Page 34 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1988
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Piccolo










                                                                                  A   N E C c o m o   p r e s t a d o r a   d e   s e r v i ç o s













                   Direcionando  sua  palestra  para  a  área  do

           CPCT,  o diretor da  NEC,  Angelo  Piccolo  Neto,


           falou da grande importância dos serviços telefó­

           nicos na sociedade, fazendo com que a Telebrás

           desenvolva  um  sistema  de  atendimento  ao


           usuário e  propicie  uma  padronização com  efi­

           ciência, qualidade e segurança. “ Nestas condi­


           ções,  nós fabricantes e prestadores de serviços

           de  sistemas  telefónicos exercemos  um  papel


           fundamental na garantia da comunicação", en­

           fatizou.

                  —  0  telefone  é  considerado,  há  muito


           tempo,  um dos meios mais importantes de co­

           municação,  pois significa  a  rapidez,  a eficiên­                                                                Integrantes da mesa que encerraram os trabalhos do  l.° ENAEI,  tendo como anfitrião Antonio Carrei


           cia,  quando  utilizado adequadamente  para  o                                                                    ra, presidente da  Telebrasil. Entre os convidados,  Quandt de Oliveira,  presidente do CA da entidade.

           usuário. Quando o sistema telefônico apresenta


           defeito operacional,  a  insatisfação e o descon­

           tentamento é concentrado ou sobre a marca do                                                                         os  mesmos fins.  Devemos ter  um  sistema  de                                                                            muitas dificuldades nas interpretações das nor­

              roduto ou sobre o prestador de serviço — lem-                                                                     avaliação de resultados para corrigir distorções                                                                          mas regionalizadas.  Com  essa  solução,  melho­


             rou o palestrante.                                                                                                 de nosso dia-a-dia".                                                                                                      raria sensivelmente a  satisfação do usuário, di­

                  Angelo  Piccolo destacou  o  padrão  NEC  no                                                                           Em  seguida,  o orador discorreu  sobre a  ex­                                                                   minuiriam  os  nossos custos e facilitaria o con­


           setor de serviço sustentado dentro das orienta­                                                                       periência da  NEC durante os últimos 4 anos no                                                                           trole  operacional  dos  serviços",  acrescentou o

           ções do padrão Telebrás,  “porque entendemos                                                                         setor de serviços, a agilização nos consertos e na                                                                        executivo.


          que o sistema é perfeito, principalmente no que                                                                       administração dos serviços com a criação de um                                                                                    —   Hoje  o  usuário tem  que  ser trabalhado.

          tange à parte de  projetos,  instalações e manu­                                                                      setor de apoio técnico que  funciona  24  horas                                                                           Quem  contrata  um  equipam ento  telefônico

          tenções                  Ele acha  ainda  que  um  dos fatores                                                        por dia.                                                                                                                  terá,  evidentem ente,  de  absorver também  o


           preponderantes é a área de recursos humanos,                                                                                 —  Criamos também um manual de procedi­                                                                           contrato de  manutenção do serviço com  remu­

          onae a mão-de-obra especializada requer cons                                                                          mentos—  revelou Piccolo —  para prestação dos                                                                            neração adequada,  considerando-se ai  os se­


          tantes reciclagens e  treinamentos:  '  Só assim                                                                      serviços CPCT,  além dos conceitos colhidos da                                                                            guintes aspectos:  o custo da  estrutura  da em­

          pode-se manter a qualidade e o padrão de nos­                                                                         experiência da Telebrás e da  própria  NEC.                                                                               presa,  a  localização  do  usuário,  a  vida  útil do


          sos serviços” .                                                                                                               Para  concientizar o cliente  da  necessidade                                                                     produto, a garantia dos preços com os contratos


                  Mais adiante,  Angelo Piccolo Neto falou so­                                                                  de comprar o produto,  mas também comprar o                                                                               a  longo  prazo.  O  enfoque  principal  da  NEC se

          bre a  necessidade de  ter-se  um  controle auto­                                                                     serviço de manutenção, disse o palestrante que                                                                             prende ao objetivo de atender ao usuário que de­

          matizado de reclamações,  “para podermos, evi­                                                                        a venda do serviço tem  trazido bons resultados                                                                           verá  comprar  um  equipam ento  e,  possivel­


          dentemente, agilizar os processos de reparos.  E                                                                      para a empresa. “ Há necessidade de padroniza­                                                                             mente,  vai  precisar de  uma  prestação de servi­

          necessário também criar pontos de apoio regio­                                                                        ção de normas e interpretação das mesmas pelo                                                                              ços —  concluiu o orador.  (JP)


          nalizados dentro de um padrão de serviços com                                                                         Sistema Telebrás.  Em âmbito nacional existem








