Page 34 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1987
P. 34

c o r r e i o s















                                                                                      M a l a   D i r e t a   é











                            Os Correios e a Abemd-Associação                                                                                                                                                                                                   de falta de recursos para escoar o trá­


                     Brasileira de M arketing Direto reu-                                                                                                                                                                                                      fego”, completa, "mas se for pelas medi­


                     niram-se para apresentar a seus asso­                                                                                                                                                                                                     das que estão sendo tomadas, este final


                     ciados e clientes a pesquisa sobre "O                                                                                                                                                                                                     de ano vai se vender bem”.


                     Comportamento do Consumidor Bra­                                                                                                                                                                                                                Considerou relevante colocar, que os


                     sileiro Frente à Propaganda por Mala                                                                                                                                                                                                     Correios funcionam como qualquer tipo


                     Direta e a Venda pelo Correio”, reali­                                                                                                                                                                                                  de tráfego, "se algum fator atípico vem


                     zada pela Abemd, e que contou com a                                                                                                                                                                                                     se acrescentar ao fluxo de funciona­


                     presença de aproximadamente 250 em­                                                                                                                                                                                                     mento que a empresa está apta a arcar,


                     presas do ramo.                                                                                                                                                                                                                         congestiona tudo. Foi o que se passou no


                             Segundo o presidente da Associação,                                                                                                                                                                                             período das últimas eleições, somadas


                     José Antonio Soler, também diretor da                                                                                                                                                                                                   aos meses do Plano Cruzado I (tarifas


                     Editora Abril, a importância desta pri­                                                                                                                                                                                                 baixas e congeladas), mais as festas de


                     meira grande pesquisa levantada por                                                                                                                                                                                                     final de ano de 86. Os políticos encontra­


                     todo Brasil, se deveu ao fato "de que os                                                                                                                                                                                                ram, na época, uma grahde mídia pro­


                     negócios fechados através da Mala Dire­                                                                                                                                                                                                 mocional baratinha: a mala direta polí­


                     ta estão em plena expansão e tornava-se                                                                                                                                                                                                 tica, como é chamada. Eles registravam


                     necessário delinear melhor este mer­                                                                                                                                                                                                    as correspondências como impressos,


                     cado consumidor, até então tratado com                                                                                                                                                                                                  ainda mais baratos que as cartas”.


                     muito empirismo, o que também impe­                                                                                                                                                                                                             Neste período do Plano Cruzado, as


                     dia uma atuação mais segura por parte                                                                                                                                                                                                   vendas por mala direta chegaram a um


                     dos profissionais da mala direta”. Aliás,                                                                                                                                                                                               pico de variação entre um mil vendas'


                     completa Soler, "esta segurança ime­                                                                                                                                                                                                    mês,  mas  atualm ente já se normali­


                     diata já é o próprio resultado da pes­                                                                                                                                                                                                 zaram para 600 mil  vendas/mês, se­


                     quisa”.                                                                                                             A pesquisa sobre o mercado da mala direta                                                                          gundo Laumar.  As medidas que estão


                             "Foi um trabalho realizado através                                                                          foi apresentada no prédio dos Correios, Rio.                                                                       em estudo em relação à mala direta polí­


                     dé contato direto com a nata do nosso                                                                                                                                                                                                  tica, quando de outras eleições, são en­


                     público consumidor, em forma de dis­                                                                                                                                                                                                   quadrar o serviço na categoria de cartas


                     cussões em grupo, além da utilização da                                                                                     Relembrou que quanto maior a dis­                                                                          e contar com a contribuição de tarifas


                     própria mala direta.                                                                                                tância mais as vendas pela mala direta                                                                             reajustadas  a  preços reais, revelou


                             Outro fator que incentivou os profis­                                                                       fazem sentido, daí sua função social em                                                                             Laumar.


