstico



          fissional à distância, mostrando,                                                                                           mente universitária, deixando  para                                                                                         de  comunicações  geoestacionário,
                                                                                                                                                                                                                                                                  quando o Anik A-l, na faixa de6/4GHz
          com isso, o atraso a que o Brasil                                                                                           uma segunda fase a educação básica.                                                                                         (alta  potência), com o satélite experi­

                                                                                                                                              A China começou a utilizar o satélite
          se submete no desenvolvimento                                                                                               na educação através do “Projeto Share”                                                                                      mental  Hermes, foi  lançado conjunta­



          desta atividade. O País já possui                                                                                           da íntelsat, em agosto de  1985, trans­                                                                                     mente com os EUA, em 1976. O Hermes



          condições  técnicas para  iniciar                                                                                           mitindo programas a nível nacional pa­                                                                                      foi  projetado para oferecer em órbita

                                                                                                                                                                                                                                                                 dois anos de capacidade disponível para
          programas semelhantes aos em                                                                                                ra cursos acadêmicos avançados, seis                                                                                       experimentos na área de educação, saú­



           uso no  exterior e com  isto  mi­                                                                                          horas por dia, para uma rede de 20 esta­                                                                                   de e outras aplicações em serviços comu­
                                                                                                                                      ções terrenas.

           norar a escassez de pessoal de ní­                                                                                                 Em outubro de 85, a rede do projeto                                                                                 nitários, usando  principalmente esta­


           vel educacional necessário a seu                                                                                           foi expandida para 53 localidades e sua                                                                                    ções de pequeno porte.



           de sen vol vi men to.                                                                                                      programação incluía diversos cursos. O                                                                                             Já o Anik-B lançou um programa de


                                                                                                                                      governo chinês, após o período experi­                                                                                     aplicações voltado para educadores e


                                                                                                                                      mental de seis meses, contratou com o                                                                                      possibilidades de testar vários progra­
                   Em geral, os planejadores de políti­                                                                               íntelsat dois trimsponclcrs para fins                                                                                      mas educativos operacionais. Os proje­


           cas na área de educação e treinamento                                                                                      educativos e outro para  fins culturais,                                                                                   tos pi lotos Hermes e Anik também aten­


           profissional visualizam as telecomuni­                                                                                     de informação e notícias. O uso do sa­                                                                                     deram as  necessidades das comunida­


           cações para atender um ou dois objeti­                                                                                     télite de comunicação na China para                                                                                       des de esquimós (Inuit), cuja programa­

           vos em  seus programas,  melhorar a                                                                                        educação é caracterizado,  particular­                                                                                    ção suportava as comunidades nativas


           qualidade do ensino ou expandir o aces­                                                                                    mente, no treinamento de professores.                                                                                     em seu  habitat.  Ela é transmitida em


           so educacional. Alguns países, contudo,                                                                                                                                                                                                              três 1 ínguas e se caracteriza por ativida­


           têm-se utilizado da tecnologia satélite                                                                                                                              Canadá                                                                          des para crianças e jovens, noticiário lo­


           para alcançar seus objetivos educacio­                                                                                                                                                                                                               cal, eventos comunitários e ensino das


           nais mais rapidamente.                                                                                                             O Canadá tem sido o país líder no de­                                                                             línguas nativas para as comunidades.


                   O Brasil tem agora a oportunidade                                                                                  senvolvimento da tecnologia satélite e o

           de utilizar esta tecnologia disponível                                                                                     tem  utilizado  intensamente  no setor                                                                                                                    Estados Unidos


           através do Sistema Brasileiro de Teleco­                                                                                   educacional.Com 80% de sua população


           municações Via Satélite (SBTS) com a                                                                                       concentrada na fronteira sul com os Es­                                                                                           Os Estados Unidos têm atualmente


           operacionalização, a partir de 1985, dos                                                                                   tados Unidos, o Canadá ao  norte tem                                                                                      mais de 60 organizações e intituições


          satélites domésticos  Brasilsat I e II,                                                                                     uma população dispersa e distante en­                                                                                     que utilizam sistemas de satélites do­

          dando nova dimensão a aplicações edu­                                                                                      tre  si.  As telecomunicações se  tor­                                                                                     mésticos para a educação. Muitas delas


          cacionais com o uso de satélites de co­


          municação. A experiência de outros paí­


          ses será de grande utilidade no exame


          potencial tecnológico para melhoria da


          qualidade e acesso a educação em nosso


          País.





                                            índia e China






                  A índia foi um dos primeiros países a


         capitalizar o potencial da tecnologia sa­


         télite como  meio de comunicação de


         massa e educação.

                 Inicialmente,  utilizou durante um


         ano o satélite experimental da  Nasa


         ATS-6, a partir de agosto de 1975. Este


         programa educacional experimental foi


         transmitido para mais de 2.400 recep­


        tores comunitários de TV em áreas ru­


        rais no interior do país.


                 Após esta experiência, a índia cons­


        truiu e lançou um satélite de comunica­


        ção experimental, em 1981, e inaugurou

        seu  sistema operacional  próprio, em


        1983, denominado Insat.  Este sistema


        tornou viável para a índia a expansão


        da rede de televisão rural que atingiu








                                                                                                                                     iVo Brasil, a tecnologia para educação via satélite já está disponível há mais de três anos, mas até agora

                                                                                                                                                                                                                                                                  para
       <*> Com base em pesquisa do eng  Bernardo Schneiderman                                                                       nenhuma instituição manifestou interesse em utilizá-la para o ensino à distância.
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33