Page 42 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1989
P. 42

A novn agência do Correio se valerá da eletrônica e dn automação pura facilitar a  vida do

                                                                           usuário. Em 89. serão modernizadas 50 agências. Objetivo: ninguém, em média, vai ficar na


                                                                           fila além de 2 a 5 minutos.











                    O  homem  está  vivendo  hoje a  pers­                                                                          sos  suficientes  para  m elhor  cum prir                                                                            Segundo esse sistem a, o franqueamento


            pectiva de um a transform ação básica da                                                                                seus objetivos, é que a ECT pode definir                                                                             dos objetos postais é efetuado através de


             sociedade industrial para a sociedade da                                                                               e reafirm ar sua relevante presença hoje                                                                             microcomputadores  interligados a ba­

             inform ação.  H á  exem plos de  m uitas                                                                               e no futuro distante.  Para  isso,  o  prog­                                                                         lanças eletrônicas, que, de acordo com o


             ações  desen v o lv id as  por  governos  e                                                                            nóstico da situação do Correio enquadra                                                                              peso e com  a tabela  tarifária  magneti­


             grandes corporações a indicarem que tal                                                                                os principais elementos que descrevem                                                                                zada, emite uma etiqueta adesiva e, ao


             movimento está se processando.                                                                                         seu ambiente.                                                                                                         mesmo tempo, registra contabilmente a

                     A  p a rtir  da  avaliação  prospectiva                                                                                O primeiro elemento a considerar é a                                                                          receita.


             desse am biente, o Correio encontra um                                                                                 Concorrência. De toda carga postal mo­                                                                                        Para o cliente, isso significa uma re­


             cam po  am plo,  onde  sua  participação                                                                               vim entada no País cerca  de  50%  deve                                                                               dução  de  10/15  m inutos de espera nas


             será crescente,  tanto sob  o ângulo das                                                                               ser avaliada no contexto da livre inicia­                                                                             filas para apenas 2/3 minutos, podendo


             d e m a n d a s  g e ra d o ra s  de  progresso,                                                                       tiva.  Nesse sentido, a ECT vem se pre­                                                                               ainda efetuar todas as operações com a

                uanto como  fator de apoio às ativida-                                                                              parando  para  a tu a r e  com petir como                                                                             mesma  balconista.  No  Brasil, esse sis­


                 es  sociais,  atrib u íd as  ao  Governo  e                                                                        força de mercado, assimilando as técni­                                                                               tem a está implantado em duas agências


             dirigidas às comunidades. Esta tendên­                                                                                 cas do m arketing de serviços, dirigidos                                                                              (Rio  e  São  Paulo),  devendo  ser esten­


             cia se torna ainda mais evidente quando                                                                                não só à melhoria da qualidade do ser­                                                                                dido, em  1989, a outras unidades. A se­


             se considera  sua  função  catalisadora,                                                                               viço prestado ao cliente, como também à                                                                               paração dos objetos também foi signifi­

             identificada na gam a de produtos e ser­                                                                               adequação de sua estrutura à realidade                                                                                cativam ente  racionalizada  através da


             viços oferecidos e que poderá vir a exe­                                                                               do mercado.                                                                                                           autom ação das  operações.  As cartas e


             cutar.                                                                                                                         Não  menos  im portante  é  o  item  da                                                                       pacotes  são  triad o s  mecanicamente,


                                                                                                                                     Tecnologia. O desenvolvimento tecnoló­                                                                               com a utilização de tecnologia de código

                                             Novos cenários                                                                         gico  do  setor de  com unicações  é  ele­                                                                            de barras, que serve não só a indicação


                                                                                                                                    mento bastante controverso, suscitando                                                                                do  destino,  como  tam bém   ao rastrea-


                      O domínio sobre os cenários que vem                                                                           desde a substituição do Correio por sis­                                                                              mento do objeto, permitindo, a qualquer


              se delineando para as atividades postal                                                                               temas modernos de telecomunicações, à                                                                                 tempo,  identificar  sua  localização, fa­


              e telegráfica  está  inexoravelm ente  li­                                                                            plena  inform atização  e  automação da                                                                               cilitando assim a apuração do paradeiro

              gado  ao  conhecim ento  do  passado  da                                                                               atividade postal.  A experiência  de ou­                                                                             e  da  responsabilidade  nos casos de ex­


              instituição e das relações entre a empre­                                                                             tra s  adm inistrações  postais,  notada-                                                                             travio, perda e espoliação.


              sa,  rep resen tad a  pelo  em pregado  e  o                                                                          mente da francesa, nos aproxima da se­                                                                                        A mecanização abrange ainda a pale-


              u su á rio ,  nos  dois  extrem os  do  fluxo                                                                          gunda possibilidade.  Na  França,  mais                                                                              tização, passando pelo empacotamento,


              operacional — a  postagem   e o recebi­                                                                                de duas mil agência do Correio já utili­                                                                             ensacamento ou arrumação em caixas e

              mento da correspondência. A partir des­                                                                               zam a informática e a meta é de equipar,                                                                              triagem destes receptáculos. O Brasil já


              sa visão e da existência de meios e recur-                                                                             nos próximos anos, 4.000 unidades/ano.                                                                               deu o primeiro passo nessa direção com







               40                                                                                                                                                                                                                                                                                                     Telebrasil, Jan./Fev./89
   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47