                     sionais à pesquisa, como explica o presi­                                                                           levar a pontos longínquos e quase ina­                                                                                     Com a entrada do novo ano, o presi­

                     dente da Abemd, era o argumento de                                                                                  cessíveis os mais diversos tipos de mer­                                                                           dente da ECT assegura que a preocupa­


                     que a mala direta invadia o domicílio                                                                               cadorias. "Norte/Nordeste são nossos                                                                               ção da empresa continuará girando em


                     das pessoas, ferindo suas personalida­                                                                              grandes focos consumidores deste ser­                                                                              torno de se conseguir sempre melhor


                     des. No entanto, ficou comprovado que a                                                                             viço e onde o atendimento por parte dos                                                                            adaptação em relação à demanda exis­


                     televisão, principalmente, é a que mais                                                                             Correios carecia de maior atenção. Para                                                                             tente. Foram compradas, inclusive, 400


                     captura o indivíduo em seu domínio, se­                                                                             suprir melhor estas regiões, principal­                                                                            "kombis” e muitas bicicletas com este


                    guida por outros meios de comunicação                                                                                mente  interior, tivemos que fazer al­                                                                             objetivo, que serão distribuídas pelas


                    como o out-door, rádio e revistas. O úl­                                                                             terações  no sistema  de encaminha­                                                                                regiões mais carentes. "Controle de


                    timo lugar coube afinal, à mala direta,                                                                              mento de mercadorias, ampliando as li­                                                                             qualidade nos Correios é rotina”, asse­


                    "com certeza, por ser tão simples de ser                                                                             nhas de transportes próprios e deixando                                                                            gura Laumar.


                    jogada no lixo”, afirmou um dos partici­                                                                             a interiorização via ônibus apenas para


                    pantes.                                                                                                              distâncias menores, a fim de não atra­


                            Uma das preocupações dos consumi­                                                                            sar os serviços”.


                    dores, demonstrada através da pesqui­                                                                                        Laumar complementa que, em Ma­


                    sa, foi a desconfiança com a qualidade                                                                               naus, por exemplo, onde alagam inclu­


                    do material comercializado. Na opinião                                                                               sive estradas na época de chuvas, foram


                    de Soler, "apesar da expansão, este tipo                                                                             criadas linhas aéreas para atendimento                                                                              •  O  p re sid e n te   da  Associação  Ibero-


                    de mercado ainda está em desenvolvi­                                                                                 dos Correios e agilizadas linhas de bar­                                                                            americana de Engenharia de Segurança  0


                    mento e, assim, haverá, através da con­                                                                             cos. Outra medida que veio de encontro                                                                              Trabalho-Aiest, Francisco M. da Silva, en



                   corrência, uma seleção natural no mer­                                                                               em melhor servir ao usuário destas re­                                                                               tregou a medalha do Mérito Internacional de


                   cado”.  Ele acha que as empresas de­                                                                                 giões Norte/Nordeste foi a criação dos                                                                               Engenharia  de Segurança do Trabalho ao
                                                                                                                                                                                                                                                             presidente da ECT, Laumar Melo Vascon­
                   veriam  utilizar-se mais desta ferra­                                                                                centros operacionais, de atuação in­                                                                                 celos, conferida a personalidades que se  e-


                   menta de marketing, "pois alcança to­                                                                                terna dos Correios, que possui a função                                                                              tacam em ações prevencionistas na área


                   dos os pontos do País”.                                                                                              de separar e encaminhar as merca­                                                                                    segurança do trabalho.


                                                                                                                                        dorias a seus setores apropriados de dis­


                                                           Correios                                                                     tribuição ao público, impedindo acú­                                                                                                                                                                                ala


                                                                                                                                        mulos normais quando o fluxo de merca­


                           Por parte dos Correios, o veículo da                                                                         dorias e correspondências crescem.


                  mala direta, segundo o presidente Lau-                                                                                        Por falar em fluxo, Laumar assegura


                  mar Vasconcelos, há um empenho mui­                                                                                   que devido às festas de final de ano, os


                  to grande na integração com o usuário,                                                                                Correios estão sendo preparados para


                  considerando-se fundamental maior co­                                                                                 oferecerem o máximo em agilidade na


                  nhecimento sobre o pensamento deste                                                                                   área de vendas por mala direta, "mesmo



                  público.                                                                                                              muitas vezes passando por problemas






                  32                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Telebrasil. Nov,De:
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39