Page 43 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1989
P. 43

a aquisição de três sistemas de triagem                                                                             ser citado o elemento  Usuário. Em fun­                                                                             seios envolvidos são  complementares.


                   automática instalados em Brasília, São                                                                              ção  do  descrédito  vivenciado pelo ser­                                                                           As ações de treinamento, notadamente

                   Paulo e Rio de Janeiro. Em  1989, o Pla­                                                                            viço postal brasileiro no passado, identi-                                                                          no que  concerne  ao pessoal  de contato


                   no de Mecanização deverá ser reavalia­                                                                              ficou-se, quando de sua reformulação, os                                                                            com os usuários, serão baseadas em téc­


                   do, integrando novas localidades ao sis­                                                                            anseios dos usuários em relação à nova                                                                              nicas derivadas da teoria dos papéis (“O


                   tema. No que se refere a novos serviços,                                                                            empresa que estava para ser criada: se­                                                                             em pregado  cujo  comportamento  está


                   especialmente aqueles dirigidos a esta­                                                                             gurança, rapidez e regularidade. Atual­                                                                             condicionado ao  do usuário é mais efi­

                   belecimentos  comerciais,  industriais,                                                                             mente,  passados  20 anos da  criação da                                                                            ciente do  que  aquele que não ajusta a


                   instituições  financeiras,  governam en­                                                                            ECT,  acrescentou-se  àqueles anseios a                                                                             sua conduta para corresponder ãs neces­


                   tais,  etc.,  aliando-se  às  telecom unica­                                                                        comodidade,  traduzida  em  term os  de                                                                             sidades específicas do cliente”).


                   ções,  o  Correio  poderá  oferecer  um a                                                                           maiores facilidades de acesso aos servi­                                                                                    A  efetiva  abordagem destes compo­


                   série de  facilidades aos usuários,  atra­                                                                          ços.  Tal  constatação  deverá balizar a                                                                            nentes, como suporte de uma estrutura

                   vés  da  interligação  das  unidades  dç                                                                            ação da empresa no sentido de adequar                                                                               de planejamento capaz de definir e orde­


                   atendim ento  por  sistem as on-line.  E                                                                            seus  serviços  a  essa  tendência,  bus­                                                                           nar suas  prioridades,  assegura  à  Em­


                   evidente,  ainda,  a  absorção  de  alguns                                                                          cando incorporar tecnologias e procedi­                                                                             presa Brasileira de Correios e Telegrá-


                   serviços  prestados  pelo  sistem a Ban­                                                                            m entos  que  sim plifiquem ,  cada  vez                                                                            fos (ECT) uma infinidade de possibilida­


                   cário,  principalm ente  no que  se  refere                                                                         mais, a vida dos usuários.                                                                                          des na sociedade da informação e um fu­

                   ao pagamento de contas, bem como o es­                                                                                      É  postura  da  em presa,  ainda,  am ­                                                                     turo bastante promissor.


                   treito apoio do Correio a essa atividade,                                                                           pliar o conhecimento das exigências do


                   suplementando suas funções básicas,  a                                                                              usuário com relação a seus serviços. Em


                   exemplo da iniciativa pioneira da ECT e                                                                             termos de qualidade, reconhecida como


                   da Caixa Económica Federal com o lan­                                                                               a  m ais  im portante tendência  e enten­                                                                                         Colaboração: Joel Marciano Rauber
                                                                                                                                                                                                                                                                                           (Presidente da ECT)
                   çamento da poupança postal.                                                                                         dida como sendo resultante da confluên­                                                                                             >           —    ¦    - -    ...........   . . . . . . . . . . .    ¦ ¦    —



                                                                                                                                       cia  das  expectativas do  usuário e  das

                                                          Governo                                                                      condições de  prestação dos serviços, já



                                                                                                                                       foram  identificados,  além  da  rapidez,

                          Dentre os elem entos que  balizam  a                                                                         novos componentes com  base nos quais


                  atuação dos Correios está o Governo  No                                                                              serão fixadas metas a serem  atingidas:

                  contexto atual, a autonomia da empresa                                                                               confiabilidade, credibilidade e apresen­


                  está  limitada também pela ação do Go­                                                                               tação  da  instituição;  receptividade  e


                  verno,  o  que  é  prefeitam ente  natural                                                                           competência por parte do empregado; e


                  face a necessidade de contenção do défi­                                                                             facilidades de acesso em  termos de  lo­


                  cit  público.  Em  vista  dos  seus efeitos                                                                          cal izacão,  h o rário   de  expediente  e


                  restritos à expansão e modernização das                                                                              tempo de espera.

                  atividades  produtivas/estalais,  decor­                                                                                     Concluindo,  deixamos para o final o



                  rente do controle tarifário imposto pela                                                                             terna  Empregado.  Ele é o principal ele-

                 conjuntura, pode-se supor, uma vez con­                                                                               mentoMc  uma  organização cuja  tarefa


                 trolada a inflação, que o Governo venha                                                                               básica  é a  prestação de serviço.  Os  re­


                 reduzir sua  interferência,  fixando  me­                                                                             cursos  humanos de verão ter  incremen­


                 tas que, enquanto cumpridas, possibili­                                                                               tados sua part icipação na gestão da em­


                 tarão à empresa gerenciar seus próprios                                                                               presa, através de um processo integrado


                 problemas.  For sua  vez,  a  ECT deverá                                                                              de aprimoramento profissional o valori­


                 ampliar seu papel de agente do Governo                                                                                zação pessoal. Para isso, serão intensifi­


                 Federal, exercendo em  todas as  locali­                                                                              cadas as ações de  treinam ento e  assis­


                 dades,  principal m ente  as  do  interior,                                                                           tência  aos empregados como  forma  de                                                                               Na presidência da ECT, desde agosto de 88,


                tarefas prim ordiais ao processo de con­                                                                               aproximá-los, ainda mais, dos objetivos                                                                              ao aeixar a chefia da  DR/RJ, o economista

                tato e integração Governo-Povo.                                                                                        da  ECT, o que deverá se refletir em be­                                                                             Joel Rauber,  um gaúcho de 40 anos, ingres­


                        Por outro lado, não poderia deixar de                                                                          nefício do próprio usuário, já que os an­                                                                            sou na empresa em 75, oriundo da Embratel.
   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48