                                                                                                                                                      Encerramento










                                                                                     P r o m e s s a   d e   m e l h o r e s   c o n t r a t o s













                0  vice-presidente da  Telesp,  Mário de  Oli­                                                                          0  orador lembrou a seguir que "o Ministério                                                                               Mais  adiante  disse  o  vice-presidente da


         veira  Martinho,  representando o  presidente da                                                                       das Comunicações  e  o  Sistema  Telebrás  têm                                                                            Telesp  que  “ estamos  sensíveis aos  problemas

         empresa-pólo de São Paulo,  Antomo Ignácio de                                                                          procurado apoiar as empreiteiras de rede e,  ba­                                                                          das  empreiteiras de  rede.  Nós queremos cada


         Jesus, foi o convidado especial para encerrar os                                                                       sicamente,  como  fruto  desse  apoio,  surgiram                                                                          vez  mais  que  essas  empresas se  fortaleçam e

         trabalhos do 1 f ENAEI. Em sua palestra, ele dis­                                                                      entidades  como  a  Abecortel,  a  Abeprest  e  a                                                                          desenvolvam, acima de tudo, um raciocínio em­


         se que as empresas de rede externa,  à primeira                                                                        Aberimest".                                                                                                                presarial.  Não  adianta  querer  que,  a  qualquer


         vista, davam a impressão de que tudo era relati-                                                                                                                                                                                                  momento,  o Sistema Telebrás-seja responsável

        vamente simples,  mas toda a tecnologia, todo o                                                                                                                                                                                                    pelas  soluções  dos  problem as  económico


         ensinamento e,  basicamente,  a  ferramenta  de                                                                                                                                                                                                   financeiros dessas empresas".

        trabalho usada nas instalações é o ser humano.                                                                                                                                                                                                              —  A qualidade do serviço é fundamental —


         “0  homem  tem  de estar preparado e  instruído                                                                                                                                                                                                    acrescentou —  para que possamos ter argumen­

         para,  artesanalmente,  desenvolver o seu traba­                                                                                                                                                                                                   tos de  ir ao encontro dos desejos das empresas


         lho, seja em ambiente favorável, como nas cen­                                                                                                                                                                                                     que,  muitas vezes,  são  de  uma  reciprocidade

        trais telefônicas, ou desfavorável, como nas cai­                                                                                                                                                                                                   exemplar  em  termos  de  garantia  de  trabalho,


        xas subterrâneas. Além disso, tem que apresen­                                                                                                                                                                                                       bem  como a  reciprocidade  maior,  por parte da


        tar como resultado a qualidade do serviço."                                                                                                                                                                                                          Telebrás,  em  termos de  pagamento na hora de

                Mário  Martinho  lamentou  que  o ambiente                                                                                                                                                                                                   se  fazer  os contratos.  Enfim,  a  reciprocidade


        brasileiro de  telecomunicações esteja  ainda                                                                                                                                                                                                        vira  na  medida  em  que os senhores nos derem

        problemático,  razão  pela  qual  a  Telebrás não                                                                                                                                                                                                    argumentos para ceder  um  pouco mais.


        pode garantir uma quantidade de trabalho sufi­                                                                                                                                                                                                                Concluindo  sua  palestra,  Mário  Martinho


        ciente  para  que as empresas  de  rede externa                                                                                                                                                                                                      congratulou-se com a Telebrasil, através de seu

        possam fazer seus planejamentos com  antece­                                                                                                                                                                                                          presidente,  Antomo  Carreira,  e  os  presidentes


        dência e dar em contrapartida “a qualidade que                                                                                                                                                                                                        da Abecortel,  Aberimest e Abeprest. "Eu decla­

        todos  nós almejamos".  Reconheceu,  contudo,                                                                                                                                                                                                         ro  encerrado,  neste  momento,  o  l?   Encontro


        que "de fato não é fácil administrar uma empre­                                                                           Mário de  Oliveira  M artinho,  VP da  Telesp:  "A                                                                          Nacional de Empresas Instaladoras e Mantene­


        sa prestadora de serviços".                                                                                              qualidade do serviço é fundam ental".                                                                                        doras de  Equipamentos e  Redes Telefónicas
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