Page 34 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1988
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Piccolo
A N E C c o m o p r e s t a d o r a d e s e r v i ç o s
Direcionando sua palestra para a área do
CPCT, o diretor da NEC, Angelo Piccolo Neto,
falou da grande importância dos serviços telefó
nicos na sociedade, fazendo com que a Telebrás
desenvolva um sistema de atendimento ao
usuário e propicie uma padronização com efi
ciência, qualidade e segurança. “ Nestas condi
ções, nós fabricantes e prestadores de serviços
de sistemas telefónicos exercemos um papel
fundamental na garantia da comunicação", en
fatizou.
— 0 telefone é considerado, há muito
tempo, um dos meios mais importantes de co
municação, pois significa a rapidez, a eficiên Integrantes da mesa que encerraram os trabalhos do l.° ENAEI, tendo como anfitrião Antonio Carrei
cia, quando utilizado adequadamente para o ra, presidente da Telebrasil. Entre os convidados, Quandt de Oliveira, presidente do CA da entidade.
usuário. Quando o sistema telefônico apresenta
defeito operacional, a insatisfação e o descon
tentamento é concentrado ou sobre a marca do os mesmos fins. Devemos ter um sistema de muitas dificuldades nas interpretações das nor
roduto ou sobre o prestador de serviço — lem- avaliação de resultados para corrigir distorções mas regionalizadas. Com essa solução, melho
rou o palestrante. de nosso dia-a-dia". raria sensivelmente a satisfação do usuário, di
Angelo Piccolo destacou o padrão NEC no Em seguida, o orador discorreu sobre a ex minuiriam os nossos custos e facilitaria o con
setor de serviço sustentado dentro das orienta periência da NEC durante os últimos 4 anos no trole operacional dos serviços", acrescentou o
ções do padrão Telebrás, “porque entendemos setor de serviços, a agilização nos consertos e na executivo.
que o sistema é perfeito, principalmente no que administração dos serviços com a criação de um — Hoje o usuário tem que ser trabalhado.
tange à parte de projetos, instalações e manu setor de apoio técnico que funciona 24 horas Quem contrata um equipam ento telefônico
tenções Ele acha ainda que um dos fatores por dia. terá, evidentem ente, de absorver também o
preponderantes é a área de recursos humanos, — Criamos também um manual de procedi contrato de manutenção do serviço com remu
onae a mão-de-obra especializada requer cons mentos— revelou Piccolo — para prestação dos neração adequada, considerando-se ai os se
tantes reciclagens e treinamentos: ' Só assim serviços CPCT, além dos conceitos colhidos da guintes aspectos: o custo da estrutura da em
pode-se manter a qualidade e o padrão de nos experiência da Telebrás e da própria NEC. presa, a localização do usuário, a vida útil do
sos serviços” . Para concientizar o cliente da necessidade produto, a garantia dos preços com os contratos
Mais adiante, Angelo Piccolo Neto falou so de comprar o produto, mas também comprar o a longo prazo. O enfoque principal da NEC se
bre a necessidade de ter-se um controle auto serviço de manutenção, disse o palestrante que prende ao objetivo de atender ao usuário que de
matizado de reclamações, “para podermos, evi a venda do serviço tem trazido bons resultados verá comprar um equipam ento e, possivel
dentemente, agilizar os processos de reparos. E para a empresa. “ Há necessidade de padroniza mente, vai precisar de uma prestação de servi
necessário também criar pontos de apoio regio ção de normas e interpretação das mesmas pelo ços — concluiu o orador. (JP)
nalizados dentro de um padrão de serviços com Sistema Telebrás. Em âmbito nacional existem
Encerramento
P r o m e s s a d e m e l h o r e s c o n t r a t o s
0 vice-presidente da Telesp, Mário de Oli 0 orador lembrou a seguir que "o Ministério Mais adiante disse o vice-presidente da
veira Martinho, representando o presidente da das Comunicações e o Sistema Telebrás têm Telesp que “ estamos sensíveis aos problemas
empresa-pólo de São Paulo, Antomo Ignácio de procurado apoiar as empreiteiras de rede e, ba das empreiteiras de rede. Nós queremos cada
Jesus, foi o convidado especial para encerrar os sicamente, como fruto desse apoio, surgiram vez mais que essas empresas se fortaleçam e
trabalhos do 1 f ENAEI. Em sua palestra, ele dis entidades como a Abecortel, a Abeprest e a desenvolvam, acima de tudo, um raciocínio em
se que as empresas de rede externa, à primeira Aberimest". presarial. Não adianta querer que, a qualquer
vista, davam a impressão de que tudo era relati- momento, o Sistema Telebrás-seja responsável
vamente simples, mas toda a tecnologia, todo o pelas soluções dos problem as económico
ensinamento e, basicamente, a ferramenta de financeiros dessas empresas".
trabalho usada nas instalações é o ser humano. — A qualidade do serviço é fundamental —
“0 homem tem de estar preparado e instruído acrescentou — para que possamos ter argumen
para, artesanalmente, desenvolver o seu traba tos de ir ao encontro dos desejos das empresas
lho, seja em ambiente favorável, como nas cen que, muitas vezes, são de uma reciprocidade
trais telefônicas, ou desfavorável, como nas cai exemplar em termos de garantia de trabalho,
xas subterrâneas. Além disso, tem que apresen bem como a reciprocidade maior, por parte da
tar como resultado a qualidade do serviço." Telebrás, em termos de pagamento na hora de
Mário Martinho lamentou que o ambiente se fazer os contratos. Enfim, a reciprocidade
brasileiro de telecomunicações esteja ainda vira na medida em que os senhores nos derem
problemático, razão pela qual a Telebrás não argumentos para ceder um pouco mais.
pode garantir uma quantidade de trabalho sufi Concluindo sua palestra, Mário Martinho
ciente para que as empresas de rede externa congratulou-se com a Telebrasil, através de seu
possam fazer seus planejamentos com antece presidente, Antomo Carreira, e os presidentes
dência e dar em contrapartida “a qualidade que da Abecortel, Aberimest e Abeprest. "Eu decla
todos nós almejamos". Reconheceu, contudo, ro encerrado, neste momento, o l? Encontro
que "de fato não é fácil administrar uma empre Mário de Oliveira M artinho, VP da Telesp: "A Nacional de Empresas Instaladoras e Mantene
sa prestadora de serviços". qualidade do serviço é fundam ental". doras de Equipamentos e Redes Telefónicas