Page 43 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1989
P. 43
a aquisição de três sistemas de triagem ser citado o elemento Usuário. Em fun seios envolvidos são complementares.
automática instalados em Brasília, São ção do descrédito vivenciado pelo ser As ações de treinamento, notadamente
Paulo e Rio de Janeiro. Em 1989, o Pla viço postal brasileiro no passado, identi- no que concerne ao pessoal de contato
no de Mecanização deverá ser reavalia ficou-se, quando de sua reformulação, os com os usuários, serão baseadas em téc
do, integrando novas localidades ao sis anseios dos usuários em relação à nova nicas derivadas da teoria dos papéis (“O
tema. No que se refere a novos serviços, empresa que estava para ser criada: se em pregado cujo comportamento está
especialmente aqueles dirigidos a esta gurança, rapidez e regularidade. Atual condicionado ao do usuário é mais efi
belecimentos comerciais, industriais, mente, passados 20 anos da criação da ciente do que aquele que não ajusta a
instituições financeiras, governam en ECT, acrescentou-se àqueles anseios a sua conduta para corresponder ãs neces
tais, etc., aliando-se às telecom unica comodidade, traduzida em term os de sidades específicas do cliente”).
ções, o Correio poderá oferecer um a maiores facilidades de acesso aos servi A efetiva abordagem destes compo
série de facilidades aos usuários, atra ços. Tal constatação deverá balizar a nentes, como suporte de uma estrutura
vés da interligação das unidades dç ação da empresa no sentido de adequar de planejamento capaz de definir e orde
atendim ento por sistem as on-line. E seus serviços a essa tendência, bus nar suas prioridades, assegura à Em
evidente, ainda, a absorção de alguns cando incorporar tecnologias e procedi presa Brasileira de Correios e Telegrá-
serviços prestados pelo sistem a Ban m entos que sim plifiquem , cada vez fos (ECT) uma infinidade de possibilida
cário, principalm ente no que se refere mais, a vida dos usuários. des na sociedade da informação e um fu
ao pagamento de contas, bem como o es É postura da em presa, ainda, am turo bastante promissor.
treito apoio do Correio a essa atividade, pliar o conhecimento das exigências do
suplementando suas funções básicas, a usuário com relação a seus serviços. Em
exemplo da iniciativa pioneira da ECT e termos de qualidade, reconhecida como
da Caixa Económica Federal com o lan a m ais im portante tendência e enten Colaboração: Joel Marciano Rauber
(Presidente da ECT)
çamento da poupança postal. dida como sendo resultante da confluên > — ¦ - - ........... . . . . . . . . . . . ¦ ¦ —
cia das expectativas do usuário e das
Governo condições de prestação dos serviços, já
foram identificados, além da rapidez,
Dentre os elem entos que balizam a novos componentes com base nos quais
atuação dos Correios está o Governo No serão fixadas metas a serem atingidas:
contexto atual, a autonomia da empresa confiabilidade, credibilidade e apresen
está limitada também pela ação do Go tação da instituição; receptividade e
verno, o que é prefeitam ente natural competência por parte do empregado; e
face a necessidade de contenção do défi facilidades de acesso em termos de lo
cit público. Em vista dos seus efeitos cal izacão, h o rário de expediente e
restritos à expansão e modernização das tempo de espera.
atividades produtivas/estalais, decor Concluindo, deixamos para o final o
rente do controle tarifário imposto pela terna Empregado. Ele é o principal ele-
conjuntura, pode-se supor, uma vez con mentoMc uma organização cuja tarefa
trolada a inflação, que o Governo venha básica é a prestação de serviço. Os re
reduzir sua interferência, fixando me cursos humanos de verão ter incremen
tas que, enquanto cumpridas, possibili tados sua part icipação na gestão da em
tarão à empresa gerenciar seus próprios presa, através de um processo integrado
problemas. For sua vez, a ECT deverá de aprimoramento profissional o valori
ampliar seu papel de agente do Governo zação pessoal. Para isso, serão intensifi
Federal, exercendo em todas as locali cadas as ações de treinam ento e assis
dades, principal m ente as do interior, tência aos empregados como forma de Na presidência da ECT, desde agosto de 88,
tarefas prim ordiais ao processo de con aproximá-los, ainda mais, dos objetivos ao aeixar a chefia da DR/RJ, o economista
tato e integração Governo-Povo. da ECT, o que deverá se refletir em be Joel Rauber, um gaúcho de 40 anos, ingres
Por outro lado, não poderia deixar de nefício do próprio usuário, já que os an sou na empresa em 75, oriundo da Embratel.