Page 42 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1989
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A novn agência do Correio se valerá da eletrônica e dn automação pura facilitar a vida do
usuário. Em 89. serão modernizadas 50 agências. Objetivo: ninguém, em média, vai ficar na
fila além de 2 a 5 minutos.
O homem está vivendo hoje a pers sos suficientes para m elhor cum prir Segundo esse sistem a, o franqueamento
pectiva de um a transform ação básica da seus objetivos, é que a ECT pode definir dos objetos postais é efetuado através de
sociedade industrial para a sociedade da e reafirm ar sua relevante presença hoje microcomputadores interligados a ba
inform ação. H á exem plos de m uitas e no futuro distante. Para isso, o prog lanças eletrônicas, que, de acordo com o
ações desen v o lv id as por governos e nóstico da situação do Correio enquadra peso e com a tabela tarifária magneti
grandes corporações a indicarem que tal os principais elementos que descrevem zada, emite uma etiqueta adesiva e, ao
movimento está se processando. seu ambiente. mesmo tempo, registra contabilmente a
A p a rtir da avaliação prospectiva O primeiro elemento a considerar é a receita.
desse am biente, o Correio encontra um Concorrência. De toda carga postal mo Para o cliente, isso significa uma re
cam po am plo, onde sua participação vim entada no País cerca de 50% deve dução de 10/15 m inutos de espera nas
será crescente, tanto sob o ângulo das ser avaliada no contexto da livre inicia filas para apenas 2/3 minutos, podendo
d e m a n d a s g e ra d o ra s de progresso, tiva. Nesse sentido, a ECT vem se pre ainda efetuar todas as operações com a
uanto como fator de apoio às ativida- parando para a tu a r e com petir como mesma balconista. No Brasil, esse sis
es sociais, atrib u íd as ao Governo e força de mercado, assimilando as técni tem a está implantado em duas agências
dirigidas às comunidades. Esta tendên cas do m arketing de serviços, dirigidos (Rio e São Paulo), devendo ser esten
cia se torna ainda mais evidente quando não só à melhoria da qualidade do ser dido, em 1989, a outras unidades. A se
se considera sua função catalisadora, viço prestado ao cliente, como também à paração dos objetos também foi signifi
identificada na gam a de produtos e ser adequação de sua estrutura à realidade cativam ente racionalizada através da
viços oferecidos e que poderá vir a exe do mercado. autom ação das operações. As cartas e
cutar. Não menos im portante é o item da pacotes são triad o s mecanicamente,
Tecnologia. O desenvolvimento tecnoló com a utilização de tecnologia de código
Novos cenários gico do setor de com unicações é ele de barras, que serve não só a indicação
mento bastante controverso, suscitando do destino, como tam bém ao rastrea-
O domínio sobre os cenários que vem desde a substituição do Correio por sis mento do objeto, permitindo, a qualquer
se delineando para as atividades postal temas modernos de telecomunicações, à tempo, identificar sua localização, fa
e telegráfica está inexoravelm ente li plena inform atização e automação da cilitando assim a apuração do paradeiro
gado ao conhecim ento do passado da atividade postal. A experiência de ou e da responsabilidade nos casos de ex
instituição e das relações entre a empre tra s adm inistrações postais, notada- travio, perda e espoliação.
sa, rep resen tad a pelo em pregado e o mente da francesa, nos aproxima da se A mecanização abrange ainda a pale-
u su á rio , nos dois extrem os do fluxo gunda possibilidade. Na França, mais tização, passando pelo empacotamento,
operacional — a postagem e o recebi de duas mil agência do Correio já utili ensacamento ou arrumação em caixas e
mento da correspondência. A partir des zam a informática e a meta é de equipar, triagem destes receptáculos. O Brasil já
sa visão e da existência de meios e recur- nos próximos anos, 4.000 unidades/ano. deu o primeiro passo nessa direção com
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