Page 28 - Telebrasil - Março/Abril 1989
P. 28
Educação via satélite:
B r a s i l a i n d a n ã o d e u s i n a l d e p a r t i d a
Jenner de Paiva (*)
Nenhum transponder dos satéli 60% da população, bem como foi amplia naram, historicamente, um meio efi
tes domésticos I e II foi ainda da a programação educacional. ciente de integrar populações isoladas,
trazendo serviços sociais aos mais lon
A China Continental também é ou
ocupado para transmissão exclu tro país que tem avaliado o uso da tec gínquos pontos do país.
siva de eventos educacionais, ou nologia satélite para resolver seus pro O Canadá foi o primeiro país a utili
sejam, ensino e treinamento pro blemas na área de educação, principal zar comercial mente satélite doméstico
fissional à distância, mostrando, mente universitária, deixando para de comunicações geoestacionário,
quando o Anik A-l, na faixa de6/4GHz
com isso, o atraso a que o Brasil uma segunda fase a educação básica. (alta potência), com o satélite experi
A China começou a utilizar o satélite
se submete no desenvolvimento na educação através do “Projeto Share” mental Hermes, foi lançado conjunta
desta atividade. O País já possui da íntelsat, em agosto de 1985, trans mente com os EUA, em 1976. O Hermes
condições técnicas para iniciar mitindo programas a nível nacional pa foi projetado para oferecer em órbita
dois anos de capacidade disponível para
programas semelhantes aos em ra cursos acadêmicos avançados, seis experimentos na área de educação, saú
uso no exterior e com isto mi horas por dia, para uma rede de 20 esta de e outras aplicações em serviços comu
ções terrenas.
norar a escassez de pessoal de ní Em outubro de 85, a rede do projeto nitários, usando principalmente esta
vel educacional necessário a seu foi expandida para 53 localidades e sua ções de pequeno porte.
de sen vol vi men to. programação incluía diversos cursos. O Já o Anik-B lançou um programa de
governo chinês, após o período experi aplicações voltado para educadores e
mental de seis meses, contratou com o possibilidades de testar vários progra
Em geral, os planejadores de políti íntelsat dois trimsponclcrs para fins mas educativos operacionais. Os proje
cas na área de educação e treinamento educativos e outro para fins culturais, tos pi lotos Hermes e Anik também aten
profissional visualizam as telecomuni de informação e notícias. O uso do sa deram as necessidades das comunida
cações para atender um ou dois objeti télite de comunicação na China para des de esquimós (Inuit), cuja programa
vos em seus programas, melhorar a educação é caracterizado, particular ção suportava as comunidades nativas
qualidade do ensino ou expandir o aces mente, no treinamento de professores. em seu habitat. Ela é transmitida em
so educacional. Alguns países, contudo, três 1 ínguas e se caracteriza por ativida
têm-se utilizado da tecnologia satélite Canadá des para crianças e jovens, noticiário lo
para alcançar seus objetivos educacio cal, eventos comunitários e ensino das
nais mais rapidamente. O Canadá tem sido o país líder no de línguas nativas para as comunidades.
O Brasil tem agora a oportunidade senvolvimento da tecnologia satélite e o
de utilizar esta tecnologia disponível tem utilizado intensamente no setor Estados Unidos
através do Sistema Brasileiro de Teleco educacional.Com 80% de sua população
municações Via Satélite (SBTS) com a concentrada na fronteira sul com os Es Os Estados Unidos têm atualmente
operacionalização, a partir de 1985, dos tados Unidos, o Canadá ao norte tem mais de 60 organizações e intituições
satélites domésticos Brasilsat I e II, uma população dispersa e distante en que utilizam sistemas de satélites do
dando nova dimensão a aplicações edu tre si. As telecomunicações se tor mésticos para a educação. Muitas delas
cacionais com o uso de satélites de co
municação. A experiência de outros paí
ses será de grande utilidade no exame
potencial tecnológico para melhoria da
qualidade e acesso a educação em nosso
País.
índia e China
A índia foi um dos primeiros países a
capitalizar o potencial da tecnologia sa
télite como meio de comunicação de
massa e educação.
Inicialmente, utilizou durante um
ano o satélite experimental da Nasa
ATS-6, a partir de agosto de 1975. Este
programa educacional experimental foi
transmitido para mais de 2.400 recep
tores comunitários de TV em áreas ru
rais no interior do país.
Após esta experiência, a índia cons
truiu e lançou um satélite de comunica
ção experimental, em 1981, e inaugurou
seu sistema operacional próprio, em
1983, denominado Insat. Este sistema
tornou viável para a índia a expansão
da rede de televisão rural que atingiu
iVo Brasil, a tecnologia para educação via satélite já está disponível há mais de três anos, mas até agora
para
<*> Com base em pesquisa do eng Bernardo Schneiderman nenhuma instituição manifestou interesse em utilizá-la para o ensino à distância.