Page 13 - Telebrasil - Maio/Junho 1988
P. 13
declaração de Vancouver, de 1986, que "Graças ao progresso tecnológico
reconhece que cada país tem o direito de surge a rápida difusão de novos servi
escolher e definir a política de comuni ços. Grupos de usuários já podem inter- Declaração do
cações que melhor atender aos reclamos cambiar dados, textos e imagens fixas
de sua população. através da rede comutada, ainda que li Rio de Janeiro
Repetindo o que de certa maneira foi mitados pela baixa velocidade de trans
dito por outros palestrantes, Cadieux ferência de inform ação deste meio.
A Declaração aprovada ao final do
discorreu não só sobre a importância Como alternativa recorre cada vez o
Simpósio, procuru respondera très pontos
econômica das TCs, mas também dos be mercado a circuitos e redes privadas. básicos: como os planejadores podem fa
nefícios que ela deve oferecer a todos os Em contrapartida, as administrações zer melhor uso das novas tecnologias para
grupos sociais. Ao mostrar a organiza procuram criar redes especializadas o desenvolvimento social e econômico;
ção das telecomunicações em seu país, dentro de determinadas especificações qual o modelo a ser adotado para asse
disse que 60% dos telefones são opera técnicas de protocolos, velocidades e gurar a eficiência dos investimentos e
dos pela Bell Canadá complementada tarifas. atender aos usuários em potencial; como
canalizar recursos humanos e de capital
por outras empresas de capitais priva O importante, agora, é promover, para os países em desenvolvimento. Con
dos, ao passo que em três províncias, os m undialm ente, as condições neces sidera, ainda, que as TCs e a informação
capitais são do Estado. A Telesat é uma sárias para a rápida implementação de são parte integrantes da humanidade e de
joint-venture de investidores mistos e a novos serviços e não aguardar que che sua economia, chamando atenção que a
jurisdição sobre as TCs se reparte entre gue a Rede Digital de Serviços Integra rápida mudança de legislação necessária
o Governo Federal e o das províncias. dos - RDSI de faixa estreita ou larga, a seu desenvolvimento compreende as
Tal diversidade não impediu, no en algo muito dispendioso e que tende a be pectos técnico, econômico, político e so
cial. Ressalta a importância da adoção de
tanto, que 98% dos lares canadenses te neficiar os países ricos que já se distan padrões comuns e da necessidade de coo
nham pelo menos um telefone. Sobre as ciaram na modernização de suas redes.” peração internacional com os países em
tarifas disse ele: Para os países menos ricos, com desen volvimen to.
— O Canadá optou por uma política maiores dificuldades para a digitaliza t) Documento, a ser difundido pela
de equilíbrio entre o econômico e o so- ção de seus sistemas de TCs, restam UIT. declara, dentre outros pontos, serm-
dispensável ampliar a cooperação Norte-
Sul te vice-versaI no interesse comum de
diminuir o desequilíbrio das TCs disponí
veis mundialmenle. (jue atenção especial
seja dada para adequada transferência e
adaptaçaode tecnologias visando um har
monioso desenvolvimento econômico rin
cions I. Qui• cada pais adoti* polít icas equi
libradas para suas TC\s dentro do próprio
amtexto sócio-económico.
como soluções: investir para usuários
selecionados, esquecer as tarifas subsi
diadas, recorrer a capitais e a empre
sários privados para quem prioridade
deve ser dada a infra-estrutura local e
interurbana necessária aos serviços
para negócios.
— Em defesa do monopólio existe o
argumento de que recursos escassos de
vem ser concentrados para maior bene
fício do todo. Isto já foi verdadeiro até a
proliferação de novas tecnologias que
(Em cima, E -D ) Guizard: a favor do m o n o p ó lio A lm ir: "mudanças serão lentas”; (em baixo)
Rômulo: ”modelo misto". permitem, agora, adicionar, a baixo
custo, valor à infra-estrutura existente.
Este fato aumenta as pressões, por parte
ciai. Manteve o serviço básico universal de indivíduos empreendendores, para
a preços acessíveis em todo o território terminar com o regime de monopólio —
nacional. Criou uma infra-estrutura de argumentou o executivo, dizendo ainda
transporte da informação eficiente de que:
modo a minimizar custos. Criou um li "Os defensores absolutos do mono
vre mercado para fornecimento de equi pólio, subsidiando o social a partir do
pamentos e de serviços. Classificou as econômico, diminuem os recursos dispo
operadoras em tipo I (redes públicas na níveis para a implantação de novos ser
cional e internacional), côm número li viços, que, assim, levam demasiado
mitado de empresas competindo entre tempo para serem implantados. Por ou
si, mas com um mínimo de 80% do capi- tro lado, o abandono total do monopólio,
tál em mãos canadenses e operadoras irá desestimular investimentos em in
tipo II, operando em regim e de livre fra-estrutura básica, fazendo perigar
mercado para serviços de valor adicio todo o sistema. Onde, então, a verdade?
nado (acesso a base de dados, correio ele E Principe mesmo que responde ao dizer
trônico) — explicou Pardieux. que o monopólio, ainda que possa ser
parcialmente aberto ao capital privado,
Panorama deve ser mantido para prover ao serviço
básico e à infra-estrutura (transporte da
O ponto de vista da Itália foi trazido informação) e assim proteger o subsídio
por Michele Principe, chairman da So- cruzado necessário ao aspecto social.
cietá Finanziaria Telefónica — STET Quanto ao resto, deve haver liberdade
que traçou um vasto panorama das no total, a começar pelos terminais de todo
vas mudanças: o tipo e para os PABXs.” $